segunda-feira, 31 de março de 2014

Como funciona a TV a plasma?

640px-Plasma_Flat_Panel_Mounted_on_a_wall
A grande inovação desse tipo de aparelho está na forma como são ativados os pixels, os pequenos pontos luminosos que formam a imagem na tela. Na televisão tradicional, isso é feito por um feixe de elétrons, que é emitido dentro de um grande tubo - por isso o aparelho tem muita profundidade. Já no novo modelo, os pixels são minúsculas lâmpadas fluorescentes que contêm em seu interior plasma, um gás carregado eletricamente que dá nome ao aparelho. Como as microlâmpadas têm espessura equivalente à de um fio de cabelo, o aparelho tem uma estrutura extremamente compacta, parecendo um quadro para pendurar na parede. Além de reduzir a profundidade da TV para poucos centímetros, a nova tecnologia ainda aumentou a resolução da imagem em quase sete vezes. Outras vantagens são a tela plana, que evita distorções, e as imagens com mais cores e brilho, além de menos problemas de reflexo. Entretanto, o princípio usado para formar as imagens é basicamente o mesmo nas duas televisões.
Os pixels, distribuídos em linhas horizontais, da esquerda para direita, e de cima para baixo, não são ativados todos de uma só vez. Assim, cada quadro da tela leva pouco mais de um milésimo de segundo para ser completado. E é exatamente essa seqüência de surgimento dos quadros que cria a ilusão de movimento.
Comparação desigualAparelho antigo usa feixe de elétrons, enquanto o novo tem microlâmpadas coloridas
TV COMUM
1. Uma peça chamada cátodo emite um feixe de elétrons rumo à tela. A luz criada pelo feixe aciona os pixels na tela, que têm três cores: vermelha, verde e azul. Dependendo da luz que cada cor recebe, forma-se um ponto na tela e a soma de todos eles compõe a imagem
2. Tudo isso ocorre no tubo da TV. Mas é preciso haver espaço interno para que o feixe de elétrons seja desviado por um campo magnético (controlado pelos sinais da emissora) e consiga varrer a tela toda. Quanto maior a tela, maior tem que ser o tubo
TV A PLASMA
1. O feixe de elétrons foi substituído por microlâmpadas, dispostas lado a lado, formando uma grade próxima à tela. Cada lâmpada é um pixel e tem uma cor própria (vermelha, verde ou azul). As lâmpadas são acionadas por eletrodos ligados a uma placa de vídeo, que recebe os sinais da emissora
2. Cada lâmpada possui em seu interior uma mistura de gases. Quando recebem o comando da placa de vídeo, os eletrodos de um pixel liberam elétrons que se chocam contra os átomos da mistura gasosa, transformando-a em plasma, ou seja, um gás com partículas carregadas eletricamente
3. Essas partículas são atraídas por outras partículas de carga oposta e começam a se chocar, liberando luz ultravioleta, invisível ao olho humano. A luz ultravioleta bate numa camada de fósforo da lâmpada e, aí sim, surge uma luminosidade visível. Ou seja, um dos milhares de pixels da TV foi acionado para ajudar a compor a imagem na tela

Williams confirma que Nasr pilota FW36 no primeiro treino livre para GP do Bahrein na próxima semana

A Williams confirmou, por meio do Twitter, que o reserva Felipe Nasr vai pilotar o FW36 na próxima sexta-feira no primeiro treino livre para o GP do Bahrein, o terceiro da temporada 2014 da F1

Durante a disputa do terceiro treino livre em Sepang neste sábado (29), a Williams confirmou por meio de sua conta no Twitter, que Felipe Nasr vai pilotar o FW36 na primeira sessão de treinos para o GP do Bahrein, o terceiro da temporada 2014 da F1.

Nasr, que foi anunciado como reserva da equipe de Grove durante a primeira bateria de testes da pré-temporada exatamente no país árabe, já teve o gostinho de guiar o carro inglês. O brasileiro participou do último dia de atividades em Sakhir, em que registrou o quarto melhor tempo.

A esquadra britânica, entretanto, não revelou qual dos dois titulares, Felipe Massa e Valtteri Bottas, o jovem piloto vai substituir na próxima sexta-feira na pista em meio ao deserto.

Além do trabalho com a Williams, Nasr também vai disputar a GP2 neste ano com a Carlin.  A temporada da categoria de acesso também começa na próxima semana na pista barenita.

Acompanhe toda a cobertura do fim de semana do GP da Malásia, segunda etapa do Mundial de F1 2014, no GRANDE PRÊMIO.

Local do acidente na Arena Corinthians é interditado

Local do acidente no Itaquerão é interditado
As obras de instalação das arquibancadas provisórias da Arena Corinthians foram interditadas nesta segunda-feira pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). O local é o mesmo onde um operário morreu no último fim de semana.
Na manhã de sábado, o operário Fábio Hamilton da Cruz não resistiu à queda de oito metros de altura nas obras do estádio e morreu poucos minutos antes de entrar em uma neurocirurgia a que seria submetido. As investigações do acidente ainda não foram concluídas pela Polícia Civil de São Paulo.
A justificativa para a interdição é que a montagem das arquibancadas provisórias não está de acordo com as normas de Segurança do Trabalho, de acordo com os fiscais, que exigem a instalação de telas de proteção para evitar outros acidentes.
A responsável por montar essas arquibancadas é a Fast Engenharia (o operário morto era terceirizado da WSD Construções), que confirmou a notificação e disse que vai fazer uma análise técnica nesta terça-feira. Enquanto isso, nenhum trabalhador terá autorização para continuar as obras na área específica.
Leia a nota da Fast Engenharia:
A Fast Engenharia vem a público informar que recebeu, no início da noite desta segunda-feira, 31, notificação da Delegacia Regional do Trabalho interditando setores norte e sul da Arena Corinthians, nos quais estão em construção as arquibancadas provisórias.
A diretoria da empresa realizará análise técnica das solicitações do DRT na manhã desta terça-feira, 1, e, em seguida, fará pronunciamento sobre o caso e suas consequências no cronograma da obra.

Nos últimos 12 meses, 54% dos consumidores foram vítimas de fraude, diz estudo


  • 31/03/2014 20h40
  • Brasília
Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil Edição: Nádia Franco
Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 54% dos consumidores brasileiros foram vítimas de fraude nos últimos 12 meses. O levantamento, feito de 11 a 13 de fevereiro, ouviu moradores de todas as capitais brasileiras.
As fraudes mais comuns foram propaganda enganosa, entrega de serviço diferente do contratado, dificuldades para acionar a garantia de um produto e o abastecimento do carro com combustível adulterado. Muitos consumidores, no entanto, não perceberam a fraude quando ocorreu. Do total de entrevistados, 28% confirmaram terem sido “vítimas de fato”. Outros, porém, confirmaram ter sido vítimas de golpe apenas mediante outras perguntas indicativas de situações de fraude.
O estudo não revelou um perfil típico das vítimas, como idade ou grau de escolaridade, mas mostrou que uma grande parcela de brasileiros se expõe a muitas situações de risco todos os dias. Foram feitas perguntas sobre o comportamento das pessoas em situações como dirigir acima do limite de velocidade ou mudar as senhas de e-mail ou cartões.
As respostas classificaram os entrevistados como suscetíveis a baixo, médio e alto risco. Dentre todos as pessoas questionadas, apenas 17% foram classificados como de baixo risco – expostas a até, no máximo, duas situações de risco – enquanto 43% foram considerados de alto risco – expostas a cinco ou mais circunstâncias perigosas.

O estudo mostrou, porém, que 57% dos entrevistados enquadrados na categoria “baixo risco” foram vítimas de fraudes nos últimos 12 meses, uma margem maior do que aqueles classificados como de “alto risco”. Desse grupo, 53% foram vítimas. Isso demonstrou uma mudança de comportamento das pessoas após terem sido enganadas. “Como vivenciar situações de fraude é ruim e traumático, é natural que o consumidor adote posturas diferentes diante de novos casos”, diz Borges.
“Isso indica que, no geral, o consumidor brasileiro tende a ter um comportamento não muito cuidadoso, o que, segundo o estudo, também aumenta a probabilidade de a pessoa ser vítima de uma fraude”, explica o gerente financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges. De acordo com a pesquisa, oito entre dez brasileiros estão sujeitos a alto ou médio risco de fraude.
O SPC tem uma série de orientações para que o consumidor não  caia em golpes aplicados na internet, na rua ou por empresas: é preciso saber de quem se compra determinado produto ou serviço e certificar-se da idoneidade da empresa. Serviços do SPC Brasil, como o Relatório Completo de Empresas e o Localiza Empresas disponíveis para compra na loja online, ajudam o consumidor a conhecer a reputação da empresa, por meio de um amplo relatório de informações cadastrais e creditícias, dependendo da escolha do produto.
Quando o produto oferecido tem preço muito inferior aos do mercado, é preciso pesquisar sobre a reputação da empresa. E deve-se exigir sempre nota fiscal. O SPC recomenda também a leitura atenta dos contratos e termos de garantia, antes de serem assinados. Em muitos casos, nem tudo o que está escrito em um contrato é legal, o que faz com que algumas cláusulas, na prática, sejam nulas. Em caso de dúvida, deve-se consulte serviços especializados.
No caso de abastecimento de veículos, a orientação é abastecer sempre no mesmo posto, que tenha uma bandeira confiável. Assim, o motorista poderá acompanhar o rendimento e o desempenho do veículo. Segundo o SPC, esse cuidado também facilita na hora de cobrar uma possível indenização, caso o posto tenha vendido gasolina adulterada.
Outro cuidado é com os bancos que não costumam se comunicam com os clientes por e-mail. O consumidor deve desconfiar quando receber extratos ou faturas do banco por e-mail, alerta o SPC. Também não é recomendável confirmar dados pessoais ou bancários por telefone. Caso tenha que atualizar algum cadastro, procure pessoalmente a empresa ou ligue diretamente no serviço de atendimento ao consumidor.  O consumidor deve evitar o acesso a seu e-mail ou aosite do banco do qual é cliente em computadores públicos e instalar um antivírus em seu celular e no computador pessoal, atualizando-o e fazendo a varredura com frequência.
Ao terminar a consulta a sites com senhas, inclusive de bancos, programas e redes sociais, o consumidor deve usar o botão "sair", ou equivalente, para evitar que seus dados pessoais fiquem armazenados no computador. No caso dos cartões de crédito, deve-se optar pelos que têm chip, que, além de dificultarem a clonagem, exigem a senha do correntista. Por fim, o SPC alerta que deve-se desconfiar de resgates de prêmios oferecidos presencialmente, por e-mail ou SMS em que seja necessário depositar algum valor para recebimento da quantia ou prêmio.

Encontrado corpo de uma vítima do acidente na barragem da Usina de Santo Antônio


  • 31/03/2014 21h21
  • 31/03/2014 19h07
  • Brasília
Helena Martins - Repórter da Agência Brasil Edição: Fábio Massalli
Mergulhadores do Corpo de Bombeiros do Amapá encontraram, no início da tarde de hoje (31), o corpo de uma vítima do rompimento na barragem da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, no município de Laranjal do Jarí (AP). Mais três pessoas que trabalhavam nas obras da usina no momento do acidente, no sábado (29), continuam desaparecidas.
O governo do Amapá informou que o corpo foi encontrado no Rio Jari, próximo da área inundada pelo rompimento da braçadeira da parte de uma barragem de desvio do rio. Ainda segundo o governo, a vítima está sendo identificada. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Miguel Rosário, disse à Agência Brasil que oito bombeiros procuram os demais desaparecidos. “As buscas foram paralisadas agora, na parte da noite, mas a partir das 6h serão retomadas. Como a área é uma bacia pequena, a expectativa é que os trabalhadores sejam encontrados”, disse.

Cardozo: Estado deve desculpas e reparação a atingidos pela ditadura militar


No dia em que o Brasil relembra os 50 anos do golpe militar que institui a ditadura no país, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, lembrou que a Constituição exige que o Estado peça desculpas e faça  reparação a todas as pessoas que tiveram seus direitos, sua integridade e sua dignidade violados nos 21 anos de regime autoritário.

“Durante muito tempo os ministros da Justiça diziam que não tinham nada a declarar e hoje o ministro da Justiça dizer, em nome do povo, do Estado brasileiro, que pede desculpas por aquilo que foi feito na época da ditadura, pelas mortes, pelas torturas, pelas famílias que choraram, é algo que mostra um novo tempo, uma nova realidade democrática que temos orgulho de termos conquistado”, ressaltou Cardozo.

Durante evento promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para relembrar as cinco décadas do golpe, o ministro Cardozo disse que se sente “emocionado” e  “sensibilizado” ao pedir perdão àqueles que foram vítimas dos anos de chumbo.

“A Constituição exige que façamos isso, que anistiemos aqueles que foram condenados, que façamos a reparação devida por aqueles que sofreram o arbítrio deste próprio Estado. Portanto, o ministro da Justiça tem o dever - e que bom que tenha! - de pedir desculpas pelo abuso e assegurar que a memória daqueles que foram ofendidos seja restaurada e resgatada.”  

Simpsons ‘voltam’ ao Brasil em episódio polêmico sobre a Copa do Mundo

FAMOSIDADES
Por FAMOSIDADES
SÃO PAULO – Depois de 12 anos, uma nova trama de “Os Simpsons” será ambientada no Brasil. No episódio, que vai ao ar nos Estados Unidos na noite desta segunda-feira (31), a família de Homer virá ao País para a Copa do Mundo.
Intitulado de “Você Não Precisa Viver Como um Árbitro”, o desenho mostrará o pai do clã sendo assediado por mafiosos latinos para manipular o resultado da partida que apitará no Mundial – ele terá sido convidado para ser juiz de um dos jogos.
A família ainda visitará pontos históricos da cidade de São Paulo, dentre eles o estádio do Corinthians, que será palco da abertura do torneio de futebol.
Vale lembrar que em 2002, quando a trupe também ‘visitou’ as terras tupiniquins, não faltaram polêmicas. No Brasil para procurar um garoto órfão chamado Ronaldo, os personagens tiraram sarro da imagem ‘sexualizada’ das apresentadoras infantis nacionais, viram cobras e macacos andando pelas ruas e ainda foram assaltados. Na ocasião, o então presidente Fernando Henrique Cardoso classificou o desenho de “extremamente preconceituoso”.
Por conta das repreensões, a Fox, produtora da animação, emitiu um comunicado se desculpando.

Nua, Valesca Popozuda posa em protesto contra abuso de mulheres

Não Mereço ser Estuprada", escreveu a funkeira na web
FAMOSIDADES
Por FAMOSIDADES
SÃO PAULO - Na noite deste domingo (30), Valesca Popozuda se uniu a outros famosos que se indignaram com a pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgada esta semana, em que 65% dos entrevistados disseram que mulheres que usam roupas curtas merecem ser atacadas.
A funkeira usou seu perfil no Instagram para mostrar seu protesto e postou uma foto em que aparece  nua.
Com a inscrição "De saia longa ou pelada - Não Mereço Ser Estuprada", a cantora do hit "Beijinho no Ombro" aparece com um taco em punho e os cabelos cobrindo partes estratégicas do corpo.

Não me seduziu, tenho um homem bem incrível”, diz Cleo Pires sobre Cauã Reymond

FAMOSIDADES
or FAMOSIDADES
SÃO PAULO – Atuando com Cauã Reymond em "O Caçador", Cleo Pires brincou com o suposto envolvimento do ator com Isis Valverde durante a gravação de "Amores Roubados".
A atriz, que faz par romântico com o galã na série, afirmou não ter se deixado levar pela beleza e charme do rapaz.
“Ele não me seduziu. Tenho um homem bem incrível”, riu ela em entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo". Cleo namora o também ator Rômulo Arantes Neto.
Segundo a moça, as cenas não dão problemas em casa: “Ninguém gosta de ver a pessoa que ama fazendo cena quente com outra. Todo mundo tem ciúme. Mas se você procura focar no tesão que a pessoa tem naquele trabalho, na parceria com a equipe, com o diretor, isso acaba virando um pequeno detalhe em meio a tantas coisas”, explicou.
Kátia, personagem de Cleo na série, se envolve emocionalmente com dois irmãos, o marido Alexandre (Alejandro Claveaux) e o cunhado André (Cauã Reymond). “Ela é uma personagem muito sofrida e um pouco maluquinha. Ela não consegue elaborar suas emoções em momento nenhum. É como quando a gente surta, mas ela é surtada o tempo inteiro”, falou a atriz.
Estendendo o situação dos personagens à vida real, ela esclareceu: “É um drama humano, todo mundo consegue se identificar. Todo mundo tem momentos em que não elabora os próprios sentimentos. A relação dela com Alexandre é algo real, com todas as frustrações do dia a dia, e ela não consegue lidar bem com isso. Já a relação com André é uma fantasia, então, é perfeita na imaginação dela. É uma válvula de escape”.
Os 14 episódios de “O Caçador” ainda não terminaram de ser gravados e Cleo está se dedicando ao máximo em seu papel. “Eu me entrego para tudo o que eu faço. Tudo para mim vira uma viagem, uma jornada. Naquele momento, aquilo é a motivação da minha existência. Tenho que fazer o meu melhor e, para isso, tenho que estar inteira”, revelou

Band teria oferecido R$ 600 mil por mês para que Sabrina não acertasse com a Record

FAMOSIDADES
Por FAMOSIDADES
SÃO PAULO - Sabrina Sato teria recebido uma proposta quase irrecusável para não trocar a Band pela Record quando decidiu deixar a turma do Morumbi para ingressar na emissora dos bispos.
De acordo com a revista "Forbes", o canal propôs aumentar o salário da japa para R$ 600 mil mensais.
Contudo, a oferta não foi suficiente para manter a apresentadora na casa. Na Record, entre publicidade, negócios e salário, estima-se que a bela embolsará cerca de R$ 1 milhão por mês.

Williams faz reunião extra com Massa e Bottas para superar mal-estar causado por ordem de equipe

Uma reunião realizada ainda na noite de domingo na Malásia aparou as arestas na Williams, garantiu o engenheiro-chefe de teste e suporte da equipe, Rod Nelson. Além de Nelson, Felipe Massa e Valtteri Bottas estiveram presentes e conversaram sobre a ordem da equipe do brasileiro deixar o companheiro passar, para que tivesse chances de atacar Jenson Button nas voltas finais da prova em Sepang.
Segundo o engenheiro, o possível desconforto no interior do time foi todo resolvido entre os pilotos na reunião, que ocorreu após o costumeiro encontro dos membros da equipe na sequência de cada corrida.
Tivemos de sentar com ambos os pilotos para falar sobre o que aconteceu na corrida aqui na Malásia. Eles entendem a posição da equipe e o motivo do que foram pedidos para fazer, que nós sentimos ser o melhor estrategicamente melhor para o time, permitindo que cada piloto atacasse Button individualmente. Já falamos sobre e deixamos para trás. Nosso foco está no Bahrein", disse Nelson.
 
Apesar de não ter escondido que não gostou de receber a ordem ao dizer à BBC que estava "lutando pela sua carreira", Massa contemporizou a situação e ressaltou sua boa relação com a equipe.
 
"Estou tranquilo. Para ser honesto, não tenho qualquer problema com a equipe. Tenho, sim, um ótimo relacionamento", afirmou o brasileiro.

No próximo fim de semana, no Bahrein, a Williams vai à uma corrida onde pode levar vantagem pela quantidade de retas do circuito de Sakhir, na oportunidade de mudar o rumo de uma temporada que prometeu e até agora não cumpriu.

Entenda como funciona a arma de choque, a mesma que matou o brasileiro na Austrália

AP
O estudante brasileiro Roberto Laudíssio Curti, de 21 anos, foi morto no último domingo (18) em Sydney, na Austrália, após receber descargas de armas de choque disparadas por agentes da polícia, que o perseguiam na região central da cidade.  A morte provocou indignação e discussões. A polícia do Estado australiano de Nova Gales do Sul pode até suspender o uso da arma de eletrochoque taser. Entenda como funciona a arma:

Composição


As armas de eletrochoque, como as da empresa Taser (as mais usadas no mundo), são consideradas do tipo não letal, ou seja, não levam à morte.

Carregadas com uma bateria interna, elas disparam um projétil em forma de dardo, que se fixa na roupa ou na pele da pessoa. Os dois dardos estão conectados à arma por meio de fios de cobreJoe Cavaretta/2004/AP
A arma também pode ser usada por contato direto, sem o uso dos dardos
Janet Hostetter/AP
Quando o disparo é feito, é liberada uma energia de 50 mil volts contra o corpo da pessoa, mas com uma amperagem baixa, de 0,0036 ampère.

A voltagem mede a tensão elétrica. Já a amperagem mede a intensidade da corrente elétrica.

Um chuveiro elétrico, por exemplo, tem uma tensão de 220 volts, mas corrente de 20 a 30 ampères.

Para entender a diferença, pode-se fazer uma analogia com canos hidráulicos. A voltagem seria a força de pressão da água. Já a amperagem seria a taxa de vazão dela, ou seja, o volume que é liberado
Reprodução/TV Record
Ciclo de 5 segundos

Em entrevista ao Hoje em Dia, da TV Record, o coronel de reserva da PM de SP Antonio Carlos Biagioni disse que o ciclo da arma é de cinco segundos. Ou seja, a arma funciona por cinco segundos e depois interrompe automaticamente sua ação.

- Se eu não quiser fazer um novo ciclo de cinco segundos após o primeiro, eu aciono e travo [a arma].

A arma conta com um “laser point”, que é a mira da arma (ponto em vermelho na imagem). O ponto indica onde será lançado o dardo superior
Reprodução/TV Record

ecRecomendações

A arma está sempre travada (foto), diz o coronel Biagioni. A recomendação é para que ela seja destravada apenas quando estiver prestes a ser usada.

- A regra maior é que, quando houver esta arma, não pode existir outra arma mais potente do que ela.

Ainda segundo Biagioni, os policiais são instruídos a não disparar contra algumas partes do corpo da pessoa, como cabeça, região genital, os seis (em mulheres) e, no caso de grávidas, a região da barriga
AP
Organismo

Segundo o coronel, o disparo atua no sistema nervoso central, neutralizando as ações voluntárias, mas não impedindo as ações involuntárias.

Ou seja, a pessoa é temporariamente paralisada, mas continua respirando e mantém seus batimentos cardíacos 

– E, principalmente, ela [a pessoa] tem noção e percepção de todo o ambiente. Ela não vai desmaiar nem sofrer nenhuma ação que seja mais letal. 

Segundo Biagioni, a arma não mata. 

- Ela não eletrocuta, ela apenas leva energia para imobilizar a pessoa.
Reprodução/Anistia Internacional
Críticas

Apesar de as armas de choque serem consideradas não letais, algumas organizações de direitos humanos criticam o uso deste tipo de arma. 

Segundo a Anistia Internacional (AI), as armas de choque já mataram 500 pessoas nos Estados Unidos desde 2001.

Em relatório publicado em 2008 (foto), a AI afirma que “se preocupa com o potencial letal das pistolas Taser e de outros dispositivos similares, especialmente quando se utilizam sobre pessoas vulneráveis”
AP
Grupos de risco

De acordo com a Anistia Internacional, as pessoas mais vulneráveis à ação das armas de choque são aquelas que sofrem de problemas cardíacos e estejam sob efeito de álcool ou drogas.

No entanto, o relatório da AI afirma que pessoas com aparente boa saúde e que não tomaram drogas também já morreram após receberem disparos da pistola.

Para a ONG, as armas paralisantes foram distribuídas nos Estados Unidos “sem que tivessem sido concluídos estudos rigorosos e independentes sobre sua segurança e seus possíveis riscos para a saúde”
EFE
Possíveis erros

No caso do brasileiro morto em Sydney, em que testemunhas disseram que a vítima recebeu mais de um disparo, o coronel Biagioni opina que, possivelmente, “houve um despreparo” por parte da equipe policial.

– A polícia [de Sydney] fez um disparo simultâneo de três ou quatro dessas armas. 

Segundo o coronel, isso é desnecessário porque apenas uma arma é suficiente para conter violência de qualquer pessoa.

De acordo com o relatório da Anistia Internacional, que avaliou as mortes ocorridas nos EUA, a maioria das vítimas fatais morreram após receber várias descargas elétricas, ou, então, após descargas prolongadas, que duraram muito mais que os cinco segundos de um ciclo normal.

Para o coronel Biagioni, mesmo que três ou quatro armas tenham sido disparadas contra o brasileiro, “esse exagero” não seria capaz de provocar a morte do rapaz.

– Eu quero crer que ali houve uma conjunção de outras ações, [já que] houve também a exposição da vítima (...) ao gás pimenta, possivelmente uma agressão física (...).

Na imagem, peritos analisam local onde brasileiro foi morto em Sydney

Fernanda Montenegro se diz animada para viver casal gay com Nathália Timberg em novela

FAMOSIDADES
Por FAMOSIDADES
SÃO PAULO - Escalada para a próxima novela de Gilberto Braga para o horário nobre da Globo, Fernanda Montenegro revelou que está animada para trabalhar com Nathália Timberg.
As duas atrizes darão vida a um casal homossexual, que decide oficializar o casamento após muitos anos de união. “Eu e Nathália já estamos juntas nessa estrada há pelo menos 60 anos”, disse Fernanda à revista “Época”.
E completou: “Estamos praticamente casadas, já formamos uma família”.
Camila Pitanga, Glória Pires e Deborah Evelyn também já foram confirmadas como protagonistas da trama. A primeira como a mocinha da história e as outras duas como as grandes vilãs.
O folhetim foi batizado temporariamente de “Três Mulheres” e deve estrear na Globo em abril de 2015

Com evolução no quadro clínico, Renato Aragão deve ter alta nos próximos dias

FAMOSIDADES
Por FAMOSIDADES
RIO DE JANEIRO – Renato Aragão vem apresentado evolução em seu estado de saúde. Por conta disso, os médicos já pensam na possibilidade de conceder alta ao comediante nos próximos dias.
"O paciente Renato Aragão permanece com estabilidade clínica, dando continuidade ao tratamento da infecção urinária com antibiótico venoso. Com resposta satisfatória ao tratamento, o paciente aguarda a finalização do antibiótico para provável alta", informou o boletim médico do hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (31).
O artista foi internado novamente no dia 22 de março, por conta de um quadro de infecção urinária. Antes, o eterno 'Didi' já havia sido hospitalizado após sofrer um infarto e ser submetido a uma angioplastia.

Álbum póstumo inédito de Michael Jackson será lançado em maio

FAMOSIDADES
Por FAMOSIDADES
RIO DE JANEIRO – Um álbum póstumo de Michael Jackson, intitulado de “XScape”, será lançado no dia 13 de maio. Ao todo, serão oito músicas inéditas e uma versão deluxe, com o áudio da gravação original do astro, morto em junho de 2009.
O anúncio do disco foi feito pela gravadora Epic Records, que informou que as faixas foram selecionadas em meio ao material produzido pelo Rei do Pop em seus 40 anos de carreira.
A pré-venda do CD será feita a partir de terça-feira (1) na internet. Timbalad é o principal produtor do álbum, que ainda conta com o apoio de Rodney Jerkins, Stargate, Jerome "JROC" Harmon e John McClain.

Xuxa deve voltar à TV apenas em 2015

“Tive alguns convites e estou estudando”, diz Gugu sobre volta à TV - 1 (© Reprodução Instagram)
Por FAMOSIDADES
SÃO PAULO - Apesar da forte torcida dos fãs, as chances de Xuxa voltar a ter um programa na Globo este ano são bem escassas.
Diagnosticada, no ano passado, com sesamoidite - uma inflamação nos ossos sesamoides dos pés -, a apresentadora está em tratamento médico.
Por conta disso, a ideia da emissora é que a Rainha dos Baixinhos apenas faça algumas participações em outras atrações do canal e que grave um especial de Dia das Crianças ou Natal, segundo o jornal “Folha de S.Paulo”. O retorno com um novo programa, entretanto, aconteceria somente em 2015.
O horário do “TV Xuxa”, exibido anteriormente nas tardes de sábado, foi substituído pelo “Cine Fã-Clube”.

Vaticano lança plataforma digital para cobertura da canonização dos 2 papas

Vaticano lança plataforma digital sobre papas
Cidade do Vaticano, 31 mar (EFE).- O Vaticano anunciou nesta segunda-feira a criação de uma ampla e articulada plataforma digital para informar a todos os fiéis e peregrinos sobre o grande evento dos canonizações dos papas João Paulo II e João XXIII no dia 27 de abril.
Cidade do Vaticano, 31 mar (EFE).- O Vaticano anunciou nesta segunda-feira a criação de uma ampla e articulada plataforma digital para informar a todos os fiéis e peregrinos sobre o grande evento dos canonizações dos papas João Paulo II e João XXIII no dia 27 de abril.
O Vaticano adotou há alguns anos as novas tecnologias e as redes sociais como uma das melhores maneiras de comunicar e, portanto, não pouparam em mídia para a cerimônia, que deve atrair a Roma centenas de milhares de fiéis.
O Vaticano informou hoje que criou um site e um aplicativo para celulares e tablets só para essa ocasião, com o objetivo de 'oferecer a peregrinos e fiéis a possibilidade de acessar notícias e informações úteis sobre as celebrações, mas também às reflexões espirituais relativas à vida e o magistério de ambos os papas'.
O portal oficial do evento já está no ar no endereço 2papisanti.org, e está disponível em cinco idiomas (italiano, inglês, francês, espanhol e polonês).
Nele, o público encontrará notícias, eventos e outras informações, além de material biográfico, vídeos e fotografias dos dois pontífices.
O projeto digital informou o Vaticano foi criado por um grupo de estudantes de Ciências da Comunicação da universidade católica LUMSA de Roma.
Além do site, os alunos lançaram uma página no Facebook (2popesaints), uma conta no Twitter e no Instagram (@2popesaitns e 2popesaints, respectivamente) e também um canal de vídeo no YouTube.
O papa Francisco convidou o pontífice emérito Bento XVI às canonizações de João Paulo II e de João XXIII, que acontecerão no dia 27 de abril na Praça de São Pedro, mas a presença de Bento XVI ainda não foi confirmada.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Em Família': Cadu tira satisfações com Marina e acaba passando mal. 'Leviana'

'Em Família': Cadu tira satisfações com Marina e acaba passando mal. 'Leviana' - 1 (© Divulgação, TV Globo)
Cadu (Reynaldo Gianecchini) não está suportando perder sua mulher, Clara (Giovanna Antonelli), para Marina (Tainá Müller). Irritado, nos próximos capítulos de "Em Família", o chef vai até a casa da fotógrafa tirar satisfações com ela, como informou a colunista Patricia Kogut do jornal "O Globo" desta segunda-feira (31).
"Tô precisando conversar com você. Papo reto. Sem frescura. Pode ser?", começa ele. E já ataca a fotógrafa: "A mim você não encanta, nem seduz, como fez com a Clara. Eu vim aqui para saber: qual é a sua com a minha mulher?".
"Não somos crianças, Cadu. Me reservo o direito de guardar para mim meus sentimentos", responde Marina. "O direito é todo seu. Mas não é isso o que tem feito. Você entrou na nossa vida sem ser chamada, da maneira mais leviana possível: se fazendo de amiga da minha mulher! E agora se comporta como se fosse dona dela", dispara Cadu.
O chef então diz que não entende como Marina está fazendo Clara mudar sua orientação sexual. "Você está buscando coerência ou verdade? Se bem que existem verdades que não são mesmo para todos os homens...", questiona Marina, alfinetando o rival.
"Não me subestima, Marina! Foi assim que você virou a cabeça da Clara? Foi assim que concorreu comigo e enfeitiçou minha mulher? Se valendo dessa sua vidinha besta, fútil, de aparência e ilusão?", desdenha Cadu.
Nervosa com o que acabou de ouvir, Marina diz que Cadu não a conhece e que não pode julgá-la só pelo que ele acha ser verdade: "E, ao contrário do que você pensa, tudo aqui é de verdade! Esta é a minha vida. Ainda que estranha para você, que de tão machista e preconceituoso não acredita que duas mulheres possam mesmo se amar".
"Fale por você. Não pela minha mulher", dispara Cadu, já bastante irritado e ofegante. Diante do descontrole do marido de Clara, Marina diz que o que existe entre eles não é uma competição e que não se intimida com a virilidade de Cadu.
"Mas devia ter vergonha de abalar uma família, de perturbar um casamento! Temos um filho, caramba! E ela anda mais preocupada com você do que com ele! Pensa mais em você do que nele!", desabafa o chef, já quase sem conseguir respirar e passando muito mal.
Marina percebe a fragilidade de Cadu e tenta ajudá-lo, mas ele é hostil. Sem conseguir sequer ficar em pé, ele desaba no sofá. Marina corre para avisar a Clara, mas Cadu aproveita sua ausência para ir embora e deixa sua mulher preocupada.

Crise derruba presidente de federação, e Fifa pode excluir Uruguai da Copa-2014

Crise derruba presidente da federação uruguaia
O Comitê Executivo da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), que tinha Sebastián Bauzá como presidente, anunciou a renúncia nesta segunda-feira, de acordo com a AFP. A decisão aconteceu depois que o presidente do Uruguai, Jose Mujica, decidiu retirar a polícia dos jogos de futebol.
"Os recentes acontecimentos demonstram a necessidade de outros pontos de vista políticos de como governar o futebol", diz um comunicado do conselho da AUF.
O presidente Mujica ordenou que a polícia deixasse os estádios Centenário e Parque Central, onde jogam os dois maiores times do Uruguai, Peñarol e Nacional. A decisão aconteceu depois do duelo entre Nacional e Newell's Old Boys, da Argentina, pela Copa Libertadores, na última semana. Um grupo de policiais saiu ferido em confronto com a torcida do clube uruguaio.
No último domingo, o jogo entre Peñarol e Miramar Misiones foi cancelado depois que os jogadores alegaram falta de segurança no estádio Centenário. Apesar do jogo não acontecer, a AUF tratou como um caso isolado e disse que os demais jogos da elite uruguaia vão ocorrer normalmente.
Copa ameaçada

A crise do futebol uruguaio estoura faltando apenas dois meses para a Copa do Mundo. Também nesta segunda-feira, o site "Ovación Digital" publicou que a Fifa tem acompanhado de perto a movimentação na AUF e acena com a ameaça de deixar o Uruguai fora da Copa do Mundo.
O órgão que comanda o futebol mundial estaria investigando a saída dos dirigentes, pois, segundo o jornal, a Conmebol teria relatado que as pressões sobre o Executivo da AUF vêm de um grupo de empresários que teriam ligação com o governo.
Se ficar comprovado que o governo interferiu nos assuntos da Associação, visando o benefício de terceiros, a FIFA pode decidir por excluir a filiação da AUF no órgão e excluir o Uruguai do Mundial.

Mães devem ter cuidados com alimentação e vestuário dos filhos no outono


Neste período do ano as crianças são mais suscetíveis às gripes, resfriados, asmas bronquites, pneumonias e viroses. É preciso dar bastante líquido, alimentação adequada, vesti-los de forma coerente e levá-los regularmente ao médico
Secretaria de Saúde de Lages apresenta uma série de dicas aos pais e responsáveis (Foto: Toninho Vieira)
Secretaria de Saúde de Lages apresenta uma série de dicas aos pais e responsáveis (Foto: Toninho Vieira)
O outono, estação climática que antecede o inverno, iniciou no Brasil no dia 20 deste mês, predominando até 20 de junho, em 2014. É caracterizado por quedas na temperatura, com oscilações amenas, frentes frias regulares, diminuição da umidade do ar, noites mais longas que os dias. Cuidados com a alimentação e o agasalhamento das crianças são necessários. A Secretaria de Saúde de Lages apresenta uma série de dicas aos pais e responsáveis.
A secretária de Saúde, Cristina Subtil, diz que neste período do ano as crianças são mais suscetíveis às gripes, resfriados, asmas bronquites, pneumonias e viroses. “Nós temos de ter muito cuidado, dar bastante líquido, alimentação adequada, vesti-los de forma coerente e protetiva, e levá-los regularmente ao médico”, pondera a secretária, especialista em pediatria.
O Sol, nesta época do ano, está mais distante da Terra. “Ele aquece pouco. Nosso vento é muito frio. E, se as crianças passarem muito frio, a imunidade baixa e então se instalam as doenças”, reitera, ao comentar que, “como nós, mulheres, estamos cada vez mais inseridas e atuantes no mercado de trabalho, temos de deixar as crianças nas creches, que são ótimos lugares onde há bons profissionais para cuidarem de nossos filhos. Mas temos de lembrar que quem deve educá-las são o pai e a mãe. Temos de lembrar de não deixá-los nas creches de forma confinada, orientá-los e sempre administrar comidas saudáveis”, alerta.

Alimentos suculentos e nutritivos

A maioria das colheitas agrícolas ocorre nesta época do ano, quando alimentos nutritivos e suculentos são até mais baratos do que em outras estações do ano. Entre os alimentos típicos do outono estão tangerina, abacate, caqui, maçã, mandioquinha, abobrinha e berinjela. A tangerina é fonte de fibras e de vitaminas A, B1 e C, e sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. A vitamina C, também encontrada na laranja, junto com o cálcio e o fósforo, são essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos, e para a vitalidade dos vasos sanguíneos. A vitamina C ajuda também a combater infecções, a aumentar a resistência do organismo e a absorver o ferro presente em outros alimentos.
Líquidos como os chás e sucos naturais de frutas, assim como vitaminas com leite e água, ajudam a hidratar o corpo. Ensopados e legumes contribuem para a dieta. Feijão e carnes cozidas podem ser misturados com abobrinha, agrião, almeirão, berinjela, brócolis, chuchu, espinafre, jiló, nabo, repolho, rúcula, entre outros. Arroz, macarrão e batatas são complementos para os pratos desta estação.
Data: 31/03/2014

Evento promove discussão sobre cuidados com os rios de Lages


O Instituto Çarakura atua em parceria com a empresa Sulcatarinense, que executa a obra de construção da avenida Ponte Grande. Está sendo desenvolvido um programa de educação ambiental envolvendo a comunidade do entorno do rio
Secretaria de Meio Ambiente apresentou resultados os positivos da segunda edição do Margem Limpa Rio Carahá (Foto: Divulgação)
Secretaria de Meio Ambiente apresentou resultados os positivos da segunda edição do Margem Limpa Rio Carahá (Foto: Divulgação)
Para encerrar as atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, aconteceu na quinta-feira (27), no teatro do Serviço Social do Comércio (Sesc), o evento Diálogos sobre a água: reflexão para uma nova perspectiva de cuidados com os rios de Lages. A iniciativa foi do Instituto Çarakura e a empresa Sulcatarinense com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos e a Secretaria de Educação. Estão envolvidos ainda o Grupo Garis, Centro Vianei (através do projeto Carbono Social) e o Instituto José Paschoal Baggio (com o projeto Carahá de Cara Nova).
Integrantes da Secretaria de Meio Ambiente apresentaram os resultados positivos da segunda edição do Margem Limpa Rio Carahá, realizada no dia 22, como o aumento no número de voluntários na ação e a diminuição da quantidade de resíduos retirados das margens, apontados pela bióloga da secretaria, Michelle Pelozato.
O Instituto ÇaraKura, que instigou a discussão, é uma organização não governamental ambientalista (ONG) fundada em 2007 e qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesses Públicos (Oscip), que desenvolve projetos e ações ligados à educação e à pesquisa de tecnologias sustentáveis. Em Lages atua em parceria com a empresa Sulcatarinense, que executa a obra de construção da avenida Ponte Grande. Está sendo desenvolvido um programa de educação ambiental com a comunidade do entorno do rio no período da obra, que deve durar cerca de dois anos.
Data: 31/03/2014

'Por 21 anos nossos sonhos foram calados', diz Dilma sobre a ditadura

'Calaram nossos sonhos por 21 anos', diz Dilma
Brasília - A presidente Dilma Rousseff usou seu tempo de discurso durante a cerimônia de assinatura da construção de ponte sobre o Rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, 31, para lembrar o Golpe de 1964, que completa 50 anos. "Por 21 anos, mais de duas décadas, nossas instituições, nossas liberdades, nossos sonhos foram calados", afirmou a presidente.
Dilma disse ainda que o brasileiro aprendeu o valor da liberdade, de poderes legislativo e judiciário independentes, além do valor da liberdade de imprensa e de eleger pelo voto direto e secreto. Nesse ponto, a presidente fez referência ao próprio mandato e dos ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso: "Aprendemos, por exemplo, o valor de eleger um ex-exilado, um líder sindical que foi preso várias vezes e uma mulher que também foi prisioneira", disse.
Dilma lembrou as manifestações de junho de 2013 e disse que o Brasil teve um diferencial por não abafar os fatos. A presidente prestou ainda uma homenagem às vítimas da ditadura dizendo que é preciso lembrar e contar o que aconteceu. "Devemos isso a todos os que morreram e desapareceram. Devemos aos torturados e aos perseguidos. Devemos às suas famílias. Devemos a todos os brasileiros", afirmou.
A presidente disse que reconhece e valoriza os fatos políticos que levaram à redemocratização, um processo que, segundo ela, foi construído passo a passo durante cada um dos governos eleitos depois da ditadura.
"Se existem filhos sem pais, se existem pais sem túmulos, se existem túmulos sem corpos, nunca pode existir uma história sem voz", ponderou. "Quem dá voz à história somos cada um nós que afirma, protege, respeita e amplia a democracia em nosso País", concluiu a presidente.

Acolhimento Lages Conhecidos os vencedores do concurso de fotografias da Saúde


A cerimônia de entrega dos prêmios, pelo prefeito Elizeu Mattos e a secretária de Saúde, Cristina Subtil, ainda será agendada, mas está prevista para até 10 de abril
A escolha dos ganhadores aconteceu no dia 21 de março, com análise de material feita por uma comissão julgadora formada por sete profissionais (Fotos: Elisandra Pandini, Priscila Bonatto e Nando Velho / Divulgação)
A escolha dos ganhadores aconteceu no dia 21 de março, com análise de material feita por uma comissão julgadora formada por sete profissionais (Fotos: Elisandra Pandini, Priscila Bonatto e Nando Velho / Divulgação)
A fotógrafa Elisandra Pandini venceu o concurso de fotografias “Acolhimento Lages”, promovido pela Secretaria de Saúde. A iniciativa do evento partiu da Diretoria de Atenção Básica em complementação ao trabalho que tem sido feito junto às equipes para o acolhimento com a classificação de risco. Os três vencedores serão premiados, sendo que Elisandra Pandini, que conquistou o primeiro lugar com a imagem “Mãos de amor que acolhem”, receberá um Tablet Samsung Galaxy Tab 3 3G com Tela 7 SM-T2110, 8GB e Processador D.
 O segundo prêmio, o valor de R$ 500, será entregue a Priscila Bonatto, vencedora com a imagem “Assim recebe-se o cidadão” e, por fim, Nando Velho, com a foto “Amor, eterno amor...”, terá menção honrosa. Os prêmios são frutos de doações. Todos terão seus créditos exibidos. A cerimônia de entrega dos prêmios, pelo prefeito Elizeu Mattos e a secretária de Saúde, Cristina Subtil, ainda será agendada, mas está prevista para até 10 de abril.

19 fotos selecionadas

Das 60 imagens que foram enviadas por amadores e profissionais, 19 foram selecionadas e seus autores receberão certificado de participação. A escolha dos ganhadores aconteceu no dia 21 de março, com análise de material feita por uma comissão julgadora formada por sete profissionais. Cada concorrente pôde enviar até cinco fotos. Os critérios adotados para atribuição das pontuações foram tema, iluminação, foco, cores e impacto visual. As inscrições, com recebimento das fotos para julgamento, foram realizadas entre 8 de dezembro de 2013 e 14 de março de 2014.

Exposição

No período entre 31 de março e 11 de abril, as fotos selecionadas estarão expostas ao público em geral e para as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Após a exposição, equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) selecionarão um conjunto de fotografias que deverão fazer parte dos ambientes das UBSs. Estas imagens serão reproduzidas, emolduradas e encaminhadas para exibição em suas salas de recepção.

Mudança de percepção

O tema do concurso foi o “acolher” as pessoas nas Unidades de Saúde e visa estimular a postura acolhedora, no enfrentamento ao modelo distante, egoísta, pouco empática em que os valores relacionais humanos estão sendo constantemente confrontados, e explicitar imagens do acolher, de amorosidade, solidariedade, bem-estar, respeito ao outro, construindo e mantendo uma relação mais harmoniosa no ambiente de trabalho. É o que diz a diretora de Atenção Básica, Paola Branco Schweitzer Arantes. De acordo com ela, as Unidades de Saúde ainda são vistas como locais pouco acolhedores, focados em doenças, de pouco investimento em estrutura e capacidade humana. “Estamos engajados em mudar essa visão, melhorando a ambiência e investindo em capacitação dos colaboradores”, reflete.
Data: 31/03/2014

Uso correto das vias públicas é tema de palestra


A primeira ocorreu na semana passada, no Orfanato Nossa Senhora das Graças, no bairro Popular
Próximo encontro está agendado para 7 de abril, no Simproel (Foto: Divulgação)
Próximo encontro está agendado para 7 de abril, no Simproel (Foto: Divulgação)
A Diretran, através do Núcleo de Educação no Trânsito, e em parceria com a Prosul, ministra palestras com o tema “Uso correto das vias públicas”. A primeira ocorreu na semana passada, no Orfanato Nossa Senhora das Graças, no bairro Popular, com a participação de 60 pessoas entre alunos, professores técnicos e agentes de trânsito. Ministrada por agentes de trânsito e pela gerente da Diretran, Adriana Dolberth, a dinâmica será levada a professores, agentes de saúde, representantes dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e líderes comunitários, no dia 7 de abril, às 8h, na sede do Sindicato dos Profissionais em Educação de Lages (Simproel).
Data: 31/03/2014

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...