sábado, 16 de novembro de 2013

Projeto Imagine - Alunos do interior acompanham evento internacional em Florianópolis


Os alunos da Escola Itinerante Maria Alice de Souza, Núcleo Fazenda do Baú, da localidade de Coxilha Rica, tiveram um dia que ficará marcado na memória. Na sexta-feira (8) os 15 jovens embarcaram logo cedo, antes do amanhecer, rumo a Florianópolis, onde participaram da solenidade de lançamento oficial do projeto Imagine, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que foi desenvolvido naquela comunidade. A ansiedade tomava conta dos garotos, com idades entre 14 e 18 anos, pois para a maioria deles seria a primeira vez que veria o mar e conheceria a capital do Estado.

Acompanhados pela secretária de Educação, Marimilia Coelho, do diretor da escola, Antônio de Moraes, e professores, foram recepcionados pelos idealizadores do projeto e passaram o dia visitando a universidade, conhecendo a estrutura, biblioteca e laboratórios. O que mais chamou a atenção dos estudantes foi o laboratório de Fotovoltaica, do curso de Engenharia Mecânica. “Foi emocionante ver a alegria deles ao entrar pela primeira vez na universidade. Ficaram eufóricos e imaginavam-se estudando lá. Muitos até já decidiram o curso que gostariam de fazer”, conta Marimilia.

À tarde participaram do evento, no auditório da UFSC, com a presença da embaixadora do Ministério das Relações Exteriores em Florianópolis, Carmen Lídia Richter Ribeiro Moura, do conselheiro para Assuntos Culturais e Educacionais da Embaixada do México no Brasil, Guilherme Palacios, da reitora da UFSC, Roselane Neckel, da secretária de Educação de Lages, Marimilia Coelho, e do coordenador do projeto e secretário-adjunto de Relações Internacionais, André de Ávila Ramos. Também estiveram presentes integrantes de uma comunidade indígena que participou do Imagine, a Aldeia Guarani Tekoa’Uy’A, representada pelo cacique Karaí Xondaro.


Projeto propõe inclusão científica e solidariedade internacional

O projeto é um sonho de André de Ávila Ramos que sempre pensou em fazer este tipo de atividade e encontrou apoio na Secretaria de Relações Internacionais, onde é secretário-adjunto, ultrapassando as fronteiras do país e tendo repercussão ainda maior do que esperava. André e sua equipe precisavam desenvolver pilotos em escolas com peculiaridades de serem afastadas e, como é originário da região de Coxilha Rica, escolheu o local como o primeiro do Brasil a ser explorado. Outras comunidades em quatro países participam do projeto: Angola, México, Peru e Marrocos.

Imagine é um projeto de solidariedade internacional que visa a inclusão científica e o intercâmbio cultural entre os povos. “Queremos mostrar que é possível a comunidade científica levar ciência para lugares de qualquer nível de compreensão, com equipamentos e técnicas que normalmente as pessoas leem e ouvem em programas, mas nunca tiveram acesso. Nossa intenção é possibilitar que tenham noções de como a ciência é realizada”, conta o professor e integrante da equipe, Paulo Roberto Hofmann.

O primeiro módulo, com o tema “DNA, diversidade e hereditariedade”, foi desenvolvido aproveitando a realidade local da Coxilha, como a fauna, a flora e as pessoas que ali vivem. Para isso a equipe do Imagine ficou durante uma semana na sede da Escola Itinerante, onde montaram um verdadeiro laboratório de biologia inteiramente à disposição dos alunos.
Foram feitas uma série de coletas de material da região, que os estudantes analisaram sob diversos pontos de vista e fizeram testes e simulações. “O depoimento dos alunos no final do projeto foi muito interessante, pois começaram a enxergar o entorno deles de uma maneira diferente. Encontramos um desejo muito grande daqueles garotos de saber e conhecer as coisas que eles não têm acesso normalmente”, afirma André.

Para a secretária Marimilia, é um privilégio para a comunidade receber este projeto, pois a universidade foi levada até eles e ampliou as possibilidades de acesso à informação e ao conhecimento. “Com certeza marcou muito a vida desses estudantes”, reitera. No final da tarde eles foram convidados a visitar pontos turísticos, como a Lagoa da Conceição e a Praia da Joaquina. Todos ficaram maravilhados com a beleza da capital.


Foto: Aline Tives

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...