sábado, 16 de novembro de 2013

Emprego das Classes: Artigo



artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se  como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo, indicando, também, o gênero (
masculino/feminino) e onúmero (singular/plural).

A função do artigo é determinar de modo a definir ou indefinir o termo a que faz referência. Assim, o artigo pode ser definido ou indefinido.

Artigos definidos – oaosas. Usados para determinar de modo definido.


Ele vai fazer mágica. 
(Que mágica? Qualquer mágica indeterminada.)

Ele vai fazer a mágica. 
(Que mágica? Uma mágica que é do contexto do assunto, determinadamágica definida.)

Funcionárias se vestem muito bem.
(Qual funcionária? Funcionária é um termo indeterminado neste contexto. Não se sabe qual, nem se são apenas algumas ou se está havendo uma generalização para todas.)

As funcionárias se vestem muito bem.
(Qual funcionária? As funcionárias do contexto do assunto,determinadas funcionárias definidas.)


O policial prendeu ladrões de banco. 
(Qual policial? O policial do contexto do assunto, determinado policialdefinido.)

Os policiais prenderam ladrões de banco.
(Qual policial? Os policiais do contexto do assunto, determinadospoliciais definidos. )

Policiais prenderam ladrões de banco.
(Qual policial? Policial é um termo indeterminado neste contexto. Não se sabe qual. )



Artigos indefinidos – um, uma, uns, umas. Usados para determinar de modo indefinido.

Tenho uma aluna que gabarita a prova.
(Qual aluna gabarita? Determinada aluna não definida no contexto. Não se sabe qual, mas sabe-se que é alguma das alunas.)

Tenho umas alunas que gabaritam a prova.
(Qual aluna gabarita? Determinadas alunas não definidas no contexto. Não se sabe quais, mas sabe-se que não foram todas.)

Tenho alunas que gabaritam a prova.
(Qual aluna? Alunas neste contexto é um termo indeterminado, não se sabe quais nem se são apenas algumas ou todas.)


Quero vender um refrigerante do meu bar.
Quero vender uns refrigerantes do meu bar.
Quero vender refrigerantes do meu bar.

(Nos dois primeiros exemplos acima, trata-se de refrigerantesdeterminados indefinidos. No terceiro exemplo, refrigerantes é um termo indeterminado, não se sabe qual refrigerante nem se são todos ou apenas alguns.)



Uma vez elucidadas tais características, constatemos algumas circunstâncias especiais em que os artigos se manifestam:

Alguns nomes próprios indicativos de lugar admitem o uso do artigo, outros não:
São Paulo
O Rio de Janeiro
Veneza
A Bahia


Usa-se o artigo depois do pronome indefinido todo (o/a) para conferir uma ideia de totalidade. Sem o uso do artigo, o pronome assume a noção de qualquer.
Toda a classe parabeniza o professor. (a totalidade da sala)
Toda classe parabeniza o professor. (qualquer sala)
Todo o time foi premiado. (os jogadores do time)
Todo time foi premiado. (qualquer time)


Pode também indicar toda uma espécie:
O trabalho dignifica o homem.


A utilização do artigo indefinido pode indicar uma ideia de aproximação numérica:
O máximo que ele deve ter é uns vinte anos.


O artigo também é usado para substantivar palavras oriundas de outras classes gramaticais:
Não sei o porquê de tudo isso.  
A casa é perfeita, tem apenas um senão.


Considera-se obrigatório o uso do artigo depois do numeral “ambos”:
Ambos os garotos decidiram participar das olimpíadas.
   

Antes de pronomes possessivos, o uso do artigo é facultativo:
Adoro o meu vestido longo.
Adoro meu vestido longo.
OBS: Como consequência, a ocorrência de crase antes de pronome possessivo feminino é facultativa:
Vou a minha escola. (artigo ausente)
Vou à minha escola. (artigo presente)

Outra consequência é que palavras antecedidas por crase são sempre determinadas. Caso seja removido o sinal de crase, a palavra deverá ser tomada em sentido genérico.
Não assisto à novela. (determinada novela)
Não assisto a novela. (Nenhuma novela)


  
No caso de nomes próprios personativos, denotando a ideia de familiaridade ou afetividade, é facultativo o uso do artigo:
Pedro é o xodó da família.
O Pedro é o xodó da família.
OBS: O uso da crase será facultativo neste caso, tal qual o caso anterior.
Contei tudo <a> à Pedro. (Pedro <não> é familiar) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...