sexta-feira, 18 de julho de 2025

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

 

Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para participar do Escola Cern 2025, entre os meses de agosto e setembro, na Suíça

O Grande Colisor de Hádrons (em inglês, Large Hadron Collider - LHC) é o maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo. Está localizado no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire - CERN), na sigla em francês, próximo a Genebra, na fronteira entre França e Suíça. O Grande Colisor foi projetado para colidir feixes de partículas em altíssimas energias, permitindo que os cientistas estudem as consequências destas colisões e descubram mais sobre os mistérios do universo. Um professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fauta Rath, no bairro Vila Mariza, terá o privilégio de conhecê-lo.

Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para participar da Escola de Professores no CERN. O evento ocorre por iniciativa do Setor de Educação do CERN, e até 2008 era dirigido apenas a professores portugueses. Filipe foi o único catarinense selecionado entre os 19 professores brasileiros que farão o curso.

A Escola de Professores no CERN é realizada nas dependências do CERN em Genebra, na Suíça. Sua proposta é abordar assuntos relacionados à Física de Partículas em suas atividades com os professores de Ensino Médio, com a intenção de que estes sejam posteriormente desenvolvidos com seus alunos. Seu objetivo principal é capacitar professores para que contemplem tópicos de Física de Partículas Elementares em suas aulas de Ensino Médio, considerados altamente complexos, em níveis acessíveis aos alunos.

A primeira parada de Filipe na Europa será no Laboratório Internacional de Partículas (LIP), em Lisboa (Portugal), dos dias 28 a 30 de agosto de 2025. Já na Suíça, nas dependências do CERN, o catarinense ficará em Genebra, de 31 de agosto a 6 de setembro, e Berna, capital da Suíça, no dia 7 de setembro.

Filipe Borges Barbosa tem 30 anos, é natural de Campo Belo do Sul e oriundo do ensino público. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e estudante do Mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). É Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) e Licenciado em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Também possui graduação em Física pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e graduação em Matemática pelo Centro Universitário Facvest (Unifacvest). Além de sua atuação como professor de matemática, no Sistema Municipal de Educação, Filipe leciona na rede estadual.

Sobre o Mestrado em andamento, Filipe brinca: “Estou querendo sair do mestrado, mas não estou conseguindo”. Ao ser questionado sobre a possibilidade de realizar o Doutorado no exterior, com humildade responde: “Quem sabe, ‘né’?”

O professor da Emeb Fausta Rath sempre gostou de matemática e ciências exatas, mas foi a influência de algumas pessoas que o fizeram trilhar esta estrada. “Quando algumas professoras souberam que eu gostava de matemática, se esforçaram pra que eu seguisse esta carreira. Felizmente, acabei gostando ainda mais quando saí da faculdade. Hoje me sinto realizado em relação a esta profissão”, relata Filipe.

Para Filipe, o conhecimento compensará a ansiedade que sente antes da viagem. “A cada dia que passa, fico mais ansioso, mas no final tudo vai ser compensado pelo conhecimento que eu adquirir”, afirma.

Seus alunos de matemática, do 6º ano do Ensino Fundamental da Emeb Fausta Rath, gostam de suas aulas e sentem orgulho do professor. “As aulas dele são legais, práticas. O professor é um orgulho para nós, com bastante estudo chegamos lá também”, opina Paulo Henrique de Moura Pereira, de 12 anos.

Everton Correa Sales, 12 anos, avalia: “Gosto das aulas, são bem práticas. Também me interesso bastante por matemática. O professor é excelente. Ele está realizando um sonho, então temos que sentir orgulho.”

Filipe também é um exemplo para seus colegas de trabalho. A diretora da Emeb Fausta Rath, Cassia Gisele Cevey, afirma sentir muito orgulho de seu professor de matemática. “A gente fica muito orgulhosa, até por já fazer parte da trajetória do professor. O Filipe começou a efetivação aqui na nossa escola e, desde então, só teve progresso. É um professor muito dedicado, um conhecedor do conteúdo, que é extremamente difícil. Sentimos orgulho por ele ser nosso colega de trabalho. Aprendemos bastante sobre a participação em grandes eventos e a busca constante pela melhoria no trabalho”, enfatiza a diretora Cassia.

A etapa portuguesa da viagem de estudos do professor Filipe Barbosa terá o apoio da Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação, com ajuda de custo para hospedagem e alimentação.

A participação dos professores brasileiros e de língua portuguesa na Escola CERN 2025 conta com o apoio da Rede Nacional de Física de Altas Energias (Renafe), que visa apoiar a formulação de políticas públicas de pesquisa e desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. Outro importante apoiador é o São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE) - Centro de Pesquisa e Análise de São Paulo, em português. É um centro de pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) que participa de experimentos de física de partículas, como o LHC no CERN, utilizando supercomputação e análise de dados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...