sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Joias e bijuterias podem causar problemas de saúde

Após análises em quase 100 peças, de 14 lojas diferentes, os resultados encontrados foram alarmantes. Mais de metade (59%) dos itens continha um ou mais produtos químicos perigosos em níveis elevados. Por exemplo, 27% deles continham cádmio, um conhecido agente cancerígeno. O chumbo encontrado em 27% dos ornamentos excede o limite imposto pela Comissão para Segurança do Consumidor (CPSC).
Outras substâncias foram encontrados em níveis acima do permitido: cromo em 93% dos produtos, níquel em 30%, retardantes de chama bromados em 7% e cloro em 12%. Outros produtos químicos analisados ​​incluem mercúrio e arsênico.
De acordo com CSPC, deve-se evitar que crianças tenham contato com esse produtos. "Engolir, chupar ou mastigar essas jóias e bijuterias pode resultar em exposição ao chumbo, cádmio e outros metais pesados​​, que são conhecidos por serem tóxicos em determinados níveis de exposição".
Embora seja uma pesquisa baseada nos Estados Unidos, e não existam leis que intensifiquem a fiscalização sobre os materiais envolvidos nesses produtos, devemos ficar atentos. Muitos deles  têm a mesma origem, geralmente importados de fábricas de países asiáticos, ou mesmo do próprio EUA. Mesmo que sejam fabricadas no Brasil, também pode haver riscos, já que não há testes conclusivos a respeito por aqui. Um consumidor consciente e atento tende a obter frutos duradouros a longo prazo. Procure sempre opções alternativas (veja mais aqui e aqu, de acessórios menos danosos à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...