Equipe da Secretaria Municipal de Saúde participou nos dias 31 de março e 1° de abril do Encontro dos Secretários Municipais de Saúde de Santa Catarina e da Reunião Ordinária daComissão Intergestores Bipartite (CIB). Foram discutidos assuntos como a decisão pela antecipação da Campanha de Vacinação contra Influenza, que terá início no dia 25 de abril, sendo o dia D marcado para o sábado, dia 30 do mesmo mês, e o Panorama da Gripe A/H1N1 no Estado de Santa Catarina.
No fim da tarde deste sábado (2), a secretária de Saúde, Rose Possato, convocou a médica responsávelpela Atenção Básica, Lúcia Buss Coutinho, e o médico responsável pelopronto-atendimento Tito Bianchini, Lucas Facchin, a gerente do pronto-atendimento, Samanta Westarb, e o médico Pedro Zaiatz, para juntos organizar o Plano de Enfrentamento à Gripe A/H1N1. “A nossa atenção está direcionada para a garantia do acesso à detecção e tratamento precoce para juntos evitarmos as formas graves da doença”, diz a secretária.
Mudanças na estrutura de atendimento na instituição serão realizadas, bem como no quadro funcional. Haverá ampla divulgação na mídia sobre os meios de prevenção, reforço junto aos profissionais enfermeiros e médicos sobre a Classificação de Risco e Manejo do Paciente com Síndrome Gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave, além de orientação à população sobre sinais e sintomas de alerta e principalmente conhecimento sobre a etiqueta da tosse e a busca precoce pelo atendimento e acompanhamento pelas equipes da Secretaria de Saúde.
Dicas
Além da vacinação para os grupos prioritários, há estratégias eficazespara redução da doença grave entre a população mais vulnerável. Entre elas está a higiene respiratória/etiqueta da tosse, medida capaz de reduzir a circulação viral, pois previne a disseminação entre as pessoas; e o tratamento precoce com medicamentos antivirais, que ajudam a evitar a evolução para as formas graves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário