segunda-feira, 4 de abril de 2016

Garden Shopping abre suas portas para comercialização de artesanato profissional

Garden Shopping abre suas portas para comercialização de artesanato profissional

Em torno de 6.500 consumidores circulam diariamente pelos corredores, lojas e estandes do Lages Garden Shopping, o maior empreendimento comercial da Serra catarinense. Nos dias úteis da semana o fluxo é de 3.500 a quatro mil pessoas ao dia no Garden, chegando a 12 mil nos finais de semana. E a estatística aguçou o empoderamento de artesãos profissionais do município. O empreendimento propôs uma parceria em que seu espaço esteja aberto, sem custos, a partir deste mês, para os artesãos comercializarem produtos confeccionados manualmente. A Secretaria de Turismo está intermediando a negociação.
Na tarde desta segunda-feira (4), a turismóloga Ana Vieira recepcionou, na secretaria, artesãos de seis entidades oficiais – Associação Tramatusa, Associação de Artesanato Lageano, Nó de Pano, Arteterapia, Couros e Cia., e a Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt). Também esteve presente o gerente de marketing do Garden, Luiz Rodrigo Rossette.
Entre os assuntos da reunião, os primeiros passos para a efetivação do projeto, que deverá perdurar por três meses, abrangendo datas especiais ao comércio, como Dia das Mães, Festa Nacional do Pinhão, Fashion Hair e Dia dos Namorados, dentro do shopping, com assessoria consultiva do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A reunião com o Sebrae para tratar do assunto ocorrerá nesta terça (5).
Data histórica
Modos de estocagem, armazenagem, logística, operacionalização, além do horário de atendimento também foram temas da conversa desta tarde. O shopping abre de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos das 14h às 20h. O espaço deve começar a ser montado no dia 25 deste mês. “Diferentemente da Feira de Natal na praça João Costa, em que cada entidade conta com a sua barraca, no Garden todas dividirão o mesmo espaço físico. Serão os artesãos por ofício, não as entidades filantrópicas”, informa Ana Vieira.
Ela diz que a Secretaria de Turismo é um canal diante da dificuldade de escoamento de produção do artesão. “Serão contemplados os que vivem dessa arte”, sintetiza. A artesã Maria Betú, da Associação Fitatusa, lembrou ser o artesanato um trabalho firme, com energias e propósitos intrínsecos. “Hoje, para mim, é uma data especial, histórica, pois não temos um lugar específico onde possamos expor e vender nossos itens”, frisa se referindo à proposta. A próxima reunião de avanço sobre a parceria está marcada para quarta-feira (6), às 14h.
Preceitos
O tripé de base do Garden compreende os preceitos de ser socialmente justo, ecologicamente correto e financeiramente viável. O pensamento não somente do shopping sediado em Lages, mas corporativamente, do Grupo Tenco, administrador nacional das unidades, consiste numa visão forte de regionalidade. “Não trazemos a cultura de shopping para a cidade, mas sim, absorvemos os costumes da cidade e transformamos os aspectos. Trabalhar com os artesãos é um dos nossos vieses para nos aproximarmos ainda mais da população”, reitera Luiz Rodrigo.
Ele se diz impressionado com o número de três mil pessoas beneficiadas e impactadas diretamente pelo artesanato, além de suas famílias, em Lages. “O nosso convite parte daquilo em que acreditamos ser uma estratégia de crescimento para a cidade, para o shopping e principalmente para o nosso cliente”, finaliza.

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