A praça Joca Neves esteve lotada de ciclistas neste sábado (30), animados com a retomada do projeto promovido pela Secretaria de Saúde e demais parceiros. Famílias inteiras marcaram presença no evento que tem como objetivo a promoção da saúde e o incentivo aos hábitos saudáveis. Trata-se do antigo Estação Bike que voltou este ano, repaginado.
Foram percorridos cerca de dez quilômetros, a partir da praça Joca Neves, pela rua Castro Alves, em direção à avenida Belizário Ramos (Carahá), na altura da floricultura Sempre Verde, acompanhando o sentido do fluxo de veículos, até a ponte da rua Cirilo Vieira Ramos, no bairro Caça e Tiro.
A Joca Neves sempre será o ponto de saída dos ciclistas, percorrendo diversos trajetos, conforme a edição. A mesma estrutura dos anos anteriores, quando se chamava Estação Bike, foi mantida, com a distribuição de água e frutas aos participantes, sorteio de brindes, atividades como o alongamento e aquecimento antes de começar o percurso e exames como aferição da pressão arterial. O passeio conta com o suporte de agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran).
Sara Duarte, educadora física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), conta que a ideia é buscar novos parceiros, já contando com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) ao longo do ano. “O passeio ciclístico caiu no gosto dos lageanos. A população solicitava que o projeto fosse retomado”, ressalta. Houve um intervalo de alguns meses, no ano passado, entre as edições, sendo reativado no fim de semana passado.
O Pedalando com a Saúde irá acontecer no último sábado de cada mês, a exemplo de como era no ano passado, com exceção do feriado de 1° de maio, Dia do Trabalho, quando o passeio ciclístico será realizado junto com o evento idealizado pelo Sesc. Em agosto e setembro não acontecerão devido ao pleito eleitoral.
Evento se populariza e cai no gosto dos lageanos
Lages tem se mostrado uma cidade amiga dos ciclistas, com a adesão de aproximadamente mil atletas ao evento, a maioria amadora e alguns grupos de pedal que se consolidaram e fazem parte do projeto. Alguns passeios são realizados pelo interior do município, interagindo com a natureza e as belas paisagens da Serra catarinense. Sara Duarte deixa claro que trata-se de um passeio e não uma competição, portanto, todo o trajeto é voltado às pessoas que estão iniciando na atividade ou são ciclistas amadores. “A intenção é trazer as famílias, com a participação das crianças, para interagirem, saírem do sedentarismo e aprenderem a gostar de atividades físicas”, frisa.
Para a secretária de Saúde, Rose Possato, o objetivo maior é a promoção da saúde entre a população e a prevenção das doenças. “Nada melhor do que a prática das atividades físicas, aliada a uma alimentação saudável, para obter bons resultados. É isso que queremos incentivar e propor enquanto saúde pública. Mesmo que as pessoas não tenham uma bicicleta, elas podem se alertar para a importância do exercício físico e realizar caminhadas e outros tipos de atividades ao ar livre”, diz Rose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário