Parte da Patrulha Urbana da Secretaria de Infraestrutura foi designada para desempenhar suas funções na rua Major Bibiano Rodrigues de Lima, bairro Ponte Grande, nos três primeiros dias da volta das férias coletivas. O problema crítico se refere ao fato de que as águas pluviais que escoam do bairro São Miguel e loteamento Itapoã desembocam naquela região, com consequente alagamento, que invadia de dez a 12 residências. “Constatamos que metade da tubulação existente no local estava enterrada, portanto, não era possível o escoamento das águas, o que acarretava em grandes transtornos aos moradores”, diz o secretário.
Metade da quantidade dos tubos de 1,50 metro de diâmetro cada, que faz parte do problema, foi verificada, retirada e recolocada a 70 centímetros para que um aterro fosse executado, elevando o nível do solo. Em torno de 32 tubos foram reposicionados. Com isso, a tubulação foi equiparada à nivelação da galeria que passa por baixo de uma grande empresa instalada naquele endereço.
A tubulação foi elevada ao mesmo nível. “A situação foi resolvida e esperamos que não haja mais surpresas ruins quando chover”, pontua o secretário. Ele informa que se a providência tomada pela Secretaria de Infraestrutura não for suficiente, a empresa terá de ser notificada para tomar a iniciativa de levantar o nível da sua galeria. Na quinta-feira (28) foi realizada a tarefa de contenção, com execução das taipas laterais.
Rotinas incessantes
Os servidores da Secretaria de Infraestrutura trabalham distribuídos e divididos em dois turnos: das 7h às 13h e das 13h às 19h para melhor atender a população e agilizar o tempo-resposta às demandas dos moradores. As três equipes de cascalhamento e patrolamento atuaram no bairro Santa Helena, Vila Mariza e Santa Mônica na semana passada. Também estão executando desobstruções e consertos de tubulações.
Problema pontual no viaduto do bairro Penha
Duas vertentes no barranco do viaduto de acesso ao bairro Penha e uma que seguia por baixo do asfalto, de dentro do cemitério, próximo ao viaduto e à rótula, passaram pelas atividades de drenagem e captação realizadas pela Infraestrutura. O asfalto será fresado e acertado para evitar prejuízos aos motoristas que transitam pelo local.
Drenagem no São Miguel
Continuam os serviços de instalação de tubos no bairro São Miguel. Ao todo serão colocados 780 com 1,20 metro de diâmetro cada. A obra está no estágio de chegada à porta da madeireira Olímpio. E como será necessário passar por dentro da empresa e para não prejudicar seus trabalhos, os servidores atuarão no sábado e domingo, dias 6 e 7 de fevereiro. Já foram instalados cerca de 350 tubos.
Chamados
Os moradores que se depararem com problemas de infraestrutura em suas ruas e avenidas, como entupimento de caixas de boca-de-lobo, tubulações, galerias e córregos, pedidos de cascalhamento e patrolamento, tapa-buracos, entre outros, devem abrir um protocolo junto à Secretaria de Infraestrutura, na avenida Presidente Vargas, 958, ao lado da Sens Automóveis e Pneus, ou pelo telefone 3225-3111, das 13h às 19h. Há problemas atendidos dentro de dois a três dias, como de esgoto.
Se depender de fiscalização e vistoria, e for constatada a não urgência, o tempo é maior. “As prioridades serão verificadas, pois são inúmeros pedidos. A licitação para contratação de hora/máquina ficou para o dia 18 e aí então poderemos ter mais três retroescavadeiras e montar novas equipes braçais”, relata Vone Scheuermann, informando que 70% das bocas-de-lobo estão obstruídas, ou seja, há mais de mil pedidos dessa natureza. O número baixou. “Conseguimos reduzir também por termos trabalhado durante o recesso de fim de ano”, explica
Nenhum comentário:
Postar um comentário