terça-feira, 31 de março de 2015

PES 2015: confira os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro

PES 2015 é o popular game de futebol da Konami que traz diversas ligas e seleções, e centenas de atletas licenciados. Uma das opções mais legais do game é a de se disputar o Campeonato Brasileiros, com direito a elencos atualizados. Confira a lista dos melhores jogadores do campeonato.

PES 2015: confira a lista dos melhores jogadores do Campeonato Brasileiro (Foto: Reprodução/Murilo Molina)PES 2015: confira a lista dos melhores jogadores do Campeonato Brasileiro (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
#1 – Cristian (Corinthians)
O volante recém chegado ao time da capital passa longe de ser a maior estrela da equipe, mas parece agradar os responsáveis pelo game. Com o nível 83, o atleta é o melhor jogador do campeonato.
#2 – Ricardo Oliveira (Santos)
O experiente atacante sempre teve faro de gol, e também chegou com moral ao game da Konami. Difícil mesmo é entender os cabelos longos e lisos do jogador, que na vida real é adepto de cortes mais discretos.
Ricardo Oliveira (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Ricardo Oliveira (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
#3 – D’Alessandro (Inter)
O argentino já atua pela equipe vermelha há muito tempo, e se tornou um dos maiores ídolos dos torcedores. Habilidoso e insinuante, o jogador aparece entre os melhores do game.
DAlessandro (Foto: Reprodução/Murilo Molina)D'Alessandro (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
#4 – Victor (Atlético Mineiro)
Considerados um dos melhores da posição no país, o goleiro é experiente, e conta com passagens pela seleção brasileira.
Victor (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Victor (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
#5 – Fábio (Cruzeiro)
Outro goleiro com moral no país, Fábio atua há tempos pelo time azul, e conquistou a torcida com sua qualidade. No PES, o arqueiro é considerado um dos melhores do game.
Fábio (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fábio (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
#6 – Dedé (Cruzeiro)
Mesmo sem passar por sua melhor fase, o zagueirão do Cruzeiro impõe respeito, com passagens importantes pelo Vasco e até Seleção Brasileira.
Dedé (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Dedé (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
#7 – Jefferson (Botafogo)
Ícone do time carioca, Jefferson se manteve fiel à equipe mesmo depois da trágica queda para a segunda divisão. Apesar disso, o goleiro tem crédito, demonstrando muita segurança debaixo das traves.
Jefferson (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Jefferson (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
#8 – Zé Roberto (Palmeiras)
O veterano tem passagens importantíssimas por equipes de alto nível, como Bayern de Munique, Santos e Seleção Brasileira. Hoje no Palmeiras, o jogador esbanja boa forma, mesmo com mais de quarenta anos.
Zé Roberto (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Zé Roberto (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
#9 – Jadson (Corinthians)
Pivô de uma troca polêmica com o São Paulo, o meia finalmente se adaptou à equipe, e vem fazendo boas partidas.
Jadson  (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Jadson (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
#10 – Renato Augusto (Corinthians)
Outro jogador da equipe alvinegra, Renato Augusto já sofreu com problemas físicos, mas costuma mostrar qualidade e personalidade em campo. Seus atributos o colocaram entre os dez melhores do game.
Renato Augusto (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Renato Augusto (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Aline Gotschalg aumenta próteses de silicone para a final do 'BBB 15'

Aline Gotschalg (Foto: Reprodução/Instagram)Aline Gotschalg vai estar com tudo no dia da final do "BBB 15". A mineira, que irá reencontrar o namorado de confinamento,Fernando Medeiros, e a "rival" Amanda Djehdian pela primeira vez na ocasião, aparecerá turbinada e poderosa em um vestido decotado para a festa ao vivo.
Na última quarta-feira, 25, Aline se submeteu a uma cirurgia para a troca de suas próteses de silicone dos seios com o cirurgião plástico Renato Tatagiba em um hospital do Rio de Janeiro e as aumentou de 285ml para 400ml. Quase uma semana após a operação, ela diz que já dá para ver o resultado e que está muito feliz com a mudança.
"Já dá para ter noção do resultado e acho que ficou incrível! A cirurgia foi muito rápida e tranquila, demorou uma hora e pouquinho só, e o Dr. Renato e a clínica em que operei foram maravilhosos comigo. Me trataram como uma princesa. Ficou lindo, do jeito que eu queria. Agora é ficar em repouso esses dias para estar 100% na final do 'BBB'", festeja Aline, contando a novidade em primeira mão para o EGO.Aline recebeu alta no dia seguinte e passou alguns dias no Rio ainda. No domingo, 29, ela viajou com a mãe, que veio a acompanhar durante o repouso, para Belo Horizonte, onde ficará até semana que vem. Na terça, 7, ela se reúne com os ex-colegas no hotel onde todos ficarão antes de seguir para o Projac. "Quando se troca uma prótese é necessário sempre aumentar. A dela já tinha muitos anos... Ela fez com 16 e o corpo já tinha mudado muito. O doutor que aconselhou os 400ml. Na final, ela vai estar com um look surpresa maravilhoso. Com um decote que vai destacar bem os seios", adianta a assessoria da mineira. Promete ou não??
Vale lembrar que Aline já descartou qualquer chance de reconciliação com Fernando e chegou a falar que nem quer conversar com o carioca: "O ciclo fechou".Making of - Aline posa para o Paparazzo (Foto: Roberto Teixeira / Paparazzo)

CCJ da Câmara aprova admissibilidade da PEC que reduz maioridade penal


Após duas semanas de intensos debates a respeito da redução da maioridade penal, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93 que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos.
Os integrantes da Comissão rejeitaram por 43 votos contra e 21 a favor, o parecer do relator Luiz Couto (PT-PB), contrário à admissibilidade da proposta, por considerá-la inconstitucional. Com a rejeição, venceu a tese de que a alteração da maioridade não constitui cláusula pétrea da Constituição Federal. Em substituição a Couto, o deputado Marcos Rogério (PDT-RO) foi escolhido novo relator. Rogério apresentou voto em separado favorável à redução e teve seu parecer aprovado por 42 votos a favor e 17 contra.
Com a aprovação na CCJ, que avalia apenas os critérios de constitucionalidade, legalidade e técnica legislativa, será formada uma comissão especial para analisar o mérito da proposta. A comissão terá prazo de 40 sessões do Plenário para dar seu parecer. Depois, a PEC deverá ser votada pelo Plenário da Câmara em dois turnos. Para ser aprovada, a proposta precisa ter pelo menos 308 votos (três quintos dos deputados) em cada uma das votações.
Depois de aprovada na Câmara, a PEC seguirá para o Senado, onde será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois pelo Plenário, onde precisa ser votada novamente em dois turnos.
A reunião da CCJ desta terça-feira começou pouco depois das 10h. Partidos contrários à medida (PT, PSOL, PROs e PPS) entraram em obstrução. Um requerimento de retirada de pauta foi apresentado, mas foi rejeitado. Ontem (30), a votação da admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC), foi adiada após longa discussão e de várias tentativas de obstrução. Por  41 votos a sete, os deputados da CCJ aprovaram requerimento para o encerramento da discussão, abrindo espaço para a votação da proposta.
A PEC 171/93 é a principal de 38 propostas apensadas a ela. Em seu voto, Marcos Rogério pediu a inadmissibilidade da PEC 349/2013 (apensada), sob o argumento de que a proposta abole a cláusula pétrea da Constituição que diz que "a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu". A PEC 349, de autoria da deputada Gorete Pereira (PR-CE), propunha uma nova redação para o artigo que passaria a ter o seguinte texto: "A lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu ou para punir ato infracional quando o agente atingir a maioridade penal." Dentre as matérias apensadas, há propostas como a PEC 169, de 1999, para alterar o limite de idade da responsabilidade penal para 14 anos, e até para 12 anos (PEC nº 345, de 2004).

Problema de alagamento é solucionado pela Infraestrutura

 
Um tubo com 40 centímetros de diâmetro substituiu a estrutura anterior. Além disso, blocos de concreto novos foram posicionados como uma “caixa-de-lobo morta”
 
Servidores do Meio Ambiente fizeram a manutenção dos canteiros centrais de divisão das quatro pistas de rolamento da avenida (Foto: Sandro Scheuermann)
 
Com o sistema de escoamento de águas pluviais danificado, moradores e comerciantes sofriam com alagamentos na rua Marechal Floriano, no Centro, um dos principais meios de acesso à região Sul da cidade. Um tubo quebrado na parte subterrânea da via, próximo à Designer Autocenter e ao Pocai Secchi provocava o alagamento da rua e invasão das águas sobre o chão da oficinaAutocenter. O problema ocasionou o trancamento da caixa de boca-de-lobo e com as contínuas chuvas dos últimos dias o fluxo extravasou. Trabalhadores da Secretaria de Infraestrutura atuaram na resolução do impasse na manhã desta terça-feira (31).
Um tubo com 40 centímetros de diâmetro substituiu a estrutura anterior. Além disso, blocos de concreto novos foram posicionados como uma “caixa-de-lobo morta”. O trabalho foi executado por oito funcionários da prefeitura e utilizado o suporte maquinário composto por uma máquina retroescavadeira, um caminhão basculante (caçamba) toco e um caminhãomunck.

Bairro Ferrovia
Na rua Malke Litwin Iochpe, no bairro Ferrovia, a equipe desobstruiu tubulações e colocou tubos. O local também foi inundado nos últimos dias. O coordenador de duas equipes da Secretaria de Infraestrutura, Luiz da Silva, comandou os trabalhos. “Sempre que a população notar a sinalização nas vias, quando estamos providenciando melhorias, pedimos que preste atenção, principalmente os motoristas, sobre os desvios sugeridos. Toda ação é planejada com a finalidade de causar o mínimo de impacto ao trânsito”, relata.

Roçadas nos canteiros centrais da Marechal Floriano
Servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos fizeram a manutenção dos canteiros centrais de divisão das quatro pistas de rolamento da avenida Marechal Floriano. Os serviços são desempenhados de forma completa, ou seja, além do aparamento da grama com máquina movida à gasolina, funcionários utilizam máquina aspiradora dos resíduos para tornar o local limpo. Os funcionários atuam em conformidade com normas de segurança, utilizando uniforme laranja formado por calças longas e blusas de manga longa para proteção do corpo, além dos equipamentos de proteção individual (EPIs), sendo avental, óculos, boné com rede protetora no rosto, protetores auriculares e botas.
 

Edital prevê distribuição de R$ 300 mil em projetos culturais

 
Podem se inscrever pessoas físicas, jurídicas de direito público, ou jurídicas de direito privado sem fins lucrativos nas áreas: artes cênicas, visuais, audiovisual, movimentos étnicos e artesanato, cultura gaúcha, literatura, memória e patrimônio e música
 
O ato de divulgação ocorreu no gabinete do prefeito Toni Duarte na manhã desta terça-feira (Foto: Marcio Avila)
 
Para os membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lages (CMPC), o lançamento do edital destinado ao financiamento direto a projetos culturais é a concretização de um anseio de anos. Elaborado numa parceria entre Fundação Cultural de Lages (FCL) e CMPC, o documento prevê a distribuição de R$ 300 mil em sete áreas da cultura e outros R$ 50 mil no credenciamento de pareceristas.  O ato de divulgação, que contou com a presença dos conselheiros e autoridades, ocorreu no gabinete do prefeito interino Toni Duarte na manhã desta terça-feira (31).
Podem se inscrever no edital pessoas físicas, pessoas jurídicas de direito público, ou pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos nas áreas: artes cênicas, artes visuais, audiovisual, movimentos étnicos e artesanato, cultura gaúcha, literatura, memória e patrimônio e música. Todas essas áreas têm cadeira representativa no CMPC. Os projetos encaminhados serão avaliados por comissão julgadora específica composta por pareceristas de fora do município (parecerista: pessoa com conhecimentos especializados ou técnicos que emite parecer sobre assunto submetido à sua apreciação).

FCL à disposição
O prefeito Toni Duarte destaca que esse era um anseio da comunidade e que foi possível graças ao trabalho conjunto entre Fundação Cultural de Lages e os conselheiros. “Esse é um grande avanço. Aqui as portas começam a abrir-se de fato e num ato pensado e democrático”, avalia. O superintendente da FCL, Mauricio Neves de Jesus, reforça a importância de ter um edital aberto e colocou a FCL à disposição daqueles que tiverem dificuldade na elaboração dos projetos. “Esse é um reconhecimento àqueles que fazem cultura com o suor do próprio rosto e dinheiro do próprio bolso”, frisa.
O diretor de Politicas Culturais da FCL, Gilson Maximo de Oliveira, explica que o edital seguirá um cronograma especifico por área contendo período de divulgação, inscrição, recurso, repasse, execução e de prestação de contas. Ele reforça que alguns pontos como valorização da identidade da cultura local e descentralização serão critérios adotados na avaliação dos projetos. “Queremos que os projetos sejam executados nos bairros e na área rural e atinjam o maior número de beneficiados”, relata.

Fomentando a cultura local
Para o representante da cadeira de música no conselho, Luiz Augusto Medeiros (Maraca), esse ato tem um significado bastante forte. “O caminho foi longo, mas é gratificante saber que teremos esse recurso para fomentar a cultura em nossa cidade, nos nossos bairros”, define. O edital está disponível na FCL e no site www.cultura.lages.sc.gov.br.
 

Morre terceira vítima de acidente com três veículos que voltavam de velórios

Um dos carros incendiou após a colisão  (Foto: PRF/Divulgação)
Morreu na tarde desta segunda-feira (30) o terceiro passageiro de um Golf de Xanxerê envolvido em um acidente com outros dois veículos no domingo (29), na BR-470 em São Cristóvão do Sul, na Serra Catarinense. Valdir Pinto da Silva, de 66 anos, estava internado no Hospital Hélio Anjos Ortiz, de Curitibanos.
Além de Valdir, morreram no domingo mãe e filho que estavam no mesmo veículo - Helena de Siqueira, de 52 anos, e Zenildo da Costa, de 26, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Um menino de 10 anos que estava em outro veículo recebeu alta, segundo o hospital. Seguiam hospitalizados na manhã desta terça (31) outras 9 vítimas do acidente, entre elas um bebê, que permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Voltavam de velórios
Os ocupantes dos três veículos envolvidos voltavam de velórios. Conforme as vítimas relataram aos policiais, o Golf de Xanxerê voltava de um sepultamento em Gaspar. Já os ocupantes dos dois veículos, um Corolla e outro Golf, de Blumenau viajavam juntos e voltavam de um velório no Paraná.

Ocupantes do Corola também foram para o hospital em SC (Foto: PRF/Divulgação)
Ocupantes do Corolla também foram para o
hospital em SC (Foto: PRF/Divulgação)
O acidente ocorreu no km 217 da BR-470, por volta das 12h de domingo. De acordo com a PRF, o motorista do Golf de Xanxerê perdeu o controle do veículo, rodou na pista e bateu de frente nos outros dois carros.
O Golf de Xanxerê pegou fogo após a colisão. O motorista e um passageiro conseguiram sair do veículo com ajuda de pessoas que passavam no local no momento do acidente.
No entanto, conforme os bombeiros, o carro incendiou rapidamente e não houve tempo para retirar as duas pessoas que estavam atrás.
Zenildo Costa e a mãe dele, Helena Siqueira da Silva, morreram no local. Os outros dois passageiros tiveram ferimentos graves, conforme os bombeiros.
No Golf com placas de Blumenau havia quatro pessoas, incluindo um bebê. Segundo os bombeiros, o motorista ficou preso às ferragens e foi retirado pelos socorristas.
No Corola havia cinco pessoas. O motorista foi levado ao hospital com suspeita de fratura e os demais ocupantes sofreram ferimentos leves.
Entre os ocupantes do Golf de Blumenau estava um bebê (Foto: PRF/Divulgação)Entre os ocupantes do Golf de Blumenau estava um bebê (Foto: PRF/Divulgação)

WhatsApp atualiza automaticamente com a função de chamadas de voz

WhatsApp começou a ser atualizado automaticamente para a versão que faz chamadas gratuitas pelo mensageiro. A novidade se iniciou na última semana, porém a maioria dos usuários começou a ganhar a função nesta segunda-feira (30). Por enquanto as chamadas no WhatsApp só estão disponíveis para dispositivos Android.
Como usar a função chamada no WhatsApp no Android? (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Para receber o recurso, o usuário deverá apenas ter instalado a mais recente versão (2.12.19) do aplicativo no smartphone. Junto com a nova função, o app atualiza a interface, apresentando uma aba para ligações, uma para conversas e a última com contatos. A atualização para iOS sairá em breve, segundo os desenvolvedores do WhatsApp. Anteriormente, para realizar as ligações o usuário deveria atualizar manualmente, baixando o arquivo APK e necessitava de convite.

Há um ano internado, Guilherme Karan recebe a visita de amigos e se mantém lúcido

Há um ano internado no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, Guilherme Karan mantém uma rotina povoada por lembranças. O ator de 57 anos segue em seu tratamento para a síndrome de Machado- Joseph, uma doença degenerativa, cercado de memórias.
Guilherme é mantido pelo pai, o almirante Alfredo Karan, em um apartamento dentro da unidade hospitalar, com tudo o que precisa. E por necessidade entenda-se sempre uma TV ligada. Há seis meses, o ator passou a aceitar a visita de alguns poucos amigos. Um ato de superação, dizem eles.
Entre estes amigos, está a atriz e diretora Tessy Callado, que andou capitaneando outros amigos do passado do ator. “Sou uma espécie de estandarte dessa história. Quando ele ainda estava na casa do pai, só eu podia subir para visitá-lo. E nossos encontros sempre foram de muita alegria. Jamais falamos sobre a doença dele”, conta ela, que da última vez em que esteve no hospital, há cerca de um mês, carregou a atriz Alice Borges: “Ele ficou tão feliz em vê-la, lembrou todos os espetáculos em que a viu, a primeira vez dela no palco. O que levamos para o Guilherme é a alegria de viver. Enquanto tanta gente está aí reclamando, existe alguém que luta para se manter feliz”.
Guilherme Karan com a diretora e amiga Tessy Callado
Guilherme Karan com a diretora e amiga Tessy Callado Foto: Reprodução
Tessy conta que Guilherme fala com dificuldade, mas consegue balbuciar as palavras e é ajudado pelo fiel escudeiro Claudio, que trabalha há anos com a família. “Conversamos em inglês muitas vezes”, diz ela: “O Guilherme continua antenadíssimo, sabe de tudo o que acontece no planeta”.
A lucidez é, para o pai do ator, quase um agravante. “A doença faz perder movimentos, deglutição, fala, mas a cabeça permanece lúcida. É de cortar o coração saber que meu filho percebe o que ocorre com seu corpo”, desabafa ele, que incentiva as visitas: “Ele fica muito feliz quando o filho dele, Gustavo, vem de Florianópolis para visitá-lo. Vejo a emoção nos olhos dele”.
Para Tessy, a dor de Guiherme foi maior ao ver a mãe e dois irmãos partirem por conta da mesma doença: “Foi um sofrimento enorme. Ele deu uma baqueadinha quando o último irmão morreu. Mas jamais demonstrou que a doença dele próprio era um problema. O Guilherme guarda aquela alegria que o Brasil todo conhece”.
Aos poucos, ela espera poder levar mais gente na sua caravana. Tony Tornado é um dos antigos colegas que estão nessa fila. “O Tornado grava tudo o que vai ao ar sobre o Karan, e manda o DVD para ele. Tentou vê-lo várias vezes, mas ele não deixava”, observa.
Guilherme é dependente do pai, mas recebe um salário da TV Globo, onde trabalhou até fazer “América”, há dez anos. “É pelo reconhecimento do trabalho dele, de tudo o que ele fez lá”, avalia o pai: “Eu conto com Deus e minha fé. Tudo o que não queria é que meus filhos sofressem. Mas essa doença é minha sina”.
Karan com a amiga, a autora Gloria Perez
Karan com a amiga, a autora Gloria Perez Foto: Arquivo/Extra
Entenda o caso
Guilherme herdou a doença da mãe, que repassou também aos outros três filhos. Dois morrerem, além da mãe, e uma irmã de Karan se mantém em uma cadeira de rodas.
A síndrome de Machado-Joseph é uma doença autossômica dominante, o que significa que ela é genética e hereditária, podendo ser transmitida pelo pai ou mãe. A doença é causada por uma mutação no gene do cromossomo 14, que gera uma proteína anormal (a ataxina 3) que se acumula dentro de algumas células do cérebro.
O diagnóstico é feito através de uma conversa com o paciente, onde é verificado se existe algum histórico da doença na família. Pode-se também realizar um teste genético para verificar a existência da síndrome. O tratamento é paliativo, ou seja, apesar de pesquisas, ainda não encontraram uma vacina ou tratamento que extermine a doença.
Guilherme Karan no 'TV Pirata'

Cerest atua na prevenção a acidentes e doenças do trabalho

 
“A adoção de medidas eficazes de segurança resolveria grande parte dos impasses.” Nayara Alano de Moraes
 
 
O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e Doenças Ocupacionais é 28 de abril. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Lages e área abrangente da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) executará atividades especiais em empresas do ramo madeireiro em Lages, segmento do topo das estatísticas de acidentes de maior gravidade e frequência. Segundo a gerente do Cerest, Nayara Alano de Moraes, trata-se de trabalhos voltados à prevenção de acidentes do trabalho.
Para desempenhar suas funções em acordo com o exigido pelas empresas é preciso que o colaborador tenha estrutura física e emocional para atuar, ambientes conforme suas necessidades, relacionamento em bom convívio com colegas e superiores. “A adoção de medidas eficazes de segurança resolveria grande parte dos impasses”, diz. Em Lages, no ano de 2014, foram registrados 965 acidentes de trabalho. Segundo o Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT/SC), o Estado ocupa a sexta posição no ranking nacional de acidentes e doenças do trabalho. Já o Brasil é o quarto colocado na estatística mundial de acidentes fatais, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2013.

LER e outros problemas
Os problemas vinculados à execução de movimentos repetitivos diários (Lesões por Esforço Repetitivo – LER) fazem parte da lista de grande parte dos acidentes – ferimentos no punho e mão, fraturas, luxações, amputações, lesões, traumatismos, lesões no ombro e outros. Acidentes típicos e de trajeto também aparecem nas estatísticas. Assédio moral e sexual, e violência organizacional, são formas de adoecimento do trabalhador. Transtornos mentais e comportamentais, como episódios depressivos, de estresse e ansiedade também são problemas comuns.

700 mil casos em média
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 700 mil casos de acidentes de trabalho são registrados em média no Brasil todos os anos, sem contar os casos não notificados oficialmente, de acordo com o Ministério da Previdência Social. O país gasta cerca de R$ 70 bilhões anualmente. Entre as causas dos acidentes estão maquinário velho e desprotegido, tecnologia ultrapassada, mobiliário inadequado, ritmo acelerado, assédio moral, cobrança exagerada e desrespeito a diversos direitos.

O que faz o Cerest
O Cerest consiste em um órgão do Sistema Único de Saúde (SUS) e possui convênio com a Secretaria Municipal da Saúde. Atua em parceria com o Ministério Público do Trabalho, sindicatos e Conselho Municipal da Saúde de Lages. O Centro de Referência tem por finalidade identificar, eliminar ou minimizar os riscos existentes nos ambientes de trabalho. Atua por intermédio do levantamento de dados, sistematização de informações em saúde, inspeção nos ambientes de trabalho, articula a assistência à saúde para portadores de agravos e doenças relacionadas.

Governo autoriza reajuste de 5% a 7,70% nos preços de remédios a partir desta terça

new caption

O governo federal autorizou reajustes de 7,70%, 6,35% e 5% nos preços de medicamentos, dependendo da categoria do produto, a partir desta terça-feira. Os valores, calculados pela indústria e antecipados pelo Estado na semana passada, constam de resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) publicada no Diário Oficial da União. 
Segundo a autorização, o ajuste tem como referência o mais recente Preço Fabricante (PF) publicado na lista de preços na página da CMED na internet. O ajuste é baseado em um modelo de teto de preços calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em um fator de produtividade, em uma parcela de fator de ajuste de preços relativos intrassetor e em uma parcela de fator de ajuste de preços relativos entre setores, em três níveis.
As regras valem para cerca de 20 mil itens do mercado farmacêutico, como antibióticos. Produtos com alta concorrência no mercado, fitoterápicos e homeopáticos não estão sujeitos aos valores estabelecidos pela CMED. Para esse grupo, o preço pode variar de acordo com a determinação do fabricante.
A CMED determina três faixas de ajuste, de acordo com a concorrência enfrentada pelo produto no mercado. Quanto maior a concorrência, maior o porcentual permitido para reajuste (7,70%). Para o nível intermediário, de remédios de classes terapêuticas consideradas de concorrência mediana, o aumento será de 6,35%.
Para aqueles mais concentrados - formados por remédios que estão ainda protegidos por patentes, como os usados em tratamento de câncer - o porcentual máximo de aumento será de 5%. 
O aumento deste ano está bem acima do autorizado ano passado. Em 2014, o reajuste máximo foi de 5,68%. Na classe intermediária, o reajuste concedido foi de 3,35% e o menor, de 1,02%.

Infraestrutura atende 12 bairros nesta terça-feira

 
O número de contato para os moradores comunicarem suas reivindicações é o 3225-3111
 
Nos bairros Tributo, Vista Alegre, São Luiz, Centenário e Santo Antônio serão executados patrolamento, cascalhamento e colocação de pedras britadas (Foto: Divulgação)
 
O último dia do mês de março será marcado pela prestação de serviços com obras em 12 bairros pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. Na avenida Presidente Vargas, bairro Coral, próximo ao Posto de Combustíveis Rota Sul, com construção de caixas de bocas-de-lobo; avenida 1º de Maio, Popular, com colocação de novos tubos; rua Maria Arlene da Luz, no Santo Antônio, com limpeza de vala; avenida Marechal Floriano, no Centro, e rua Malke Litwin Iochpe, no Ferrovia, com desobstrução de tubulações.
Na rua Terezinha Amaral Diehl, no Vila Mariza, recuperação de pavimento asfáltico; ruas Ricarte Pereira da Sá e Presidente Lincoln, no bairro Beatriz, serviços de construção de pontes, e ruas Cirilo Vieira Ramos, no Vila Nova, e Gustavo Richard, no Santo Antônio, com recuperação de calçamento. Nos bairros Tributo, Vista Alegre, São Luiz, Centenário e Santo Antônio serão executados trabalhos de patrolamento, cascalhamento e colocação de pedras britadas.

Cães e gatos passam por cirurgia para evitar filhotes

 
A existência de uma população canina e felina expressiva, na cidade de Lages, aliada ao trabalho já desenvolvido por alguns municípios de Santa Catarina, no que diz respeito a castração de animais, foi o que motivou a realização da campanha
 
Dentre as ações permanentes da Alpa destaca-se o Cãoterapia e a realização de palestras (Foto: Nilton Wolff)
 
Realizado no Colégio Industrial de Lages, o 2º Mutirão de Castração de Cães e Gatos, machos e fêmeas, teve inscrições limitadas, encerradas no dia 12 de março e os processos cirúrgicos foram executados no sábado (28) e domingo (29). O evento da Associação Lageana de Proteção aos Animais (Alpa) teve apoio da prefeitura. “Todas as pessoas que fizeram as inscrições receberam orientações sobre o procedimento médico-veterinário a que seus animais de estimação seriam submetidos”, diz a presidente da Alpa, Aracelli Hamman.
Segundo ela, a campanha do ano passado teve 271 inscrições, alcançando sucesso absoluto. “Não houve nenhuma morte decorrente da castração”, garante. A existência de uma população canina e felina expressiva, na cidade de Lages, aliada ao trabalho já desenvolvido por alguns municípios de Santa Catarina, no que diz respeito a castração de animais, foi o que motivou a realização da campanha, de acordo com Aracelli. “Estivemos em Imbituba que já tinha experiência de sucesso nessa área, pois havia a necessidade e viabilidade de Lages também fazer o mutirão”, conta.
Juliana e Jean Azeredo fizeram a inscrição há duas semanas para o Miki, gato de estimação com 5 meses de vida. “Ele recebeu anestesia geral para o procedimento. Pagamos apenas R$ 80,00 enquanto que em uma clínica particular cobra-se em torno de R$ 250,00 para o mesmo tipo de procedimento”, explica Juliana. “Tudo foi feito de forma muito organizada, estando de parabéns os realizadores e apoiadores da campanha”, conclui.

Metas da Alpa
Aracelli resume o trabalho da associação: “Trabalhamos pelos animais, não com animais”. Os objetivos são a conscientização; educação e valores; guarda responsável, ou seja, a garantia de que a pessoa que adotar um animal irá se empenhar no zelo e cuidados necessários para com ele. Dentre as ações permanentes da Alpa destaca-se o Cãoterapia e a realização de palestras. “O cãoterapia é desenvolvido na Apae, possibilitando o auxílio no desenvolvimento da psicomotricidade dos alunos especiais”, finaliza Aracelli.
 

Carrinho de supermercado 'gigante' é apreendido na BR-101


Veículo trafegava sem documentação na tarde desta segunda (30).
Carro era utilizado para entrega de mercadoria delivery, segundo empresa.

Do G1 SC
Carrinho não tinha autorização para trafegar em rodovias (Foto: PRF/Divulgação)Carrinho não tinha autorização para trafegar em rodovias (Foto: PRF/Divulgação)
Um carrinho de supermercado 'gigante', acoplado a um veículo monoposto, foi apreendido na tarde desta segunda-feira (30) na BR-101, nas imediações de Biguaçu, na Grande Florianópolis.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o automóvel era utilizado para fazer entregas de mercadorias na casa de clientes. Entretanto, ele não possuia documentação e equipamentos de segurança necessários para circular em vias públicas.
Monoposto acoplado a um carrinho de supermercado gigante foi apreendido (Foto: PRF/Divulgação)Monoposto acoplado a um carrinho de supermercado gigante foi apreendido (Foto: PRF/Divulgação)
O motorizado só poderia transitar em áreas particulares ou rurais, assim como um veículo gaiola. No momento da apreensão, um funcionário da empresa de supermercados o conduzia.
Nos documentos do veículo adulterado constava que o carro poderia conduzir até cinco pessoas. Pelas modificações, apenas uma pessoa sentada conseguiria circular nele.

De acordo com a PRF, o monoposto deve permanecer retido até que a empresa regularize a documentação e envie um guincho para a retirada do mesmo.

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...