terça-feira, 31 de março de 2015

Cerest atua na prevenção a acidentes e doenças do trabalho

 
“A adoção de medidas eficazes de segurança resolveria grande parte dos impasses.” Nayara Alano de Moraes
 
 
O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e Doenças Ocupacionais é 28 de abril. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Lages e área abrangente da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) executará atividades especiais em empresas do ramo madeireiro em Lages, segmento do topo das estatísticas de acidentes de maior gravidade e frequência. Segundo a gerente do Cerest, Nayara Alano de Moraes, trata-se de trabalhos voltados à prevenção de acidentes do trabalho.
Para desempenhar suas funções em acordo com o exigido pelas empresas é preciso que o colaborador tenha estrutura física e emocional para atuar, ambientes conforme suas necessidades, relacionamento em bom convívio com colegas e superiores. “A adoção de medidas eficazes de segurança resolveria grande parte dos impasses”, diz. Em Lages, no ano de 2014, foram registrados 965 acidentes de trabalho. Segundo o Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT/SC), o Estado ocupa a sexta posição no ranking nacional de acidentes e doenças do trabalho. Já o Brasil é o quarto colocado na estatística mundial de acidentes fatais, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2013.

LER e outros problemas
Os problemas vinculados à execução de movimentos repetitivos diários (Lesões por Esforço Repetitivo – LER) fazem parte da lista de grande parte dos acidentes – ferimentos no punho e mão, fraturas, luxações, amputações, lesões, traumatismos, lesões no ombro e outros. Acidentes típicos e de trajeto também aparecem nas estatísticas. Assédio moral e sexual, e violência organizacional, são formas de adoecimento do trabalhador. Transtornos mentais e comportamentais, como episódios depressivos, de estresse e ansiedade também são problemas comuns.

700 mil casos em média
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 700 mil casos de acidentes de trabalho são registrados em média no Brasil todos os anos, sem contar os casos não notificados oficialmente, de acordo com o Ministério da Previdência Social. O país gasta cerca de R$ 70 bilhões anualmente. Entre as causas dos acidentes estão maquinário velho e desprotegido, tecnologia ultrapassada, mobiliário inadequado, ritmo acelerado, assédio moral, cobrança exagerada e desrespeito a diversos direitos.

O que faz o Cerest
O Cerest consiste em um órgão do Sistema Único de Saúde (SUS) e possui convênio com a Secretaria Municipal da Saúde. Atua em parceria com o Ministério Público do Trabalho, sindicatos e Conselho Municipal da Saúde de Lages. O Centro de Referência tem por finalidade identificar, eliminar ou minimizar os riscos existentes nos ambientes de trabalho. Atua por intermédio do levantamento de dados, sistematização de informações em saúde, inspeção nos ambientes de trabalho, articula a assistência à saúde para portadores de agravos e doenças relacionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

  A partir do dia 1º de junho, as empresas de telemarketing terão que seguir novas regras definidas pela Agência Nacional de Telecomunicaçõe...