“A ação veio contribuir com a nossa comunidade, que é carente. Estamos satisfeitos e agradecidos ao prefeito. Muitas pessoas não tinham a sua primeira carteira de identidade.” Samara Garcia
Secretarias de Saúde, Habitação, Meio Ambiente e de Infraestrutura, Balcão Cidadão e Banco do Emprego prestaram serviços à comunidade (Foto: Toninho Vieira)
A 1ª Ação Cidadã do Gralha Azul, nesta sexta-feira (27), estimulou os moradores do bairro e proximidades a saírem de casa e comparecerem à Igreja do Evangelho Quadrangular apesar do mau tempo. Trabalhadores das Secretarias de Saúde, Habitação, Meio Ambiente e de Infraestrutura, Balcão Cidadão e Banco do Emprego prestaram serviços.
Cessão de terreno
Numa área institucional, pertencente à Prefeitura de Lages, medindo 355,60 metros quadrados, atrás da Academia da Terceira Idade (ATI) no Gralha Azul, será construída a sede da associação de moradores. “Temos a intenção de aproveitar bem o espaço e solicitar também um parque infantil”, comenta a presidente da entidade, Samara Garcia. Nesta sexta, o secretário de Habitação, Ivan Magaldi Junior, entregou para Samara o termo de compromisso para utilização do terreno.
Existiu a burocracia que precisou ser vencida. “Hoje é o grande dia para a comunidade. No local cedido poderão levantar a sede e realizar os investimentos dos quais necessitam”, diz Ivan. A presidente conta que, com a sede, poderão executar programas sociais e promover jantares beneficentes, entre outros eventos, para ajudar a comunidade. “Vamos procurar apoio do município para a elaboração do projeto arquitetônico e buscaremos recursos de emendas junto a deputados. Contamos com o apoio da sociedade. É uma luta de cinco anos. Agora o município vem dando grande valor ao nosso bairro”, destaca.
Conjunto de ações
A Secretaria de Saúde ofereceu coleta de material para exame preventivo ao câncer do colo do útero, aferição de pressão arterial e da taxa de glicemia, e pesagem de crianças, sendo que os serviços foram disponibilizados no Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Adelina Tramontin Sommariva. Os Programas Saúde da Mulher, do Homem, da Criança e do Adolescente, do Idoso, Hiperdia e Bucal foram explicados à comunidade.
O Balcão Cidadão superou a emissão de 200 documentos, sendo 100 carteiras de identidade, 100 Cadastros de Pessoa Física (CPFs) e mais de dez Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS). “A quantidade de CPFs geralmente acompanha o mesmo tanto de RGs. Quanto à Carteira de Trabalho, foram emitidas mais de dez aos cidadãos a partir dos 14 anos”, acrescenta a agente administrativo Janaina Lins, adiantando que dentro de 60 dias todos os documentos deverão estar prontos.
As fotos foram feitas na hora. O número do CPF também é gerado no mesmo instante. “Se o cidadão desejar imprimir o CPF e não tiver condições de fazê-lo, faremos isso na sede do Balcão, na rua Zeca Neves”, avisa Janaina. Para o Gralha Azul foram levados os dois estúdios fotográficos do Balcão Cidadão, conforme determinação do prefeito Elizeu Mattos. As advogadas Nayara Corrêa e Susana Camargo prestaram assessoria jurídica gratuitamente.
Moradores aprovam
A dona de casa Mariana Cardoso de Oliveira, 27 anos, foi até à Igreja providenciar os documentos das três filhas de 9, 4 e 3 anos. “Será mais fácil para pegar ficha para consulta no postinho daqui em diante. Eu já deixei de fazer o Cartão SUS delas por não terem a carteira de identidade. A ação hoje facilitou muito para mim”, descreve. A empregada doméstica Solange de Fátima Oliveira Santos, 43, levou a filha de 4 anos para solicitar a carteira de identidade. “Facilita para as consultas porque geralmente o pessoal pede. É um documento que ela vai precisar no futuro. Ela vai aproveitar agora e quando estiver maior, só renova. A ação ajuda muita gente que não tem condições de se deslocar até o Centro e que não pode pagar, principalmente as fotos”, ressalta.
Oportunidade de trabalho
O Banco do Emprego recebeu 20 currículos e entregou 11 cartas de encaminhamento direcionando candidatos a trabalho a comparecem às entrevistas em empresas, de acordo com o perfil e vagas disponíveis. “A ação veio contribuir com a nossa comunidade, que é carente. Veio em boa hora. Estamos satisfeitos e agradecidos ao prefeito. Muitas pessoas não tinham a sua primeira carteira de identidade”, comenta a presidente da associação de moradores, Samara Garcia, acrescentando que o Gralha Azul conta com 2.350 habitantes, o que significa quase 400 famílias em oito ruas.
Data: 27/06/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário