Parte dos moradores foi retirada e realocada na associação de moradores. O nível do rio Carahá subiu ainda mais nesta sexta, resultando em seu transbordamento no trecho próximo aos bairros Caça e Tiro, Vila Nova e Várzea
Entre as 17h de quinta e 17h desta sexta, o acúmulo de chuva chegou a 75 milímetros. Para este sábado a previsão indica diminuição considerável do fenômeno, chegando a 11 milímetros acumulados (Foto: Nilton Wolff)
As fortes chuvas que castigam Santa Catarina provocaram inundações nas residências de dez famílias no popularmente conhecido “Beco das Bracatingas”, no bairro Habitação, em Lages, nesta sexta-feira (27). Parte dos moradores foi retirada por agentes da Defesa Civil Municipal e realocada na associação de moradores. Outros se abrigaram na casa de parentes. A Secretaria de Assistência Social providenciará cestas básicas e colchões, assim como a Defesa Civil, para os necessitados. O plantão e monitoramento ocorrem de forma ininterrupta.
Carahá transborda
O nível do rio Carahá subiu ainda mais nesta sexta, resultando em seu transbordamento no trecho próximo aos bairros Caça e Tiro, Vila Nova e Várzea. Em outros pontos as águas estão bem próximas à pista dos veículos. Entre as 17h de quinta e 17h desta sexta, o acúmulo de chuva chegou a 75 milímetros em Lages. Para este sábado (28) a previsão indica diminuição considerável do fenômeno, chegando a 11 milímetros acumulados.
Obstrução causa aquaplanagem
No fim da tarde de sexta, a água acumulada na pista, na avenida Santa Catarina (perto do bairro Conte), provocou a aquaplanagem de um veículo, fazendo com que o motorista perdesse o controle do carro e colidisse em um poste, arrancando-o do seu lugar. O poste atingido estava situado a três postes da lombada eletrônica de controle de velocidade. O condutor do veículo evadiu-se do local.
De acordo com o vice-coordenador da Defesa Civil, Mushue Hampel, também secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, funcionários das Secretarias de Infraestrutura, com suporte do Meio Ambiente e da Defesa Civil, estão trabalhando para a desobstrução da boca-de-lobo entupida que provocou o represamento da água pluvial na avenida, diretamente ligada ao acidente. Estão sendo utilizados uma máquina retroescavadeira, um caminhão basculante (caçamba) e outro caminhão, hidrojato. Agentes de trânsito municipais auxiliam no controle do tráfego.
Atenção!
“Pedimos aos moradores que monitorem o nível de rios e córregos próximos às suas casas e acionem a Defesa Civil antes de a água chegar em suas residências, alagando-as. A equipe de plantão estará a postos para o deslocamento e retirada de famílias. Quem precisar, deverá ligar para o número 199”, alerta Hampel, ao reforçar que documentos devem ser guardados em sacolas plásticas, assim como materiais básicos de higiene, no caso de realocações.
Data: 27/06/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário