O pico, segundo relatório da Secretaria de Saúde, ocorreu no dia 19, uma quinta-feira, quando 59 pessoas foram assistidas
Consumo de bebidas alcoólicas, dores abdominais, cefaleias, fraturas, suturas e dores em geral foram os casos mais corriqueiros (Foto: Sandro Scheuermann)
Os profissionais da Secretaria de Saúde, em atuação durante os dez dias da 26ª Festa Nacional do Pinhão, na estrutura do pronto-atendimento montada no parque de exposições Conta Dinheiro, receberam pacientes que visitavam as atrações, analisando sua frequência cardíaca, pressão arterial e taxa glicêmica, fornecendo remédios básicos, aplicando injeções e soros e fazendo curativos e suturas, além de manter as pessoas debilitadas em observação em macas, camas e sofás (cerca de 30 leitos). No total, 348 atendimentos.
O pico, segundo relatório da secretaria, ocorreu no dia 19, uma quinta-feira, quando 59 pacientes foram assistidos. Os motivos que levaram o público a acionar o serviço de saúde foram o consumo de bebidas alcoólicas, dores abdominais, cefaleias, fraturas/suturas e dores em geral. Trabalharam 25 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e apoio.
Veículos da Secretaria de Saúde, incluindo ambulância, fizeram parte da estrutura. A parceria entre a secretaria e a Unimed possibilitou que uma ambulância de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e um médico estivessem à disposição. Maqueiros percorriam o parque à procura de pessoas necessitadas de resgate. Os casos graves foram encaminhados aos hospitais e ao Tito Bianchini. Em 2013 foram prestados 339 atendimentos.
Recanto do Pinhão
No pronto-atendimento Tito Bianchini, no Centro, o trabalho seguiu normalmente, inclusive com assistência ao público visitante ao Recanto do Pinhão, na praça João Costa. “Vejo como um ponto bem positivo da Festa do Pinhão ter um pronto-atendimento. Sou natural de Caxias do Sul e na Festa Nacional da Uva não há um serviço como em Lages”, diz a secretária de Saúde, Cristina Subtil. “O uso abusivo de bebida alcoólica e outras drogas gera o aumento da demanda, mas nada diferentemente do que em outras festas. E a Secretaria de Saúde está preparada para isso”, acrescenta. Com o atendimento direto no parque não ocorreu aumento da demanda no Centro.
Data: 27/06/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário