“Uma operação desta, nos últimos 15 anos, está sendo a primeira. O Salto estava muito abandonado e agora está começando a despertar. Já mudou bastante coisa, para melhor.” Jovane de Souza
Próxima operação acontecerá no dia 14 de maio, em Potreiros (Foto: Sandro Scheuermann)
A coordenação do serviço de Saúde do Interior, da Secretaria de Saúde, esteve nesta quarta-feira (23) na Associação de Moradores do Salto Caveiras (Amosc) promovendo a miniação, que prestou mais de 140 atendimentos, entre eles vacinação contra a gripe H1N1 e Influenza ao público de risco; consultas médicas; fornecimento de medicamentos; exame de diabetes; atividades com educadora física; orientações do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) com fisioterapeuta, psicóloga e nutricionista. Pelo Centro de Zoonoses houve exposição de animais sinantrópicos e peçonhentos – aranhas, escorpiões, carrapatos, larvas do mosquito da dengue, morcegos, ratos e cobras, com esclarecimentos sobre como proceder em acidentes.
Cuidando da beleza
Profissionais do Centro de Referência em Assistência Social (Cras V), que abrange a região do bairro Santa Mônica, incluindo localidades rurais da região Leste (Salto Caveiras, Santa Terezinha do Salto, Boqueirão, Floresta, Cedro Alto, Manfrói, Cabo de Lança e Passo dos Fernandes) ofereceram serviços de beleza. Alunas pintaram as unhas das visitantes e cortaram cabelos de homens, mulheres e crianças, de graça.
Além disso, cadastraram famílias para o Cras. “Também atualizamos dados do Cadastro Único (CadÚnico) para programas federais e divulgamos cursos do Pronatec”, reitera a coordenadora do Cras, Mirian Meulli Demeneck Baggio, ao observar dona Luci, que trabalha cuidando da casa, reside na Encruzilhada do Salto. Luci optou primeiro em cuidar da beleza para então passar pelos demais serviços gratuitos. “Vim fazer as unhas e ficar linda”, descreve.
Salto estava abandonado
O agropecuarista Jovane de Souza, 68 anos, mora no Salto Caveiras há 43 anos e aproveitou para se submeter a um check-up. “Vim com a esposa, Elizete, que também recebeu cuidados. A área da saúde sempre foi atendida, aqui, mas uma operação desta, nos últimos 15 anos, está sendo a primeira. O Salto estava muito abandonado e agora está começando a despertar. Estamos reivindicando ações e gradativamente estão acontecendo. Já mudou bastante coisa, para melhor”, destaca.
Em Potreiros, dia 14 de maio
A coordenadora da equipe Saúde do Interior, enfermeira Diana Varela, recorda que esta é a segunda edição da miniação em áreas rurais. A primeira aconteceu em Cadeados, em março, quando 120 pessoas foram atendidas. “Queremos direcionar melhor o nosso olhar sobre a comunidade rural devido à vulnerabilidade e pouco acesso aos serviços, ou desconhecimento mesmo”, ressalta.
No dia 14 de maio será a vez da localidade de Potreiros receber a miniação em sua associação de moradores, entre as 10h e 15h. “Optamos por este horário porque sabemos que as famílias têm os compromissos do campo para cumprir, como a ordenha das vacas, bem cedo”, adianta Diana.
Atendimento mensal no Salto
Mensalmente, a população do Salto Caveiras recebe os serviços de um médico e dentista. Os três Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) da localidade atendem, permanentemente, cerca de 90 famílias.
Data: 23/04/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário