quarta-feira, 30 de abril de 2014

Com... Viver Samt promove o bem-estar dos idosos


“Lá nós rezamos, proseamos, nos divertimos, dançamos, aproveitamos a merenda. É uma ‘beleza’ quando tem esses passeios porque a gente se renova.” João Vieira Córdova
O projeto está baseado nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Foto: Nilton Wolff)
O projeto está baseado nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Foto: Nilton Wolff)
Quem disse que existe idade certa para dançar, dar risada e se apaixonar pela vida? Paixão pela vida e vontade de recomeçar a cada dia é o que move os idosos dos três asilos de Lages (Vicentino, Menino Deus e Sociedade de Assistência Social, Educacional e de Apoio aos Desamparados de Lages - Saseadla), e os atendidos pelo Grupo Espírita Obreiros da Nova Era. Nesta terça-feira (29), 35 asilados do Vicentino e Saseadla, e do Obreiros, participantes do Projeto Com... Viver, da Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt), estiveram reunidos.
Foi uma tarde de orientações e de lazer na sede da Associação Lageana da Terceira Idade (Alteri), no Habitação. Uma das coordenadoras do Com... Viver, Gislaine Neves Maciel, explica que o projeto está baseado nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Política Nacional de Assistência Social e Sistema Único da Assistência Social (Suas). “Cada um deles tem uma história de vida única, com seus dramas e prazeres. Muitos passam pela tristeza do abandono familiar”, reflete.
Para a presidente da Alteri, Rita Parizotto, os resultados vão além da convivência. “A Samt está fazendo um trabalho fantástico, pois a integração entre as entidades facilita a vida deles. Já pode se perceber o resgate da cidadania, a alegria de viver, e até o encurtamento do uso de medicamentos; eles estão mais saudáveis”, atesta.

Sorriso saudável

A cirurgiã dentista Zilda Ferreira de Macedo, que presta serviços clínicos gerais na Samt, para o público atendido pela entidade e pela Secretaria de Assistência Social, em vulnerabilidade social, repassou esclarecimentos acerca da saúde bucal do idoso. “Falamos do uso de próteses totais (dentaduras), limpeza e higienização, trocas por conta do tempo de uso ou por má adaptação, prevenção ao câncer de boca”, relaciona. Os principais problemas bucais que acometem pessoas com mais de 60 anos são o câncer, a hiperplasia gengival (crescimento da gengiva), cárie de raiz e as periodontais.
A Samt ofereceu um lanche à melhor idade, com torta de chocolate, torta salgada, cuca, bolachas de polvilho e chás. Depois os participantes foram para a pista de dança ao som da gaita-ponto de Zé Moreno. O evento encerrou com momentos de espiritualização.

Boas companhias

João Vieira Córdova, 92 anos, mora no Guarujá e compõe o grupo de beneficiados pelo trabalho voluntário do Obreiros da Nova Era. “Nós rezamos, proseamos, nos divertimos, dançamos, aproveitamos a merenda. É uma ‘beleza’ quando tem esses passeios porque a gente se renova”, descreve. Ele é casado com Amélia Padilha Córdova, 88 anos, que também estava no evento.
A gaúcha Vilma Moraes Machado, 78 anos, viúva, mora no Saseadla (bairro Bela Vista) há nove meses, mas esteve no Vicentino por cinco anos. Natural de Estrela, morou no Jardim Panorâmico, em Lages, por 22 anos. “Eu fui parar no asilo porque quebrei a perna; minha filha trabalha e tive de ir para lá. Nessas atividades (Com... Viver) têm sempre boas companhias”, garante.
Alteri

A Alteri surgiu há 25 anos e atende 780 idosos de 21 bairros de Lages, com atividades desenvolvidas de segunda à sexta-feira, à tarde, em sua sede, de acordo com a coordenadora Aline Dallazen.
Data: 30/04/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...