quarta-feira, 13 de novembro de 2013

REDAÇÃO OFICIAL-Exercícios com gabarito

A redação oficial é caracterizada pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
Esses mesmos princípios aplicam-se às comunicações oficiais: elas devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem
1) CESPE - 2006 - MPE-TO

Imagem 005.jpg

Com base nesse texto, julgue o próximo item.

Caso um chefe de departamento do serviço público resolvesse recomendar aos funcionários o emprego da linguagem simples, sem floreios, o expediente de comunicação oficial mais adequado e ágil para tal seria o parecer técnico acompanhado da exposição de motivos.

Certo Errado





2) CESPE - 2012 - PC-AL

Os documentos do padrão ofício têm por finalidade exclusiva estabelecer comunicação de temas oficiais de forma eminentemente interna a um órgão público, primando pela agilidade e objetividade no trato de suas matérias.

Certo Errado


3) CESPE - 2012 - TJ-AC

Julgue os itens seguintes, acerca das correspondências oficiais.

O documento utilizado por ministro de Estado que desejar convidar outro ministro para a mesa de abertura de um seminário é a mensagem.

Certo Errado
  

4) CESPE - 2012 - PC-AL

Caso o chefe do setor de comunicação social de uma autarquia federal vinculada a determinado ministério queira comunicar-se com o ministro de Estado respectivo, para tratar de assunto de interesse público, o documento oficial a ser por ele utilizado para esse fim será a mensagem, cujo fecho deverá conter a expressão Respeitosamente, por se dirigir a autoridade hierarquicamente superior.

Certo Errado


5) CESPE - 2012 - ANCINE

Em memorando para o encaminhamento de informações ou para a solicitação de providências, o destinatário deve ser identificado apenas pelo cargo que ocupa; caso se trate de memorando que contenha documento anexo, o destinatário deve ser identificado pelo nome e pelo cargo que ocupa.

Certo Errado
  

6) CESPE - 2012 - TCE-ES

Para que a mensagem de correio eletrônico, cada vez mais empregada no serviço público, tenha valor documental, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

Certo Errado


7) CESPE - 2012 - TCE-ES

Avisos destinados unicamente a encaminhar documentos devem ser iniciados com a referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se não tiver havido solicitação da remessa, deve constar no campo Assunto a expressão Sem solicitação prévia.

Certo Errado
  

8) CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)

A impessoalidade e o emprego do padrão culto de linguagem garantem a clareza textual, pois evitam que haja ambiguidade no texto.

Certo Errado


9) CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)

O emprego de linguagem simples e vocabulário acessível denota coloquialidade, razão por que deve ser evitado em correspondências oficiais.

Certo Errado


10) CESPE - 2012 - PC-AL

A redação da correspondência oficial deve se pautar pela correção gramatical e pelo uso de linguagem clara; por isso, expressões de cunho regional devem ser utilizadas em documentos expedidos pelo poder público.

Certo Errado





1) Errado
Em regra, a exposição de motivos é dirigida ao Presidente da República por um Ministro de Estado. Nesse caso o meio mais adequado seria o memorando circular.

Memorando: É a modalidade de texto oficial utilizada para comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

Memorando Circular: Correspondência remetida ao mesmo tempo a vários destinatários internos. Adota a mesma forma do memorando.

2) Errado.
A correspondência com finalidade eminentemente interna é o memorando.

3) Errado
A correspondência adequada é o Aviso.

Como rege no Manual da Redação Oficial: "o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridade de mesma hierarquia, ..."

4) Errado
O termo Respeitosamente seria corretamente empregado se não fosse o erro da questão ao dizer que a mensagem seria o instrumento adequado para a comunicação entre o chefe de comunicação social da autarquia e o ministro de Estado. O instrumento correto a ser utilizado seria o OFÍCIO.
Mensagem: É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos , notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública;

5) Errado
No memorando, a forma de se designar o destinatário é sempre a mesma, independente do assunto a ser tratado ou de conter anexos. O destinatário será mencionado apenas pelo cargo que ocupa.

6) Certo
O Certificado Digital serve para garantir a autenticidade do emissor do e-mail.

7)  Errado
Quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:

– introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula:

8) Errado
O problema aqui está em "garantem". O emprego da impessoalidade e o emprego do padrão culto de linguagem favorecem, certamente, a clareza textual, mas não podem garantir que um texto estará livre de ambiguidade.

9) Errado
Linguagem simples e vocabulário acessível não implica em coloquialidade. A coloquialidade é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não se exige a observância do padrão culto de linguagem.  Lembre-se que o padrão culto nada tem contra a simplicidade de expressão, desde que não seja confundida com pobreza de expressão.
  
10) Errado
As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.






11) CESPE - 2012 - TJ-AC

Considere que um servidor de determinado tribunal tenha de redigir um ofício dirigido a outro órgão do Judiciário. A respeito das características desse tipo de documento, julgue os itens que se seguem.

O campo assunto pode ser dispensado caso o ofício seja de mero encaminhamento de documento, uma vez que não há necessidade de resumir o texto.

Certo Errado


12) CESPE - 2011 - PC-ESs

Julgue os itens seguintes, acerca das correspondências oficiais.

Os adjetivos referidos aos pronomes de tratamento concordam com o gênero do interlocutor.

Certo Errado


13) CESPE - 2012 - PC-CE

Em um memorando expedido no primeiro dia do mês de fevereiro do corrente ano, a forma correta de indicar a data seria “Em 1.º de fevereiro de 2012”.

Certo Errado


14) CESPE - 2010 - AGU - Contador

Todos os expedientes oficiais devem conter, após o fecho, a assinatura e a identificação do signatário.

Certo Errado
  

15) CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN)

Memorando, ofício e aviso, expedientes da comunicação oficial que servem ao mesmo propósito funcional, são usados, geralmente, no padrão formal denominado "padrão ofício", em virtude de poderem adotar a mesma diagramação na distribuição das partes.

Certo Errado
  

16) CESPE - 2009 - DETRAN-DF - Auxiliar de Trânsito

A troca de mensagens por correio eletrônico adquire valor documental, em órgãos do Poder Executivo, a partir do momento em que o destinatário confirma o recebimento da mensagem.

Certo Errado


17) CESPE - 2009 - DETRAN-DF

Utilizado para o envio antecipado de documentos, o fax pode ser arquivado tal como recebido, desde que substituído pelo documento original no prazo de 3 meses.

Certo Errado


18) CESPE - 2013 - CNJ

Imagem 007.jpg

Para que o ofício hipotético acima esteja de acordo com os padrões estabelecidos no Manual de Redação da Presidência da República, a identificação do tipo e do número do expediente deve ser alterada para: Ofício n.º 265/2013/GC-EAS.


Certo Errado


19) CESPE - 2013 - CNJ

Imagem 007.jpg

Para que o ofício hipotético acima esteja de acordo com os padrões estabelecidos no Manual de Redação da Presidência da República, o parágrafo e o fecho devem ser numerados.


Certo Errado


20) CESPE - 2013 - CNJ

Imagem 007.jpg

Para que o ofício hipotético acima esteja de acordo com os padrões estabelecidos no Manual de Redação da Presidência da República, o nome do órgão em que trabalha a pessoa que subscreve o documento deve ser retirado do espaço destinado à identificação do signatário, permanecendo, nesse espaço, apenas o nome e o cargo de quem assina o expediente.


Certo Errado




11) Errado
As correspondências oficiais do padrão ofício deverão ter o campo "assunto" sempre. Observe que o campo "assunto" não é exigido em todas as correspondências oficiais, como exemplo, temos a Exposição de Motivos (enviada por Ministro ao Presidente ou Vice-Presidente da República), a qual não traz destinatário nem assunto.

12) Certo
Os adjetivos referidos aos pronomes de tratamento concordam com o gênero do interlocutor e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se o interlocutor for homem, o correto é "Vossa Excelência está atarefado"; se mulher, "Vossa Excelência está atarefada".

13) Certo

14) Errado
Todas as comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura, exceto as comunicações assinadas pelo Presidente da República.

15) Errado
O que torna a questão errada é afirmar que atendem ao mesmo propósito funcional. Possuem finalidades diferentes.

16) Errado
Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, i. é, para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

17) Errado
Se necessário o arquivamento, deve-se fazê-lo com cópia xerox do fax e não com o próprio fax, cujo papel, em certos modelos, se deteriora rapidamente.

18) Certo
O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes: tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede

19) Errado
Nos casos em que não for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter em sua estrutura os parágrafos do texto numerados. Uma vez que o ofício é para encaminhamento de documentos, não é exigida a numeração. Além disso, o fecho nunca é enumerado.

20) Certo
O nome do órgão vem no cabeçalho de quem emiti o ofício. Por isso não é necessário repetir novamente o nome do órgão após a identificação do signatário.






21) CESPE - 2012 - MPE-PI

No memorando, no aviso e no ofício, a presença do vocativo é imprescindível e, neste último, o destinatário é mencionado pelo cargo que ocupa.

Certo Errado



22) CESPE - 2012 - MPE-PI

Recomenda-se não deixar em página isolada a assinatura de quem expede um documento oficial, devendo-se, nesse caso, transferir para essa página a última frase anterior ao fecho.

Certo Errado


23) CESPE - 2012 - PM-AL

Assinale a opção correta no que diz respeito à forma e à estrutura da mensagem, conforme estabelece o Manual de Redação da Presidência da República.

a) A mensagem deve conter a indicação do tipo de expediente e de seu número, horizontalmente, no início da margem esquerda.

b) Na mensagem, o local e a data de expedição do documento devem estar alinhados, no início do texto, à margem direita.

c) Quando direcionada ao presidente do Congresso Nacional, a mensagem deve indicar o vocativo “Excelentíssimo Presidente do Congresso Nacional”, centralizado no início do expediente, logo após a data de expedição da correspondência.

d) O texto do corpo da mensagem deve ser numerado, e deve estar organizado em itens ou títulos e subtítulos.

e) A mensagem, assim como os demais expedientes oficiais, sobretudo os emitidos pelo presidente da República, deve conter a identificação do signatário.



24) CESPE - 2012 - TJ-AL

Imagem 006.jpg


Entre as ações necessárias para a adequação ou manutenção do documento apresentado às normas gerais e específicas das correspondências oficiais se inclui

a) a substituição de “A Sua Excelência o Senhor” por A Vossa Excelência o Senhor.

b) a substituição de FIFA, no corpo do texto, por fifa.

c) a inserção, ao final do texto, do local e da data, em que o documento foi assinado, com a seguinte forma: Em 10 de junho de 2012.

d) o detalhamento do teor do documento, que foi expresso de forma muito resumida no item “Assunto”, em desacordo, portanto, com os princípios que orientam a redação de correspondências oficiais.

e) o deslocamento do fecho, de modo a alinhá-lo com o início do parágrafo do corpo do texto.




25) CESPE - 2012 - TJ-AL

Imagem 006.jpg


Com base no exemplo de documento oficial apresentado, assinale a opção correta acerca da redação de correspondências oficiais.

a) A referência à data atende às normas estabelecidas para a redação de correspondências oficiais.

b) O vocativo está corretamente empregado, dado que a correspondência é endereçada a autoridade do Poder Executivo.

c) O documento apresenta as características de um ofício, expediente a ser utilizado para a comunicação entre autoridades de mesma hierarquia.

d) O fecho empregado no documento está adequado, considerando-se os cargos ocupados pelo seu emissor e pelo seu destinatário.

e) O emprego da primeira pessoa em “Convido-o” não atende a exigência de impessoalidade que deve caracterizar os expedientes oficiais.


26) CESPE - 2012 - PM-AL

Considerando as normas do Manual de Redação da Presidência da República referentes às correspondências oficiais que adotam a diagramação do padrão ofício, assinale a opção correta.

a) Em tais documentos, no campo assunto, deve-se apresentar detalhadamente o assunto que motiva a comunicação; no caso de haver mais de uma ideia a ser exposta, cada sentença deve ser separada da outra por ponto final.

b) Em se tratando de memorando ou de aviso, devem ser incluídos, no campo destinatário, o nome, o cargo e o endereço da pessoa a quem se direciona a comunicação oficial.

c) No ofício, o alinhamento do vocativo coincide com o do endereço do signatário.

d) A mensagem, o ofício e o memorando adotam a mesma diagramação, diferenciando-se apenas porque, no memorando, a data e o local de expedição do documento se encontram alinhados à direita, no início do documento.

e) Tipo e número do expediente seguidos da sigla do órgão expedidor, assunto, texto, destinatário, assinatura e identificação do signatário são elementos comuns às correspondências que seguem o padrão ofício.


27) CESPE - 2012 - TJ-AL

Acerca da redação de correspondências oficiais, assinale a opção correta.

a) Nas correspondências expedidas pelo Presidente da República, é dispensável a assinatura do signatário logo após sua identificação, que deve ser feita apenas pelo nome do cargo: Presidente da República Federativa do Brasil.

b) Deve constar do ofício o endereço da pessoa a quem é dirigido, que deve ser identificada por nome e cargo.

c) Tanto no memorando quanto no aviso, é dispensável a inclusão do local em que o documento foi assinado, haja vista que tal informação, referente ao local, já consta no envelope de endereçamento do expediente.

d) A estrutura de um memorando cuja finalidade seja o encaminhamento de documentos compõe-se de introdução, desenvolvimento e conclusão

e) Devem-se empregar na introdução das comunicações oficiais formas como Tenho a honra de... e Tenho o prazer de..., em razão da cordialidade e cortesia que devem pautar o tratamento pessoal na administração pública.


28) CESPE - 2012 - Banco da Amazônia

Considerando as características dos documentos oficiais, sobretudo a impessoalidade, a clareza, a concisão, a formalidade e a uniformidade, julgue os itens subsequentes.

A fim de simplificar e de tornar mais célere e ágil a tramitação do memorando, os despachos a esse documento oficial devem ser dados no próprio documento, o que assegura maior transparência à tomada de decisões e permite que se mantenha um histórico do andamento do assunto tratado no expediente.

Certo Errado


29) CESPE - 2012 - TJ-AC

Considere que um servidor de determinado tribunal tenha de redigir um ofício dirigido a outro órgão do Judiciário. A respeito das características desse tipo de documento, julgue os itens que se seguem.

Caso o destinatário ocupe um cargo hierarquicamente inferior ao do remetente, o fecho adequado para o documento será “Cordialmente”.

Certo Errado


30) CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)

Em comunicações dirigidas a chefes de poder, o vocativo adequado é “Excelentíssimo Senhor”, seguido do nome do cargo correspondente.

Certo Errado



21) Errado
O erro encontra-se na parte da afirmativa que diz que no ofício o destinatário é mencionado pelo cargo que ocupa, o que está errado. Na modalidade memorando é onde isto ocorre.

22) Certo

23) A)

a) Certo . Ex: 
Mensagem n°

b) Deve estar alinhado à margem direita.

c)  O correto é “Excelentíssimo Senhor”

d) O texto do corpo da mensagem NÃO deve ser numerado.

e) A mensagem, como os demais atos assinados pelo Presidente da República, não traz identificação de seu signatário.

24) E) 
O fecho deve estar alinhado com o início do parágrafo. 

25) A)

a) Certo

b) O vocativo correto é “Senhor”, apenas.

d) Trata-se de AVISO: Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

d) Por se tratar de mesmo cargo, deveria ser “Atenciosamente”.

e) O uso da primeira pessoa do singular não fere, necessariamente, a impessoalidade do texto. Embora tenha sido usada a primeira pessoa, foi usada em nome do Serviço Público, sem passar impressões pessoais. Para verificar se há violação da impessoalidade deve-se verificar o contexto. O uso da primeira pessoa não é incomum em correspondências oficias, ex: “Submeto projeto...”, “Convido-o...”, etc.

26) E)

27) B)

a) Em comunicação oficial expedida pelo Presidente da República, o espaço relativo à identificação deve conter apenas a assinatura.

b) Certo

c) O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes: local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita.

d) Compõe-se de introdução e, opcionalmente, desenvolvimento, caso haja algo para acrescentar no texto do encaminhamento. O manual não menciona “conclusão”.  

e) Não deve-se empregar tais formas.

28) Certo

29) Errado
O fecho adequado é “Atenciosamente”.

30) Certo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...