sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A AÇÃO DO PEDAGOGO MEDIANTE OS PROJETOS DE TRABALHO, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO MUNDO GLOBALIZADO E CONTEMPORÂNEO

INTRODUÇÃO
Este projeto objetiva caracteriza o papel da Educação no mundo Globalizado. O foco desta reflexão é o papel da educação no mundo contemporâneo do qual faremos uma retomada histórica de sua trajetória, procurando analisar a sua missão como instituição social que torna possível o aceso ao saber sistematizado. O exame das origens da educação no país permite constatar a presença de uma educação que atende somente os segmentos minoritários da população. A Universidade é a instituição que a sociedade criou para transmitir às novas gerações saberes sistematizados. Ao longo do tempo tem se modificado; todavia, nenhuma outra forma de organização foi capaz de substituí-la, ainda que novas alternativas, como a educação à distância, tenham crescido de forma significativa nos últimos anos.
Consistirá em estudos que visam ampliar as concepções acerca das práticas/metodologias educativas inovadoras e um repensar sobre a ação/papel de cada um envolvido diretamente no processo educacional, ou seja, pedagogos, professores e alunos dentro desta nova perspectiva.

JUSTIFICATIVA
Este trabalho visa atender a exigência do curso de Pós-Graduação – Docência do Ensino Superior, bem como ampliar nossos conhecimentos enquanto profissionais comprometidos com uma educação transformadora que vise o sujeito no todo, não o sujeito fragmentado, buscando portanto novas práticas educativas que contemplem essa meta.
A universidade socializa a cultura, socializando os meios de adquiri-la. A identidade de processos, a identidade de vida e a própria unidade local fará com que nos cultivemos em sociedade, que ganhemos em comum a cultura, que nos sintamos solidários e unidos pela identidade de objetivos, de preocupações, de interesses e de idéias. E, daí, que nos sintamos uma comunidade governada por um espírito comum e comuns ideais. Ideais estes que nos levam em busca de uma sociedade mais justa e o conhecimento acessível a todos.

OBJETIVO GERAL
A importância de conhecer o papel da educação no mundo globalizado é a sociedade do conhecimento.
Com a execução deste trabalho/estudo tenho como objetivo aprofundar e/ou compreender melhor as novas práticas educativas, assim como pensar sobre suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem para fazer escolhas mais conscientes.
Com este objetivo, tenho como meta a elaboração de uma monografia, que será realizada através de pesquisa bibliográfica , a fim de que essa atividade também possa contribuir e orientar futuros trabalhadores em educação a respeito dessas novas metodologias e contribua para orientar a todos os profissionais da educação na mudança de posturas que visem o aprimoramento do sistema alcançando uma qualidade capaz de gerar uma verdadeira aprendizagem, ou seja, um conhecimento sólido e eficaz.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Explicar o surgimento da educação no mundo moderno;
  • Identificar a sociedade do conhecimento;
  • Identificar as principais características da educação;
  • Identificar as relações entre Educação e cultura.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Ao longo da história, a educação tem exercido uma função social básica de transmissão do saber sistematizado. Verificamos também que as formas de transmissão variam de sociedade para sociedade e ao longo do tempo em cada uma delas. No Brasil de hoje, assim como em muitos outros países democráticos, a função da educação básica de transmitir o saber sistematizado não é um fim em si mesmo, mas o “meio para atingir a finalidade de desenvolver o educando de maneira plena, de preparar-lhe para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores” (LDB, art. 22). Está claro, todavia, que tais finalidades não se alcançam sem o trabalho com o saber sistematizado, expresso na organização do currículo de cada educação. A formação básica do educando se faz a partir dos conteúdos estudados e compreendidos. Ou seja: na educação básica, como em qualquer outro nível de ensino, forma (formação) e conteúdo vão juntos.
Se essas são as finalidades e a função social da educação, avaliar uma escola, é verificar como ela realiza essas atribuições para todas as crianças e jovens dos 7 aos 18 anos, cumprindo os oito anos do ensino fundamental e os três do ensino médio (e/ou profissional), sem perder aluno algum.
Vimos que o ideal de todas na educação, defendido por numerosos educadores brasileiros há muitas décadas e inscrito nas principais leis do país, ainda não foi totalmente atingido em muitas escolas e regiões por vários motivos. Os dados numéricos históricos apresentados na Unidade 1 mostram uma história educacional excludente, na qual parte expressiva da nossa população, em geral a mais pobre, não freqüentou a escola na idade adequada. Apenas nas últimas décadas, e mais expressivamente nos últimos anos, é que o número de matrículas de crianças e jovens em idade escolar começou a crescer. Esse processo de crescimento das matrículas escolares foi denominado de democratização do acesso a educação, indicando que crianças filhas de pais mais pobres, antes excluídas, estavam finalmente entrando na educação básica e nela permanecendo.

Entretanto, logo se verifica que grande parte desses alunos, apesar de chegarem à escola, não conseguiam sucesso dentro dela, sendo reprovados continuamente e/ou abandonando-a. Constata-se uma dificuldade da escola em lidar com esses alunos, sendo muitos os fatores atribuídos a esse fenômeno, todos contendo uma parcela de razão: condições de funcionamento das escolas instalações, equipamentos e material didático, por exemplo), baixos salários e má formação dos professores, organização da escola (pouco flexível, não atendendo às especificidades da clientela), má gestão, inadequada definição dos conhecimentos curriculares e/ou do ensino etc. em cada região ou localidade, esses e outros fatores conduziram aos precários resultados de aprendizagem dos alunos que permaneciam na escola. Tal situação levou a ser definida hoje, como prioridade no discurso pedagógico, a busca pela melhoria da qualidade do ensino. Esse discurso cobra da educação não só bons resultados de aprendizagem dos alunos como também a adequação do que ela ensina, tendo em vista as mudanças que se processam na civilização mundial e na sociedade brasileira.
De todas essas questões, estamos, nesse início de novo século e milênio, com a dupla tarefa de resolver, ao mesmo tempo, problemas de ontem (acesso à permanência) e de hoje (qualidade de ensino). É possível que, pensando a escola necessária para o atual momento civilizador, possamos propor soluções para resolver os problemas que se acumularam.
Por onde começar a pensar a educação necessária para o século XXI?

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