40
Tem como público alvo alunos, professores, gestores, orientadores, guardas,
serventes e merendeiras da rede municipal de ensino, bem como as comunidades
envolvidas.
4.10 MONITORAMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOS ESTUDANTES
4.10.1 Avaliação Diagnóstica
A Avaliação Diagnóstica permite a verificação do conhecimento prévio do
aluno, favorecendo ao professor uma investigação quanto ao caminho que se
deve percorrer para promover a aprendizagem, competências e habilidades dos
alunos.
Essa avaliação busca compreender quem é esse aluno, o que ele sabe,
suas necessidades, hábitos e preferências, subsidiando os indicadores para a
adoção de estratégias e intervenções pedagógicas adequadas.
Para uma avaliação precisa e segura são necessários instrumentos,
critérios de avaliação e registros que enfoquem as várias dimensões do processo
educativo e, principalmente, que se saiba interpretá-los para que se tornem
eficazes, pois os objetivos planejados, quando não alcançados durante o
processo de ensino e aprendizagem, carecem de ajustes mediante as
dificuldades apresentadas pelos alunos.
Conforme Moreto (2000),
[...] para se ter sucesso no ensino é preciso que o professor estabeleça
claramente os objetivos ao preparar suas aulas, analisando os
conteúdos propostos e verificando se é relevante para o contexto de
seus alunos, considerando as características psicossociais, graus
41
intelectuais, capacidade de estabelecer relação do conteúdo ensinado
com o dia-a-dia.
Neste sentido, a ação do professor deve estar deliberadamente voltada
para a promoção da aprendizagem dos estudantes, garantindo a todos um bom
desempenho em todas as atividades.
4.10.2 Avaliação Externa
Objetiva mensurar o grau de aprendizagem dos estudantes em relação às
habilidades da leitura, escrita, do raciocínio lógico e da interpretação
desenvolvidas em sala de aula, servindo de instrumento de análise e indicador
para elaboração de novas estratégias23 que possibilitem a constante avaliação e
eficiência do processo educacional.
No Sistema Municipal de Ensino, acontece com os estudantes de 1º ao 9º
ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA, sempre no mês de novembro
de cada ano.
Provinha Brasil24
23 A partir do sucesso da pesquisa piloto realizada em 2001 pela SEML, propiciando um estudo
capaz de indicar a situação de ensino das escolas municipais de Lages no tocante ao grau de
aprendizagem dos alunos, percebeu-se a importância de sua continuidade. O consequente
resultado e continuidade deste trabalho é importante subsídio para a compreensão dos fatores
associados ao processo de ensino e aprendizagem dentro das salas de aula das escolas
municipais, servindo como um indicador do nível de ensino fundamental. Com base nas
informações coletadas a partir desta pesquisa, a SEML vem redefinindo ações voltadas à correção
dos problemas identificados em relação ao nível de aprendizagem dos alunos, dirigindo seu apoio
técnico e financeiro para o crescimento das oportunidades educacionais e da qualidade do
sistema educacional.
24 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), por meio da
Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB) e com apoio da Secretaria de Educação
Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC) e de universidades que integram a Rede Nacional
de Formação Continuada de Professores da Educação Básica do MEC implementou, em 2008, a
42
Busca o aperfeiçoamento dos planejamentos e execução das práticas
pedagógicas, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e para a
redução das desigualdades, em consonância com as Metas e Políticas
estabelecidas pelas Diretrizes da Educação Nacional.
O Sistema Municipal de Educação de Lages prevê a aplicação da Provinha
Brasil no início e término de cada ano letivo, direcionada aos estudantes
matriculados no segundo ano do ensino fundamental, como forma de
monitoramento dos processos e resultados da alfabetização.
A aplicação e a correção da Provinha Brasil são de responsabilidade da SEML,
em parceria com as escolas através de seus orientadores educacionais.
A partir dos resultados apresentados por meio de gráficos comparativos entre
os testes um (1) e dois (2), adotam-se estratégias de ensino e políticas
educacionais pertinentes à realidade de cada escola.
Prova Brasil25
A Prova Brasil e o SAEB são instrumentos de avaliação do Sistema
Educacional Brasileiro e visam auxiliar no desenvolvimento e implementação de
Avaliação da Alfabetização Infantil - Provinha Brasil. No Sistema Municipal de Educação de Lages,
a aplicação da Provinha Brasil está sendo feita de forma organizada e com avanços consideráveis
desde o ano de 2008 (www.mec.gov.br).
25 A Prova Brasil e o SAEB são avaliações para diagnóstico em larga escala, desenvolvidas pelo
INEP/MEC, que objetivam avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional
brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Os testes prevêem
itens de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática na resolução de problemas; além
de constituir questionário socioeconômico, e coleta de dados demográficos, perfil profissional e de
condições de trabalho. Os resultados são apresentados em sistema de consulta pela Internet -
http://provabrasil.inep.gov.br - e enviados às redes e escolas participantes, com material
explicativo que auxiliam a compreensão e análise dos resultados pela comunidade escolar. Os
dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, podendo-se acompanhar a
evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema educacional como um todo
(www.mec.gov.br).
43
políticas públicas educacionais. Avaliam os conhecimentos em termos de
habilidades e competências nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, tendo
como objetivo melhorar a qualidade da educação.
As provas são aplicadas a cada dois anos a estudantes de séries finais de
ciclos da Educação Básica: 5º e 9º ano (caso da Prova Brasil) e também 3º ano
do Ensino Médio (no caso do SAEB).
Embora seja a participação dos alunos optativa, trata-se de um recurso
importante às escolas, municípios e unidades da Federação para obterem seu
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) calculado e,
consequentemente, participar dos programas baseados nas metas previstas pelo
“Compromisso Todos pela Educação”, do MEC.
As médias de desempenho na Prova Brasil e no SAEB subsidiam o cálculo do
IDEB e, a partir deste e das demais informações apuradas nas provas, o MEC e
as Secretarias de Educação definem ações voltadas para a correção de
distorções, direcionando recursos técnicos e financeiros para as áreas prioritárias,
para o desenvolvimento do sistema educacional brasileiro e a redução das
desigualdades nele existentes.
Estes indicativos são instrumentos primordiais ao gestor, indicando a média de
sua escola e possibilitando a comparação similar com as demais, bem como
permite o início de um movimento de trocas de práticas significativas com vistas a
melhorar o desempenho escolar.
4.11 PROJETOS DE AMPLIAÇÃO DE PERMANÊNCIA DO EDUCANDO NA
ESCOLA PARA ALÉM DA JORNADA REGULAR
44
4.11.1 Projeto de Atividades Culturais Complementares - (PACCs)
Compreendendo a importância do papel da escola na comunidade lageana, a
SEML oportuniza, pelo PACCs (Projeto de Atividades Culturais Complementares),
um conjunto de ações que permitem a participação integral dos estudantes e
comunidade das U.Es, aproximando-os do espaço escolar no contraturno.
O Projeto desenvolve potencialidades e competências artísticas na Dança, no
Teatro, na Contação de Histórias, na Música e nas Artes Manuais tais como:
Flauta, Violino, Gaita, Coral, Bandas e Fanfarras, Dança Tradicionalista, Street
Dance, Ballet, Capoeira, Tae-kwon-do e Projeto Valores e Vivências.
4.11.2 Explorer26
Tem como objetivo explorar a informática como ferramenta pedagógica,
subsidiando e oportunizando aos professores e estudantes o acesso à inclusão
digital. Busca redimensionar o uso dos laboratórios de informática nas escolas,
auxiliando no processo de ensino e aprendizagem e disponibilizando aos
educadores recursos tecnológicos de ponta.
26 São 22 EMEB´S beneficiadas, totalizando 256 computadores e atendendo a aproximadamente
8.200 alunos. Atualmente, a Secretaria da Educação conta com 12 notebooks para os alunos da
EMEF Itinerante, levando a Informática na Educação ao Campo, 02 EMEFs com 05
computadores, 06 notebooks para os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e 20
Laboratórios de Informática Pedagógica entre 10 e 20 máquinas. Também possui um Setor de
Tecnologia Educacional (SETE) para dar apoio técnico - pedagógico a professores e formadores
da rede pública. A grande inovação do projeto é o atendimento dos alunos no contra turno,
visando contribuir com o “Plano e Metas: Todos pela educação“.
45
4.11.3 Metas do Projeto Explorer
Viabilizar a implantação e utilização do Núcleo de Tecnologia Educacional –
NTM;
Acelerar a implantação do Programa Banda Larga nas Escolas-BLE;
Informatizar as bibliotecas escolares;
Oferecer suporte Pedagógico aos Profissionais da Educação.
4.11.4 Valores e vivências no contexto social
Prioriza a educação plena do estudante e a formação de valores
fundamentais ao se buscar o transcendente e a descoberta do sentido mais
profundo da existência humana, trabalhando os valores ético-morais, a
pluralidade e a diversidade cultural.
Realiza-se nas U.Es, com professores e estudantes do 6º ao 9º ano do
Ensino Fundamental, conforme cronograma anual de trabalho, centrado em
estratégias que contemplem o resgate de valores esquecidos e contribuam para o
crescimento do adolescente.
46
4.11.5 Prosa27
Visa a orientar a população em relação à qualidade do alimento consumido, tanto
de origem animal como vegetal, em parceria com várias instituições. Através de
ações integradas, atuam nas escolas repassando noções básicas de higiene,
manipulação de alimentos, doenças transmitidas por alimentos contaminados e a
consciência de exigir alimentos de qualidade.
4.11.6 Hortas Escolares
O Projeto Horta nas Escolas foi concebido com a finalidade de oportunizar o
contato com o meio ambiente, reforçar a discussão sobre a importância de uma
alimentação saudável e equilibrada, constituindo uma educação ambiental como
equilíbrio entre o ser humano e a natureza.
Esse projeto busca, por meio das hortas escolares, incorporar uma alimentação
saudável e nutritiva, ambientalmente sustentável. Procura conscientizar sobre a
reeducação alimentar como eixos geradores da prática pedagógica, conciliando
27 O projeto PROSA é coordenado pelo Ministério Público através das Promotorias do Meio Ambiente
e Defesa do Consumidor, em parceria com as seguintes instituições: CAV/UDESC, UNIPLAC,
FACVEST, 27ª GREI, CIDASC, EPAGRI, Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria Municipal
da Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria
Municipal de Águas e Saneamento - SEMASA, Secretaria Municipal de Comunicação Social, 27ª
Regional de Saúde, Polícia Ambiental, FATMA, Secretaria de Estado do Desenvolvimento
Regional - Lages, Secretaria da Fazenda e Conselho Regional de Medicina Veterinária –
CRMVSC. Teve início em 1989, em função do intenso comércio de carne clandestina, que além de
colocar em risco a Saúde Pública, implicava em evasão fiscal, facilitando o abigeato (roubo) de
animais, em especial de espécie bovina, representando prejuízo de toda ordem. Ao longo dos
últimos anos vem desenvolvendo ações estratégicas como: audiência pública, formação de
professores multiplicadores, criação de folders e cartilhas distribuídas aos estudantes e população
em geral.
47
teoria e prática, bem como aplicando os conhecimentos apreendidos em sala de
aula.
O projeto ocorre por adesão nas U.Es, tendo como parceiros a Secretaria da
Agricultura e Meio Ambiente, subsidiando com suporte técnico e materiais.
Beneficiários do Projeto: estudantes, docentes, merendeiras, nutricionistas,
comunidade escolar e agricultores familiares.
4.11.7 Grêmio estudantil
O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na
escola. Permite que discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de
ação tanto no próprio ambiente escolar quanto na comunidade.
Trata-se de um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência,
responsabilidade e de luta por direitos e consciência de seus deveres. Desse
modo, oportuniza espaços nos quais os estudantes possam desenvolver seus
papéis de protagonistas, de sujeitos habilitados a participar e interferir na
sociedade.
4.12 PROJETOS EM PARCERIA
4.12.1 Programa Lendo e Relendo com o Correio Lageano
Busca incentivar a leitura e o acesso ao jornal na sala de aula, bem como a
divulgação de materiais produzidos pelos estudantes. O programa está presente
nas escolas, levando informação aos estudantes, servindo de material didático e
pedagógico diário para os professores.
48
4.12.2 Paternidade responsável
O Projeto Justiça vai à Escola, juntamente com o Instituto Paternidade
Responsável, em parceria com a Vara da Fazenda e Registros Públicos de
Lages. Tem por objetivo contribuir para a conscientização educacional e o
reconhecimento28 de paternidade e maternidade, oportunizando a conciliação e
desafogando o poder judiciário.
Metas do instituto paternidade responsável
Reconhecimento de paternidade e maternidade;
Encaminhamento ao registro tardio;
Segunda via de certidão de nascimento;
Orientação psicossocial e jurídica;
Encaminhamento para grupo de apoio social;
Promoção de capacitações;
Orientações para realização do exame de DNA;
Projetos de orientação e prevenção nas escolas.
4.12.3 PROERD: Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, de caráter
social e preventivo, é desenvolvido pela Polícia Militar nas unidades escolares e
tem por objetivo prevenir o uso de drogas e a prática da violência,
28 De acordo com a Lei Federal nº 8.560, de 29 de dezembro de 1992, que regula a investigação de
paternidade dos filhos havidos fora do casamento e dá outras providências, criou-se as condições
necessárias para promover a averiguação informal da paternidade independente das vias judiciais,
onerosas e morosas; possibilitando ações rápidas e efetivas no reconhecimento e legalização do
registro de nascimento.
49
conscientizando os estudantes e familiares da necessidade de aprimorar suas
potencialidades para se tornarem cidadãos capazes de contribuir de maneira
correta e plena para uma sociedade mais justa e segura.
4.12.4 Dia do desafio
O Dia do Desafio é uma campanha de incentivo à prática regular de
atividades físicas de âmbito nacional e internacional, visando o benefício da
saúde. É realizado na última quarta-feira do mês de maio de cada ano, sendo que
a cidade de Lages compete com cidades diferentes, definidas através de sorteio.
A competição é apenas o estímulo à participação! Os vencedores são os
cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a
liderança e o espírito comunitário.
Os setores de Educação Física são responsáveis pela convocação de todos os
Professores de Educação Física, por serem eles os promotores da atividade física
e da qualidade de vida. Desse modo, são instruídos a realizarem em suas
unidades escolares, com todos os que delas fazem parte, no início ou final do
período Matutino e Vespertino, 15 minutos de atividades diferenciadas (não
contabilizam atividades habituais).
4.13 PROJETOS ESPORTIVOS
4.13.1 Bate-bola na escola
O projeto Bate-Bola na Escola, em parceria com a Fundação Municipal de
Esporte e Secretaria Municipal de Saúde, visa oportunizar o esporte gratuito aos
estudantes do sistema de ensino, oferecendo vários pólos distribuídos em
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