sábado, 8 de fevereiro de 2025

Prefeitura em parceria com a Celesc iniciará ação de despoluição visual no centro da cidade

 


A ação será periódica e terá início neste domingo (9), na rua Hercílio Luz. Posteriormente, será realizada em outras vias centrais

Uma tratativa entre a Prefeitura de Lages e a Celesc, acordada em reunião na primeira quinzena de janeiro, é de que seria realizado um mutirão de limpeza de cabeamentos que não fazem parte do fornecimento de energia e que acabam causando um aspecto desagradável devido à poluição visual nas ruas centrais da cidade.

A ação será periódica e terá início neste domingo (9), das 7h às 16h, na rua Hercílio Luz, no Centro. “Vamos começar por esta via, que é uma das mais poluídas visualmente no Centro. Será um teste, com a retirada do excesso de cabos dos postes que estão irregulares ou não são utilizados. Depois desta primeira experiência, a ideia é seguir por outras ruas centrais”, explica o secretário do Planejamento e Mobilidade Urbana, Malek Ráu Dabbous.

O trabalho será coordenado pela Celesc, que também dará um destino correto ao cabeamento retirado. “A cidade está desorganizada visualmente e esteticamente. Isso não é bom, nem para os moradores e nem para os comerciantes que atuam no centro e precisam manter seus estabelecimentos em meio ao emaranhado de fios e cabos desnecessários. Com os anos as operadoras mudam muitos prestadores de serviço, que já não estão mais na cidade e aquele cabeamento vai ficando ali, obsoleto”, argumenta Malek.

As operadoras que possuem cabeamentos irregulares serão notificadas para que providenciem a regularização junto à Celesc. Um técnico das operadores poderão acompanhar o trabalho. A ideia não é causar prejuízos às empresas, nem para o consumidor final, mas regularizar o que for preciso e realmente tornar o Centro mais agradável visualmente. “A obra do cabeamento subterrâneo do Centro foi excelente, mas por se tratarem de obras onerosas financeiramente, nem sempre é possível realizar na cidade inteira. A despoluição visual foi um pedido da prefeita Carmen Zanotto, para que todas as secretarias realizassem a limpeza em seus ambientes e também mantivessem a cidade limpa e organizada, incluindo essa parte da poluição visual dos cabeamentos”, finaliza o secretário.

 

Texto: Aline Tives

Fotos: Fábio Pavan


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...