segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Prefeita Carmen anuncia edital para a 35ª Festa Nacional do Pinhão

 


Durante bate-papo com os profissionais de comunicação de Lages, a prefeita enfatizou a importância de resgatar as raízes do evento e valorização da cultura e tradicionalismo lageano

A prefeita Carmen Zanotto e o vice-prefeito, Jair Junior, anunciaram a publicação do edital da 35ª Festa Nacional do Pinhão, além do concurso e regulamento para a escolha das novas Rainha e Princesas do evento, durante coletiva com os profissionais de imprensa de Lages, na manhã desta segunda-feira (10), no auditório do Mercado Público Municipal. O evento acontecerá de 13 a 22 de junho, no parque de exposições Conta Dinheiro.

Entre as novidades apontadas pela prefeita para a execução do evento, estão o registro da marca da Festa Nacional do Pinhão, a presença marcante e efetiva dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), o retorno do palco cultural dentro do pavilhão do Shoppinhão e novas regras para a escolha da realeza.

De acordo com a prefeita Carmen, o intuito é resgatar as raízes do maior evento da serra catarinense, focando no tradicionalismo e valorização da arte, cultura e do comércio local. “A festa é do município de Lages e de todos os lageanos. Queremos a Festa Nacional do Pinhão com a nossa identidade e, para isso, conversamos com muitos segmentos que reclamavam, com razão, da falta de oportunidade de estar dentro do parque”, explica a prefeita.

A festa é dos lageanos

Preocupados em garantir que o evento seja dos lageanos e para os lageanos, a prefeitura trabalha para que o registro de exclusividade e fortalecimento da Festa do Pinhão seja efetivado. “A partir deste ano a marca oficial do evento será de uso exclusivo do Município, bem como a gestão das redes sociais. A empresa vencedora da licitação terá o direito de utilizar todos os recursos de comunicação, porém nenhuma peça publicitária sobre o evento será publicada, por exemplo, sem antes passar pelo setor de comunicação da prefeitura”, afirma a prefeita. 

Como ocorreu em todas as edições do evento, a organização da Sapecada da Canção Nativa e da Sapecada da Serra Catarinense continuará sob a responsabilidade do Município, por meio da Fundação Cultural de Lages (FCL). A presença dos CTGs também será intensificada. “Além da presença dos estandes, o pavilhão do Shopinhão contará com o retorno do palco cultural e haverá um tratamento diferenciado para os membros do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e respectivos CTGs, que comercializarem lá dentro. Tudo isso para fortalecer a nossa veia tradicionalista”, diz.

Escolha da Realeza

Com relação à escolha da Rainha e Princesas da 35ª Festa Nacional do Pinhão, a prefeita Carmen informou que até o próximo dia 10 de março deverá ocorrer a seleção das candidatas e a novidade é que a partir deste ano a faixa etária será estendida para mulheres até 29 anos. Nas edições anteriores o requisito de idade ficava restrito às candidatas entre 18 a 25 anos. “Nossas mulheres são belas em todas as fases da vida e essa ampliação no limite de idade, a exemplo de festas de outras cidades, vem a somar para o sucesso do evento”, comenta a prefeita.

Outra novidade, ainda em fase de estudo, é a possibilidade da coroação da nova realeza (36ª Festa Nacional do Pinhão) acontecer no encerramento do Recanto do Pinhão. “Essa também é uma ação que ocorre nas festas estado afora e que otimiza muito tempo de preparo e divulgação dos eventos subsequentes. Precisamos enaltecer a nossa Festa do Pinhão de acordo com a magnitude que possui”, aponta.

40 dias de nova gestão

A coletiva também foi marcada pelo lançamento da identidade visual da gestão municipal 2025-2028, assim como o levantamento das principais ações da prefeitura nestes primeiros 40 dias de gestão. 

Mutirões de limpeza

Entre os pontos destacados pela prefeita estão: mutirões de limpeza com capina e roçada em praças, ruas, cemitérios, acessos da cidade, 118 unidades escolares e 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS), pintura em locais com pichação, desobstrução de bocas de lobo, operação tapa-buracos e recapeamento em vias como a avenida Luíz de Camões com rede de drenagem e reperfilagem na rua Bruno Luersen.

Os mutirões de limpeza marcaram presença nos bairros: Petrópolis, Penha, Loteamento Nadir, Itapoã e na Praça dos Bandeirantes, com a participação de cerca de 300 pessoas em ação conjunta entre a Prefeitura de Lages e a igreja Revolução Church. 

Infraestrutura

Em relação à infraestrutura a prefeita apontou que das 65 ruas do projeto Finisa, que estavam para serem asfaltadas, 15 já foram concluídas e seis outras ordens de serviço serão autorizadas. Houve ainda o levantamento para pavimentação das ruas que dão acesso às empresas Mill Serras Lages, Fruticultura Malke e Madepar Doors e a revitalização com recapeamento para a rua Frei Gabriel e as avenidas Castelo Branco e Primeiro de Maio. “Para a execução dessas frentes de trabalho teremos a parceria com o 1º Batalhão Ferroviário de Lages”, afirma a prefeita.

Para o andamento das obras da avenida Ponte Grande houve o andamento das etapas 1 e 2, bem como a discussão junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para a etapa 3 e autorização dos estudos para a etapa 4.

Preservação do Patrimônio Público 

Visando preservar a história e cultura de Lages por meio dos monumentos e prédio históricos, haverá o trabalho de restauração da estrutura da prefeitura e do Museu Municipal Thiago de Castro, por meio da Lei Rouanet. Como medida paliativa, porém providencial, nos próximos dias haverá a ação de limpeza das paredes e demais reparos pontuais até que o processo via Lei Rouanet seja efetivado.

Dentre as ações de preservação da história local, o Memorial Nereu Ramos passará por reformas e a Fecomércio, por intermédio do Sesc Lages, passará a administrar a estrutura, como faz com o antigo colégio Vidal Ramos há nove anos.

Educação

O início do ano letivo de 2025 foi marcado pelo lançamento de seis programas de governo na área da educação e palestra “Cuidar, Educar e Aprender” da Secretária Adjunta da Educação de Santa Catarina, Patrícia Luerdes, para os cerca de dois mil professores da rede municipal.

A prefeita ainda destacou o lançamento das obras dos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) Girassol do bairro Santa Mônica, Primeiros Passos do Coral, e Suzete do Universitário. 

Saúde

Para a saúde a prefeita enfatizou o edital de contratação de médicos clínicos e a vinda de seis médicos que participaram do programa Universidade Gratuita que atuarão na linha de frente da saúde pública municipal.

Outra ação é a presença da van de vacinação presente nos bairros, de acordo com o cronograma predeterminado e a revitalização da sala de vacinas, localizadas na Praça Leoberto Leal nº 20, anexo a Vigilância Epidemiológica.

Texto: Silviane Brum

Fotos: Fábio Pavan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...