terça-feira, 24 de março de 2020

Vacinação contra a gripe na área rural será remarcada devido à alta procura na cidade e dependerá de reabastecimento de doses pelo Ministério da Saúde

A previsão é de que a vacinação inicie na área rural do município de Lages no dia 2 de abril
Somente neste primeiro dia da campanha nacional de vacinação contra a gripe, segunda-feira (23 de março), mais de quatro mil pessoas foram imunizadas em Lages, entre idosos a partir dos 60 anos e profissionais da área da saúde. E, em decorrência da intensa procura pela dose de prevenção, o setor de Saúde do Interior, da Secretaria Municipal da Saúde, definiu o adiamento do início da imunização aos moradores de 21 localidades rurais de Lages, que seria nesta quarta-feira (25 de março), seguindo até dia 1º de abril.
O reabastecimento pela 27ª Gerência Regional da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, depois de receber as doses por parte do Ministério da Saúde (MS), deverá dar um fôlego no estoque, e assim então a população do interior ser atendida de forma integral e ininterrupta. Assim que as doses suficientes para atender o interior estiverem disponíveis será elaborada uma nova agenda. A previsão é de que a vacinação inicie na área rural do município de Lages no dia 2 de abril.
Pelo calendário, a mobilização nacional contempla grupos prioritários formados por idosos a partir dos 60 anos; profissionais da área da saúde; professores (rede pública e privada); profissionais das forças de segurança e salvamento; pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes, asma) e outras condições clínicas especiais; crianças de seis meses a menores de seis anos (incompletos); pessoas entre 55 e 59 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental, e povos indígenas.
A vacina intramuscular, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Esta imunização contra os tipos de Influenza não tem eficácia contra o coronavírus, contudo, neste atual panorama, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Arte: Carlos Alberto Arruda Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...