terça-feira, 31 de março de 2020

Assistência Social reabrirá os oito CRAS’s do município nesta quarta-feira em período especial

A normalidade dos mecanismos de suporte à comunidade está mantida e passa por adaptações quando necessário. No Acolhimento POP, serviço permanente instalado na rua Frei Gabriel, Centro, são oferecidas quatro refeições, banho e pernoite, onde estão 34 pessoas para quem são abertas opções de atividades didáticas, de integração e reflexão, e oficinas, além do atendimento por psicólogos e assistentes sociais. Já no Centro POP, situado na rua São Joaquim, bairro Copacabana, são servidos café da manhã e almoço todos os dias da semana, agora incluindo sábados e domingos, bem como os agraciados podem tomar banho no local. Em torno de 70 refeições são servidas atualmente no método de retirada de marmitas para coibir aglomerações na parte interna da casa. No Centro POP também existem trabalhos de entretenimento e ensinamentos sobre vários aspectos da vida. Crianças e adolescentes permanecem com o apoio prestado nos abrigos dos bairros Santo Antonio e Guarujá.
A padaria da prefeitura, localizada no bairro Universitário, não cessa suas atividades e continua produzindo pães e outros quitutes para distribuição às entidades sociais. Na Cozinha Comunitária do bairro Guarujá o almoço é servido em marmitas para as famílias, evitando aglomerações de pessoas, prevenindo a propagação do Coronavírus. “A alimentação e uma palavra amiga não se deve negar a ninguém. Estamos falando de homens trabalhadores de mãos calejadas, pais de família, mulheres batalhadoras e crianças indefesas. Milhares de pessoas estão sem saber direito o que fazer, como vai ficar seu salário com todas essas turbulências, se vai ter prato cheio na mesa. Nós estamos fazendo a nossa parte ajudando com o básico e dividindo esperança”, resume Jean Pierre Ezequiel.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Secretaria da Assistência Social e Habitação/Divulgação


Gabinete Emergencial de Prevenção e Acompanhamento da Covid-19 avalia situação em Lages e alinha ações na cidade

A pauta da reunião foi um resumo das ações desenvolvidas pelas secretarias municipais e demais entidades no trabalho de combate e prevenção ao novo Coronavírus
O prefeito Antonio Ceron presidiou na manhã desta terça-feira (31 de março) mais uma reunião do Gabinete Emergencial de Prevenção e Acompanhamento da Covid-19 (novo Coronavírus) por videoconferência. Na oportunidade o vice-prefeito Juliano Polese também participou e demais representantes das instituições e entidades que compõem o Gabinete (Justiça, Segurança Pública, Saúde, Educação, Poderes Executivo e Legislativo e Entidades de Classe).
A pauta da reunião foi um resumo das ações desenvolvidas pelas secretarias municipais e demais entidades no trabalho de combate e prevenção ao novo Coronavírus em Lages. “Tivemos como exemplo as atuações da Defesa Civil Municipal, que junto com a Força de Segurança já vistoriou mais de 450 estabelecimentos comerciais no cumprimento dos Decretos Estadual e Municipal, obedecendo as atuais normas”, comentou o prefeito Ceron.
Outras pastas da municipalidade também apresentaram suas ações neste período de quarentena. A Assistência Social e Habitação em sete dias atendeu 200 pessoas em situação de rua no abrigo emergencial criado no CAIC Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Santa Catarina. Neste atendimento está incluso a distribuição de quatro refeições diárias para todos que procuram e aceitam o serviço.
“A secretária da Saúde, Odila Waldrich, também nos repassou dados importantes da organização de leitos em Unidades de Terapias Intensivas nos hospitais de Lages para atendimentos de futuros casos graves da Covid-19 na cidade. Este trabalho é executado em conjunto com o Governo do Estado”, salientou o prefeito Ceron.
O vice-prefeito, Juliano Polese, ressaltou ainda que a prefeitura solicitará junto ao Governo do Estado a liberação de vacinas para a imunização contra a gripe de policiais e bombeiros que atuam em Lages no trabalho de combate e prevenção à Covid-19.
Fake News
Outra preocupação das autoridades e representantes do Gabinete Emergencial de Prevenção e Acompanhamento do Covid-19, é com relação às Fake News espalhadas por algumas pessoas em redes sociais. A Polícia Federal, Ministério Público de Santa Catarina e a Delegacia Regional de Polícia Civil intensificaram o trabalho na busca dos autores deste trabalho que atrapalha no combate e prevenção ao novo Coronavírus, causando pânico na comunidade em geral.
Texto: Ari Junior
Arte: Carlos Alberto Arruda Junior

Prefeito Ceron prorroga por mais sete dias a quarentena nos serviços públicos não essenciais

Não estão incluídas as secções que desempenham funções e serviços considerados essenciais ao interesse público
Considerando as medidas de enfrentamento em razão do novo Coronavírus (Covid-19), implantadas no âmbito municipal e estadual, o prefeito Antonio Ceron prorroga por mais sete dias o artigo 6° do Decreto 17.904 de 18 de março de 2020, que impõe quarentena aos servidores municipais. Este decreto passa a valer a partir do dia 1° de abril.
Portanto, fica a encargo dos titulares dos órgãos municipais, nas respectivas áreas de competência, a dispensa dos servidores, observando a manutenção das atividades necessárias para a continuidade da prestação dos serviços públicos, podendo convocá-los a qualquer tempo.
Não estão incluídas as secções que desempenham funções e serviços considerados essenciais ao interesse público, assim como a Secretaria Municipal da Saúde; a Coordenação da Defesa Civil; as atividades da Diretoria de Trânsito e a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento.
A coleta do lixo, executada por empresa terceirizada, está mantida na cidade com itinerário e horários normais. A coleta seletiva de lixo reciclável também mantém suas atividades em 57 bairros e na área Central, embora com equipe reduzida e menos caminhões circulando. Quanto às aulas na rede municipal de ensino, segue o decreto de suspensão até o dia 19 de abril, podendo ser prorrogado, se necessário.
Texto: Aline Tives
Foto: Greik Pacheco

segunda-feira, 30 de março de 2020

Coronavírus: Joinville registra primeira morte pela doença

SESA - Paraná tem 106 casos de coronavírus e Umuarama tem 55 em ...

A Prefeitura de Joinville registra, nesta noite de segunda-feira (30/03/2020), a primeira morte provocada pelo coronavírus no Município. Trata-se do empresário Mário Borba, com 68 anos de idade.
Ele estava internado desde o dia 24/03/2020 em estado grave no Hospital Dona Helena e era um dos 15 pacientes que estão sendo monitorados pela Secretaria da Saúde de Joinville.
O empresário teria contraído a doença durante uma viagem internacional realizada recentemente aos Estados Unidos.
Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.
Registrar manifestação para reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações. Para informações adicionais, registrar pedido de informação.
Fonte: Site da Prefeitura de Joinville

Projeto aprovado proíbe corte de água, luz e gás até 31 de dezembro

Projeto aprovado proíbe corte de água, luz e gás até 31 de dezembro

Os deputados estaduais aprovaram, em sessão virtual extraordinária na tarde da última  quarta-feira (25), cinco projetos de lei (PLs), todos de autoria parlamentar, voltados ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
As matérias já tiveram a Redação Final aprovada e seguem para análise do governador.
Um dos destaques foi a aprovação, na forma de emenda substitutiva global, do PL 51/2020, ao qual foram apensados outros três projetos com o mesmo teor (PLs 52,54 e 59).
A proposta proíbe o corte de energia elétrica, água, esgoto e gás até 31 de dezembro, em Santa Catarina, e suspende a cobrança das contas desses serviços, referentes aos meses de março e abril de 2020.
Pela proposta, as contas de março e abril serão cobradas a partir de maio, em 12 parcelas sem juros, encargos ou multa. Ela também possibilita que as concessionárias de gás e energia possam postergar o recolhimento de parte do ICMS por 12 meses consecutivos, a partir de maio.
Também foi aprovado o PL 430/2019, de autoria do Poder Executivo, que permite aos contribuintes que estiverem em atraso com o Estado de Santa Catarina, com inclusão dos débitos em dívida ativa, utilizar precatórios que têm a receber para pagar suas dívidas com a Fazenda estadual.

EQUIPAMENTOS

Também foi aprovada a alteração no Fundo Estadual de Apoio aos Hospitais Filantrópicos, Hemosc, Cepon e Hospitais Municipais para permitir que, no mínimo, 90% de seus recursos sejam destinados para aquisição de equipamentos, por parte dos hospitais, para enfrentar a pandemia. A proposta, prevista no PL 65/2020, é de autoria do deputado José Milton Scheffer (PP) e foi aprovada por unanimidade entre os presentes.


ICMS

Outra proposta aprovada concede isenção de ICMS, inclusive sobre importação, sobre medicamentos, produtos e equipamentos médicos e hospitalares que estejam relacionados à pandemia, até setembro deste ano. O PL 57/2020, de autoria da Bancada do MDB, visa baratear os custos para a aquisição de insumos necessários ao enfrentamento do Covid-19. A matéria foi aprovada com uma abstenção.

PROTESTOS SUSPENSOS

De autoria do deputado Delegado Ulisses Gabriel (PSD), a Alesc também aprovou o PL 66/2020, que prevê a suspensão temporária do envio de certidões para protestos de débitos inscritos em dívida ativa tributária ou não. A medida, conforme a justificativa da matéria, vai valer enquanto perdurar o estado de calamidade pública e, segundo o deputado, já foi adotada por outros estados, como São Paulo. O PL recebeu 35 votos sim e três não.


ACTS GARANTIDOS

Com três votos contrários, os parlamentares aprovaram o PL 64/2020, da deputada Luciane Carminatti (PT), com o objetivo de evitar a dispensa de professores contratados em caráter temporários (ACTs) em virtude da suspensão das aulas na rede pública estadual, ocasionada pela pandemia. O objetivo é garantir o emprego desses profissionais.

AUXÍLIO REJEITADO

Com 26 votos contrários e 12 favoráveis, foi rejeitado o PL 61/2020, da deputada Luciane Carminatti, que criava o Auxílio Complementar Emergencial para os trabalhadores informais catarinenses. O objetivo da parlamentar era que o Estado pagasse, a partir de abril, R$ 350 mensais, durante seis meses, para os trabalhadores informais prejudicados pela pandemia.

MAIS VOTAÇÕES

Ainda na sessão virtual desta quarta, os deputados aprovaram a Redação Final do PL 431/2020, que havia sido aprovado na sessão de terça (24), e autoriza o governo a fazer um empréstimo de quase R$ 1,7 bilhão junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). A matéria segue para sanção do governador.

Durante a sessão, a instabilidade do sinal de internet afetou o andamento dos trabalhos, realizados novamente por meio de teleconferência, porém não comprometeu a participação dos deputados, nem a votação das matérias. O presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), voltou a agradecer o empenho e comprometimento dos deputados e servidores para a realização das sessões remotas.

Anjo Tintas fabrica álcool em gel e líquido 70% para doação

Anjo Tintas fabrica álcool em gel e líquido 70% para doação

Anjo Tintas, fábrica de tintura de diversas áreas, irá produzir em sua fábrica na cidade de Criciúma, 2 mil frascos de 500 ml de álcool em gel e 1.000 litros de álcool líquido 70%. 
A distribuição será feita ainda neste mês de março.
Os produtos serão doados para a prefeitura de Criciúma e serão distribuídos para hospitais.
A Anjo aponta que com o aumento de casos de coronavírus no país, os brasileiros enfrentam a escassez do produto. 

Em nota, a empresa afirma que vem cumprindo os decretos governamentais.
Suas atividades foram retomadas parcialmente no dia 25 de março, com 30% da equipe em fábrica e algumas áreas por meio de home office

WEG fecha acordo para fabricar respiradores artificiais

WEG fecha acordo para fabricar respiradores artificiais



A WEG anunciou a assinatura de um acordo de transferência de tecnologia com a empresa LEISTUNG Equipamentos Ltda., fabricante de Equipamento Médico-Hospitalares, para produzir respiradores artificiais que serão utilizados por pacientes com COVID-19.
O contrato, assinado entre as empresas, concede à WEG a licença para produzir o respirador com base técnica no aparelho de ventilação mecânica pulmonar “Luft-3” da LEISTUNG. 
A Companhia vai utilizar a estrutura das suas fábricas de Jaraguá do Sul para produzir os respiradores e trabalha com a possibilidade de fazer ajustes ao projeto para agilizar a produção.
O plano é viabilizar de imediato a compra de todos os componentes necessários para produzir 500 respiradores.  Sendo instalada a linha de produção pela WEG, a Companhia terá capacidade estimada de fabricar 50 respiradores por dia e fazer entregas na segunda quinzena de maio. 

Manfred Peter Johann, diretor superintendente da WEG Automação, informa:

“Dependemos agora da obtenção dos componentes eletrônicos e pneumáticos, muitos deles importados e que sofrem escassez no mercado neste momento”.
"A implantação da linha de produção seguirá todos os protocolos sanitários de higienização e demais medidas protetivas recomendadas pelas autoridades de saúde para as indústrias".

Exército Brasileiro cede gerador de energia ao Centro de Triagem para a Covid-19 em Lages

Quando necessário, os pacientes deverão permanecer no Centro de Triagem até que sejam liberados leitos nos hospitais para o internamento
O Centro de Triagem para o novo Coronavírus (Covid-19), localizado no antigo Pronto Atendimento Tito Bianchini, no Centro de Lages, abriu oficialmente para atendimento na manhã desta segunda-feira (30 de março). O espaço foi totalmente equipado com materiais e insumos necessários para a realização dos trabalhos. São 13 leitos, sendo nove para cuidados intermediários e quatro leitos com respiradores para os casos mais graves.
Nesta segunda-feira chegou no local o gerador de energia, cedido na forma de empréstimo, pelo Exército Brasileiro, através do 1º Batalhão Ferroviário de Lages. O equipamento é novo e veio da cidade gaúcha de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre. Tem capacidade de 500 KVA (cada kVA é uma medida equivalente a 10³ voltamperes, ou seja 1 KVA = 1000 voltamperes. É uma potência aparente, ou seja, teórica, sendo a soma vetorial entre a potência ativa dos watts e a potência reativa a unidade de magnetização e de capacidade de um gerador de energia). Este gerador, segundo os técnicos, tem capacidade de abastecer metade da cidade por um determinado tempo.
“Agradecemos o Batalhão em nome do comandante, o tenente-coronel Anderson Soares do Carmo. Além disso, temos o apoio de empresários, de lideranças políticas, municípios da Amures e da comunidade em geral para que o Centro de Triagem iniciasse suas atividades no combate ao novo Coronavírus”, comenta o prefeito Antonio Ceron.
Texto: Ari Junior
Fotos: Divulgação

sábado, 28 de março de 2020

Coronavírus: abre nesta segunda-feira (30) o Hospital de Triagem para a Covid-19 em Lages

A estrutura está localizada no antigo Pronto Atendimento Tito Bianchini, no Centro
A estrutura em saúde pública de Lages transforma o município em uma referência no atendimento em toda região Serrana. Quando falamos nas ações de prevenção, orientação e combate ao novo Coronavírus (Covid-19) isto não é diferente. O município polo da Serra Catarinense se estrutura a cada dia para os atendimentos especializados aos pacientes que necessitarem de assistência pelos malefícios causados por este novo vírus.
Nesta segunda-feira (30 de março) às 7 horas da manhã, será aberto o Hospital de Triagem para o novo Coronavírus, em Lages. A estrutura foi montada no prédio do antigo Pronto Atendimento Tito Bianchini, no Centro. Ali, estão à disposição dos profissionais da saúde 13 leitos, sendo nove para cuidados intermediários e quatro leitos com respiradores para os casos mais graves. Pessoas com sintomas leves da doença serão orientadas a permanecerem em isolamento domiciliar, com todos os cuidados e medicação necessária.
“Nos últimos dias recebemos os materiais e insumos necessários para a realização do trabalho. Equipes médica e de enfermagem que irão atuar nos próximos meses já foram organizadas. Aqui pensamos no atendimento de toda população da região. Temos o apoio de empresários, de lideranças políticas e dos demais municípios da Amures”, comenta o prefeito Antonio Ceron.
A escala e trabalho dos profissionais que atuarão no Hospital de Triagem será organizada em turnos de 6 e 12 horas por dia. Uma tenda da Defesa Civil Municipal foi montada para fazer a triagem do lado de fora, evitando assim aglomerações dentro do prédio. Somente serão recolhidas pessoas com sintomas moderados a graves, que precisam de estabilização hospitalar. O gerador de energia que está sendo instalado para a estrutura é cedido, na forma de empréstimo, pelo Exército Brasileiro. Os pacientes devem permanecer no Hospital de Triagem até que sejam liberados leitos nos hospitais para o internamento.
O fluxo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dra. Maria Gorete dos Santos vai permanecer normal, com atendimentos gerais de adultos e na ala pediátrica. A central telefônica ampliou seus ramais para dar mais agilidade e qualidade no atendimento às milhares de ligações diárias sobre a Covid-19. Os telefones da unidade, em funcionamento ininterrupto são: 3251-7601 e 3251-7602.
Texto: Ari Junior / Colaboração: Aline Tives
Fotos: Pablo Gomes

Empresa responsável retoma obras de revitalização do Centro

Outras obras públicas terão continuidade no município a partir de quarta-feira (1° de abril), a exemplo do asfaltamento de ruas em diversos bairros
As obras de revitalização do Centro, que compreendem nesta etapa o calçadão da praça Túlio Fiúza de Carvalho e a praça João Ribeiro (praça da Catedral), foram retomadas nesta sexta-feira (27 de março), com base no decreto do Governador do Estado que libera os trabalhos nas obras públicas. As obras de revitalização do Mercado Público também foram retomadas.
O propósito é aproveitar a baixa circulação de pessoas no Centro da cidade neste período de isolamento social como forma de prevenção ao novo Coronavírus, que deverá se estender até a próxima quarta-feira (1° de abril), e garantir um menor impacto no comércio que se encontra fechado.
Segundo a construtora Terra Engenharia, empresa responsável pela execução destas obras, a expectativa é de que quando a abertura do comércio em geral for normalizada na semana que vem, as obras já estejam adiantadas. “Estamos executando a primeira fase do projeto, que é a concretagem do piso, o que pode causar maior impacto no comércio. Na quarta-feira estes serviços estarão bastante adiantados”, afirma o engenheiro responsável pela empresa, Leonardo Milioli Tutida.
Conforme a portaria 191/2020, do Governo de Santa Catarina, as obras públicas de infraestrutura começaram a ser retomadas em todo o Estado. Um Plano Estratégico foi lançado na noite desta quinta-feira (26 de março), passando as orientações para que a retomada das atividades econômicas no Estado seja de forma gradual e que garantam a segurança sanitária à população.
Outras as obras públicas serão retomadas na quarta-feira
A Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Obras e Planejamento, comunica que outras obras públicas serão retomadas a partir desta quarta-feira (1° de abril). Será dada prioridade às obras de asfaltamento do programa Minha Rua Melhor, executadas com equipes próprias da prefeitura, com diversas frentes de trabalho pelos bairros.
De acordo com o secretário João Alberto Duarte, serão tomados todos os cuidados necessários para evitar o contágio do novo Coronavírus, com as devidas orientações aos colaboradores. “A Secretaria da Saúde tem feito um excelente trabalho, atuando na prevenção, e agora está na hora das outras secretarias também contribuírem nos cuidados com seus servidores. Durante o trabalho, todos usarão máscaras e álcool em gel para se proteger”, destaca o secretário.
Entre as principais obras que terão continuidade estão as da rua Cirilo Vieira Ramos, que liga o bairro Vila Nova ao Caça e Tiro, a rua Serafim de Moura, no Centro e a avenida Papa João XXIII, que liga o Centro ao bairro Petrópolis.
Texto: Aline Tives
Foto: Divulgação

Procon produz análise do preço da gasolina e orienta postos a comercializar o combustível a menos de R$ 4 por litro

O estudo foi feito por solicitação do Ministério Público (MP), com encaminhamento de toda a documentação a este órgão estadual para sua ciência dos preços praticados e o valor pago em nota fiscal pelos postos a margem de lucro apurada
Como sempre, o Programa de Defesa do Consumidor (Procon) está de prontidão para bem receber as queixas dos cidadãos e estabelecer operações especiais para amenizar e eliminar danos ao bolso de quem vive em Lages. Recentemente, o órgão ligado à municipalidade elaborou uma pesquisa com estudo de valores praticados em Lages na cobrança do litro de gasolina comum, gasolina aditivada, álcool etílico (etanol) hidratado e óleo diesel S10, utilizando, por amostragem, os preços de três postos combustíveis de bandeiras bem conhecidas, incluindo o cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O estudo foi feito por solicitação do Ministério Público (MP), com encaminhamento de toda a documentação a este órgão estadual para sua ciência dos preços praticados e o valor pago em nota fiscal pelos postos a margem de lucro apurada.
Constatou-se, de acordo com as considerações do executivo do Procon, Júlio Borba,  que após a primeira quinzena do mês de março houve queda no preço do litro da gasolina comum em função da diminuição do valor do petróleo, apontada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). “Ao considerar que a margem de lucro era de R$ 0,40 por litro em janeiro e fevereiro deste ano, em razão da redução do custo de aquisição pelas revendedoras junto às distribuidoras.” Nos primeiros dois meses de 2020 foram pesquisados preços em 25 postos, levando em conta os valores mínimo, médio e máximo de revenda, média de margem de revenda e valor médio de distribuição.
Portanto, com todos os apontamentos, o Procon concluiu pela recomendação, aos empresários, da diminuição do valor do litro da gasolina nas bombas em Lages para valor inferior a R$ 4 imediatamente, com vigor a partir desta sexta-feira (27 de março), predominando o repasse da diferença. Na quarta-feira (25 de março), a Petrobras anunciou um corte de 15% no preço da gasolina para as distribuidoras, e desde o começo do ano o valor de redução já chegou a 40% na refinaria. Contudo, o preço da refinaria vem acrescido de outros, como o valor dos impostos, o que praticamente não teve alteração. O impacto deve ser sentido pelos consumidores no preço final da bomba, positivamente.
Nas três distribuidoras alvos da pesquisa atual do Procon, o preço da gasolina oscilou entre R$ 3,44 e R$ 3,53, ou seja, se fossem acrescentados os R$ 0,40 de margem de janeiro e fevereiro, deveria obter-se a gasolina sendo vendida a valor inferior a R$ 4 em Lages, e isto não está acontecendo, conforme averiguação do órgão de proteção. “Para o consumidor entender melhor, tivemos uma redução no mínimo de R$ 0,40 nos preços que os postos pagavam às distribuidoras em fevereiro, que era R$ 3,93 e R$ 3,95 e agora R$ 3,53, o que não foi repassado ao consumidor. À época praticava-se o preço médio de R$ 4,33 e R$ 4,35. O Procon está de olho e segue firme nas pesquisas de preços em diversos segmentos e materiais, como álcool gel e máscara descartável nesta luta contra a pandemia, além de itens escolares e chocolates de Páscoa”, avisa Júlio Borba.
Em decorrência da prorrogação do isolamento social por mais sete dias, até 31 de março, contra a propagação do novo Coronavírus, gerador da doença Covid-19, determinada pelo decreto municipal nº: 17.908, o Procon presta atendimento ao público em regime de plantão, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, restritamente por telefone: 3019-7457.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Foto: Divulgação

Alerta aos pais: importantíssimo não deixar de fazer o teste do pezinho

O agendamento pode ser feito através do telefone (49) 3251-7977
A Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Saúde – programa Cresça Melhor, faz um apelo aos pais de recém-nascidos, para que não deixem de realizar a triagem neonatal, conhecido como teste do pezinho em seus filhos, imprescindível para se detectar anormalidades na saúde da criança. “Mesmo em tempos de isolamento social e combate ao novo Coronavírus, os pais não precisam temer porque estamos tomando todos os cuidados necessários para evitar o contágio, sem aglomerações e medidas rigorosas de higiene durante as coletas”, destaca a coordenadora do programa, Marcella Proença Palma Nunes.
A coleta deve ser realizada após a alta da maternidade, entre o segundo dia até no máximo cinco dias. Muitas doenças graves que não podem ficar sem o devido tratamento são detectadas através deste exame. “Nas últimas semanas percebemos uma leve queda nos agendamentos, o que está nos preocupando, por isso estamos fazendo este alerta aos pais”, argumenta Marcella.
O agendamento pode ser feito através do telefone (49) 3251-7977. O Programa Cresça Melhor – Centro de Referência Especializado à Saúde da Criança e do Adolescente, desenvolvido pela Prefeitura de Lages, permite a articulação em rede, melhorando e ampliando o atendimento de crianças e adolescentes por equipe multiprofissional. A sede do programa está localizada na rua Fausto Souza, 300, com atendimento direto das 7h às 17h. Já o acesso ao programa se dará através de avaliação e encaminhamento de Unidades Básica de Saúde, UPA, CAPS e Policlínica Municipal, via Sisreg (sistema on-line do SUS).
Texto: Aline Tives
Foto: Divulgação

Governador Moisés da indícios de recuo e pode manter o isolamento em SC

Durante coletiva de imprensa, governador Carlos Moisés critica ...
O governador Carlos Moisés (PSL) em coletiva para a imprensa neste sábado(28) admitiu a possibilidade de voltar atrás no avanço progresso do retorno das atividades dos catarinenses. Citou que o governo federal ainda não envio equipamentos esenciais de proteção individual.
Leia a mensagem na conta do twitter do governador

quinta-feira, 26 de março de 2020

Claudionei Peixer e seus ...atitudes de carinho..que alimentam a alma e o bucho

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna

Não é de hoje que acompanho Claudionei e "os seus", lutador vai aonde a fome está. pois como diz meu amigo Rubens quem tem fome tem pressa, que linda atitude..cara eu iria falar tanta coisa neste texto mais em uma só frase eu posso resumir. " você é uma dádiva de Deus. E as publicações abaixo explicam tudo que eu gostaria de escrever
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna
Nenhuma descrição de foto disponível.
A imagem pode conter: texto
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé
A imagem pode conter: 3 pessoas, texto
A imagem pode conter: 1 pessoa
A imagem pode conter: atividades ao ar livre e natureza

POLÍCIA MILITAR PRENDE O ASSALTANTE DA FÁRMACIA LÍDER E DO POSTO SENS

Através de informações colhidas nas Redes de Vizinhos, a Polícia Militar de Lages logrou êxito na localização de um masculino que efetuou dois roubos nesta madrugada, onde um masculino fingia ter uma arma de fogo embaixo do moletom para intimidar as vítimas e exigir dinheiro do caixa. O masculino foi localizado no bairro da Penha e reconhecido através de vídeos do monitoramento dos estabelecimentos, ele confessou ter feito os roubos na Farmácia Líder e Também no Posto Sens, e que fez para obter dinheiro para comprar sua droga. Diante do exposto a guarnição do PPT deu voz de prisão ao masculino e o conduziu a Delegacia para procedimentos legais.

Covid-19: ajuda a trabalhador informal será de R$ 600, diz Bolsonaro


O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (26) que o auxílio emergencial para os trabalhadores informais durante a pandemia do novo coronavírus será de R$ 600 por mês. O valor corresponde ao triplo informado inicialmente e será pago durante três meses.
"Aquela ajuda inicial para os informais, de R$ 200, que é muito pouco, conversei com Paulo Guedes, e ele resolveu triplicar esse valor", afirmou o presidente durante sua live semanal transmitida no Facebook. O auxílio é voltado aos trabalhadores informais (sem carteira assinada), às pessoas sem assistência social e à população que desistiu de procurar emprego.
A medida é uma forma de amparar as camadas mais vulneráveis à crise econômica causada pela disseminação da doença no Brasil, e o auxílio será distribuído por meio de vouchers (cupons). De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de informalidade (trabalhadores sem carteira assinada ou empreendedores sem registro, por exemplo) atinge 41,1% da força de trabalho ocupada no país.
O Ministério da Economia ainda não informou quanto esse novo valor do auxílio emergencial custará aos cofres públicos. Na época em que foi anunciado o voucher no valor de R$ 200, o ministro Paulo Guedes afirmou que o auxílio custaria, no total, R$ 15 bilhões. Os vouchers poderão ser retirados por pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, instrumento administrado pelo Ministério da Cidadania que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, desde que o interessado não receba nenhum benefício social, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Isolamento

Durante a live, o presidente voltou a criticar as medidas que restringem o comércio e determinam o isolamento social generalizado. Para Bolsonaro, o país deveria adotar o chamado "isolamento vertical", em que ficam recolhidas somente as pessoas que fazem parte de grupo de risco, como idosos e população com doenças crônicas. "Essa neurose de fechar tudo não está dando certo. Para combater o vírus, estão matando o paciente", afirmou.
O isolamento social e o cancelamento de eventos, shows, fechamento de museus, cinemas e restrição de serviços não essenciais estão entre as principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter o avanço do novo coronavírus.
Além de defender a flexibilização das medidas de isolamento, Bolsonaro alertou que cabe às famílias cuidar da proteção das pessoas que estão no grupo de risco para a covid-19. Segundo ele, a letalidade da doença é baixa e não pode paralisar a economia.
"Para 90% da população, essa gripe é quase nada. [Para] quem tem menos de 40 anos, uma vez infectado, a chance de óbito é próxima a zero, de uma para cada 500 pessoas", disse. "A primeira pessoa a se preocupar com o grupo de risco é você. Não é esperar que o governo faça, o governo está fazendo muita coisa, mas não pode fazer tudo que acham que o Estado pode fazer", completou.
De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, divulgada nesta quinta-feira (26), o país registra 2.915 casos confirmados de covid-19 e 77 mortes causadas pela doença. A taxa de letalidade é de 2,7%. Considerando um mês após o primeiro infectado, o Brasil fica atrás da China (213 mortes e 9.802 casos), mas à frente da Itália (29 mortes e 1.694 casos).

Publicado em 26/03/2020 - 20:43 Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Operações com polinômios. Exercícios resolvidos

 Polinômios: veja definição e as operações de multiplicação. É ...
Polinômios são expressões algébricas, desde aquelas que envolvem apenas números até as que apresentam letras, potências, coeficientes, entre outros elementos. Os polinômios são expressões matemáticas que formam as funções polinomiais. 



Raiz do polinômio

Tomando um polinômio qualquer cujo resultado seja 0, por exemplo 2x3 + 4x2 – 2x, a raiz desse polinômio assumirá um valor b caso, e somente se, esse polinômio obtiver valor zero quando b = x.
Exemplo 1:
Para descobrirmos a raiz de um polinômio devemos igualá-lo a 0.
x3 – 1 = 0
x3 = 1
x = 31
x = + 1 ou – 1
Conclui-se que tanto 1 quanto -1 são raízes de P(x) = x3 – 1.
Exemplo 2:
Sabendo-se que –3 é raiz de P(x) = x³ + 4x² - ax + 1, calcule o valor de a.
Como foi dito que -3 é raiz do polinômio, devemos inserir -3 no lugar de x e igualar o polinômio a zero a fim de obter o valor de a.
(-3)3 + 4(-3)2 + -a(-3) + 1 = 0
-27 + 36 + 3a + 1 = 0
-26 + 36 = -3a
10 = -3a
Exemplo 3:
Qual deve ser o valor de k para que x=2 seja raiz de p(x)=x3+kx−6? Incluindo 2 no lugar de x e igualando o polinômio a 0 temos que:
0 = 23 + k(2) – 6
0 = 8 + 2k – 6
0 = 2 + 2k
2k = -2
k = -1

Adição de polinômios

Para realizar uma operação algébrica de soma de polinômios devemos realizar essa operação somando os coeficientes dos termos semelhantes, ou seja, aqueles que possuem a mesma parte literal.
Exemplo 1:
Somando os dois polinômios abaixo temos:
p(x)=4x+ 7x– 9x + 2
q(x)=x5+ 2x− 7x+ 5x
p(x) + q(x) = 4x+ 7x– 9x + 2 + x5+ 2x− 7x+ 5x
p(x) + q(x) = 4x+ x5+ 2x4 + 7x3- 7x- 9x + 5x + 2
p(x) + q(x) = 5x5 + 2x4 – 4x + 2
Exemplo 2:
Considerando p(x) = 3x3 + 2x + 1 e q(x) = -2x3 + x – 4:
p(x) + q(x) = 3x+ 2x + 1 + (-2x3 + x – 4)
p(x) + q(x) = 3x3 – 2x3 + 2x + x + 1 – 4
p(x) + q(x) = x3 + 3x – 3

Subtração de polinômios

Assim como na soma, devemos realizar a operação de subtração entre os termos semelhantes.
Exemplo 1:
Subtraindo os dois polinômios abaixo temos:
p(x) = 3xy + 2x2 + 2x -1
q(x) = 2xy – 3x + 1
p(x) – q(x) = 3xy + 2x2 + 2x -1 –(2xy – 3x + 1)
p(x) – q(x) = 3xy + 2x2 + 2x -1 – 2xy + 3x – 1
p(x) – q(x) = xy + 2x2 + 5x – 2
Exemplo 2:
Qual o resultado da subtração dos dois polinômios abaixo?
p(x)=2x2 + 4x
q(x)=–2x+ x – 6
p(x) – q(x) = 0
p(x) – q(x) = 2x2 + 4x –(-2x2 + x – 6)
p(x) – q(x) = 2x2 + 2x2 + 4x – x + 6
p(x) – q(x) = 4x2 + 3x + 6

Multiplicação de polinômios

Já na multiplicação, a operação algébrica é feita realizando a distributiva entre os termos dos polinômios que serão multiplicados. Na multiplicação de termos semelhantes devemos repetir a incógnita e somar os expoentes.
p(x) = a + b – c
q(x) = x + y + w
(p * q) = (a + b – c) (x + y + w)
Exemplo 1:
Qual o polinômio obtido a partir da multiplicação entre os dois polinômios abaixo?
p(x) = 3x2 - 5x + 8
q(x) = -2x + 1
(p * q) (x) = (3x2 - 5x + 8) . (-2x + 1)
(p * q) (x) = -6x3 + 3x2 + 10x2 - 5x - 16x + 8
(p * q) (x) = -6x3 + 13x2 - 21x +8
Perceba que o grau do polinômio resultante é 3.
Exemplo 2:
p(x) = (2x2 + 5x + 2)
q(x) = (3x2 – 2)
(p * q) (x) = (2x2 + 5x + 2) (3x2 – 2)
(p * q) (x) = 6x4 – 4x2 + 15x3 – 10x + 6x2 – 4
(p * q) (x) = 6x4 + 15x3 + 2x- 10x – 4

Divisão de polinômios

Entre as operações envolvendo polinômios a divisão é o processo algébrico mais complexo e que emprega um maior tempo para sua resolução.
Não existe apenas um método que forneça o resultado de uma divisão entre polinômios, mas um dos mais comuns é o chamado método da chave, semelhante ao esquema de divisão dos números inteiros.
Descrição: Resultado de imagem para polinomios chave
Realizar a operação de divisão de um polinômio D(x), o dividendo, através método da chave por d(x), o divisor, é obter q(x), o polinômio resultante da divisão, e um resto r(x).
Desse modo, temos que: D(x) = d(x) * q(x) + r(x)
Passo-a-passo:
Com dois polinômios f(x)=2x3− 4x+ 3x − 8 e g(x)= x+ 2x − 4 numa situação na qual f(x) será o dividendo e g(x) o divisor teremos:
2x3− 4x+ 3x – 8   | x+ 2x – 4
                                |
1. O primeiro passo é dividir o primeiro termo do dividendo pelo primeiro termo do divisor.
2x3− 4x+ 3x – 8   x2 + 2x – 4
                                |
2x3− 4x+ 3x – 8   | x+ 2x – 4
                                |2x
O número obtido deve ser inserido no lugar do quociente.
2. Agora, multiplicaremos o valor inserido no quociente por cada termo presente no divisor, em seguida trocando o sinal de cada termo, ou seja, multiplicando todos os termos por -1.
2x3− 4x+ 3x – 8   | x+ 2x – 4
                                |2x
 2x− 4x+ 3x – 8   | x+ 2x – 4
- 2x3 – 4x2 + 8x         |2x
3. Em seguida, devemos somar a relação obtida.
2x− 4x+ 3x – 8   | x+ 2x – 4
-2x3 – 4x2 + 8x         |2x
0x3- 8x2 + 11x – 8
4. Seguindo o padrão do item número 1, deveremos substituir o primeiro termo do polinômio encontrado pelo primeiro termo do divisor.
2x− 4x+ 3x – 8   | x+ 2x – 4
-2x3 – 4x2 + 8x        |2x – 8
- 8x2 + 11x – 8
5. Assim como no item 9, agora multiplicaremos o resultado obtido pelos temos do divisor trocando os sinais e, em seguida, somando-o com o polinômio acima.
2x− 4x+ 3x – 8   | x+ 2x – 4
-2x3 – 4x2 + 8x        |2x – 8
- 8x2 + 11x – 8
+8x2 + 16 – 32

2x− 4x+ 3x – 8   | x+ 2x – 4
-2x3 – 4x2 + 8x        |2x – 8
- 8x2 + 11x – 8
+8x2 + 16x – 32
0x2 + 27x – 40
Quando obtemos um resto cujo grau seja menor do que o grau do divisor consideramos a operação finalizada, uma vez que o grau do resto deve ser menor que o grau do polinômio divisor.
Sendo assim, temos que q(x) = 2x – 8 e r(x) = 27x -40.

Exercícios resolvidos sobre polinômio

Como vimos anteriormente, o polinômio é caracterizado como uma expressão algébrica formado por monômios, termos formados por um número e uma incógnita.
Uma vez que os conceitos de termos semelhantes, grau e raízes dos polinômios são conhecidos, aplicaremos tais conceitos aos seguintes exercícios abaixo.


1) Considerando que p(x) = 2x³ – kx² + 3x – 2k, para que valores de k temos p(2) = 4?
Uma vez que o enunciado da questão nos cedeu os pontos (2, 4), no qual x = 2 e y = 4, podemos inseri-los na questão e assim descobrir o valor de k. Veja:
p(2) = 2*(2)3 – k(2)2 + 3(2) -2k
4 = 2*(2)3 – k(2)2 + 3(2) -2k
4 = 2*8 – k*4 + 3*2 – 2k
4 = 16 – 4k + 6 – 2k
4 = 22 – 6k
-18 = -6k (-1)
6k = 18
k = 3
2) Determine o valor de a e b no polinômio p(x) = x³ + ax² + (b – 18)x + 1, sabendo que 1 é raiz do polinômio e p(2) = 25.
Se o enunciado informou que a raiz é 1, isso significa que podemos inserir o número 1 no lugar de x e com isso igualar o polinômio a zero, inserindo o ponto (1, 0) na equação.
p(1) = x³ + ax² + (b – 18)x + 1
0 = 1³ + a1² + (b – 18)1 + 1
1 + a + b – 18 + 1 = 0
a + b + 2 – 18 = 0
a + b – 16 = 0
a + b = 16
Chegamos, por fim, a uma igualdade com duas incógnitas. Agora devemos aplicar o outro ponto cedido no enunciado na equação. Temos que p(2) = 25:
p(2) = x³ + ax² + (b – 18)x + 1
25 = 23 + a(2)2 + (b – 18)*2 + 1
25 = 8 + 4a + 2b – 36 + 1
25 = -27 + 4a + 2b
4a + 2b = 25 + 27
4a + 2b = 52
Precisaremos, por fim, realizar um sistema entre as duas equações encontradas com o intuito de descobrir o valor das incógnitas.
(I) a + b = 16
(II) 4a + 2b = 52
Podemos, a fim de eliminar b da equação, multiplicar a equação 1 por -2 e somar ambas equações. Veja:
(I) -2a - 2b = -32
(II)4a + 2b = 52
_______________
(III) 2a = 20
a = 10
Substituindo a na equação I:
a + b = 16
10 + b = 16
b = 6

Mais exercícios sobre polinômios com gabarito

Após abordarmos as noções de polinômios e discutirmos alguns exercícios mais simplificados que abordam noções de conceitos, abordaremos exercícios que exigem outras habilidades na sua resolução.
1) (Guarda Civil SP). O resto da divisão do polinômio x³ + 3x² – 5x + 1 por (x-2) é:
a) 1
b) 2
c) 10
d) 11
e) 12
A divisão de polinômios não é considerada propriamente uma habilidade difícil, mas confunde muitas pessoas na hora de resolver questão como essas. Veja abaixo a resolução seguindo o método da chave.
x³ + 3x² – 5x + 1           | x - 2
-x3 + 2                            |  x2
________

0x3 + 3x2 – 5x + 1
Seguindo o tutorial, primeiro dividimos o primeiro monômio do polinômio dividendo (x3) pelo primeiro monômio do polinômio divisor (x) e inserimos o resultado no quociente.
Após isso, devemos multiplicar o monômio obtido por todos os termos do polinômio divisor, em seguida devemos trocar o sinal do resultado, ou seja, multiplicar por -1.
x³ + 3x² – 5x + 1           | x - 2
-x3 + 2x2                        |  x2 + 5x + 5
________
5x2 – 5x + 1

-5x2 + 10x
__________
5x + 1

-5x + 10
________
R(x) = 11
Para essa divisão tivemos que obter um resto de expoente 0 uma vez que o resto da divisão de um polinômio deve ter um grau menor do que o grau do polinômio divisor.
Resposta letra d.
2) (Prefeitura de Terra de Areia RS – Objetiva 2016). Assinalar a alternativa que apresenta o resultado do polinômio abaixo:
2x(5x + 7y) + 9x(2y)
a) 10x + 14xy + 18yx
b) 6x² + 21xy
c) 10x² + 32xy
d) 10x² + 9y
e) 22x + 9y
A questão acima é bastante simples, devemos apenas realizar a distributiva entre os fatores.
2x(5x + 7y) + 9x(2y)
10x+ 14xy + 18xy
10x2 + 32xy
Letra C
3) (FEI – SP) Sendo p(x) = ax4 + bx³ + c e q(x) = ax³ – bx – c, determine os coeficientes a, b e c, sabendo que p(0) = 0, p(1) = 0 e q(1) = 2.
Nesse exemplo, temos que relacionar coeficientes de duas equações. Inserindo os pontos cedidos pelo enunciado na questão temos que:
p(x) = ax4 + bx³ + c  ; p(0) = 0
p(0) = a(0)4 + b(0)3 + c
0 = a*0 + b*0 + c
c = 0
p(x) = ax4 + bx³ + c  ; p(1) = 0
p(1) = a(1)4 + b(1)3 + c
0 = a + b + c
Se c = 0, temos que a + b = 0.
q(x) = ax³ – bx – c  ;  q(1) = 2
q(1) = a(1)3 – b(1) – c
2 = a – b – c
Sendo c = 0: a – b = 2
Comparando e somando as equações obtidas temos:
a + b = 0
a – b = 2
2a = 2
a = 1
Se a = 1, b:
a + b = 0
1 + b = 0
b = -1
Assim, a = 1 e b = -1.


Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...