Por Rodrigo Peter Schilling
CEO na Fábrica de Negócios
A metodologia LSP - Lego Serious Play é um método disruptivo, inovador, incremental e criativo.
Projetado para conduzir facilitações, melhorar a comunicação, acessar o pensamento crítico, materializar ideias e auxiliar nos processos de análise e busca de soluções de problemas complexos.
O método surgiu em 1995 com o presidente do Grupo LEGO, que estava insatisfeito com os resultados de sua empresa e a forma como seus funcionários realizavam suas reuniões de estratégia, sem criatividade e imaginação.
Ele queria potencializar a performance das pessoas e organizações nas reuniões de estratégia e solução de problemas ao mesmo tempo gostaria de expandir e multiplicar a metodologia Lego Serious Play.
O principal objetivo da metodologia é uma facilitação utilizada para acessar o conhecimento escondido dentro de pessoas e organizações por meio de reuniões, sessões de comunicação e processos de resolução de problemas.
Por meio do uso de blocos as pessoas são estimuladas a ter mais insights, um maior engajamento com um comprometimento, tendo o senso de pertencimentofocando em resultados mais rápidos e mais leves.
Mais de 80% das células cerebrais estão conectadas às mãos, agora, pense, estas células conectado mãos e cérebro por meio do uso de blocos. Imaginou? Incrível!
Esta conexão gera uma maior relação cognitiva direta no corpo humano onde ambos os lados do cérebro são estimulados.
O esquerdo: analítico, lógico e objetivo e o direito: criativo, intuitivo e emocional.
Ao utilizarmos a metodologia do LSP alinhada com oficinas de Planejamento Estratégico, temos um resultado ímpar.
Desta forma, conseguimos visualizar melhor a visão da estratégia que os stakeholders possuem e esperam de sua organização.
Destaca-se que a metodologia é capaz de unificar e classificar visões até então não reveladas pelos seus participantes, ou seja, onde 100% dos participantes estão com prometidos com 100% dos desafios/oportunidades.
É salutar destacar que as organizações precisam ter uma visão de futuro, do que elas querem para o amanhã e, principalmente, de como querem fazer para chegar lá.
Com o método LSP é possível definir estas etapas, pois o processo é pautado em Learn by Doing, ou seja, aprender fazendo, prototipando e aprendendo com os erros e acertos.
Outro ponto favorável ao uso da metodologia é a capacidade de transformar e inspirar mindset diferentes, mudando assim o comportamento das pessoas e por fim o da organização.
Tentem imaginar como seria mais "divertido" o processo de disseminação da estratégia utilizando blocos de LEGO, ao invés de planilhas, metas, gráficos, tabelas.
De fato, não é apenas um brinquedo, é um jogo, é uma ferramenta muito poderosa se bem implementada.
O processo central da metodologia é "Como nós seríamos, sendo o melhor de nós mesmos".
Pautado em quatro grandes pilares: Pergunta, Construção de Modelo, Compartilhamento e Reflexão, as pessoas são encorajadas a contar histórias sobre seus modelos, utilizando metáforas e criando cenários.
A partir deste ponto é possível ter uma visão mais clara e detalhada de todas as possibilidades de estratégias, sejam elas individuais, ou do coletivo em relação aos caminhos que a organização deve seguir para atingir o seu planejamento estratégico dos próximos anos.
Algumas empresas como NASA, Google, Coca-Cola, GLOBO, Natura, Petrobras, já utilizam o método junto aos seus funcionários em processos de inovação, criatividade, estratégia, como também em projetos que necessitam a visão do cliente, por meio de sessões de co-criação entre os envolvidos.
Neste aspecto, a metodologia aliada a outras, como por exemplo Design Thinking, pode potencializar ainda mais os resultados.
Por fim, os benefícios na utilização do LSP tanto para as organizações como para as pessoas, tendem a explorar o know-how oculto e inexplorado do coletivo, trazendo resultados obtidos a saber:
- Facilitação da aprendizagem
- Ampliação de conhecimento
- Aceleração nos processos de análise/construção de soluções
- Despertar da imaginação e criatividade
- Melhoria nos processos de comunicação
- Engajamento e comprometimento
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