terça-feira, 29 de agosto de 2017

Velocidade Média Exercícios

1)    1) Uma partícula se desloca 5 km a cada 10 segundos. Determine sua velocidade média em m/s.
  Note que temos km e segundos temos então que transformar
  Como 1 km = 1000 m Logo 5 km = 5000 m
   Aplicando a formula Vm = 𝞓S/𝞓t
   Vm = 5000/10 = 500 m/s


2)    2) Analisando a tabela, calcule o valor da velocidade média.
Observe que nos 5 primeiros metros o tempo foi de 1 segundo e a cada 5 metros na sequência o tempo também varia 1 segundo logo a velocidade será de 5 m/s.
3)    3) . Um macaco que pula de galho em galho em um zoológico, demora 6 segundos para atravessar sua jaula, que mede 12 metros. Qual a velocidade média dele?
S=12m
t=6s
v=?


4)    4)  Um carro viaja de uma cidade A a uma cidade B, distantes 200km. Seu percurso demora 4 horas, pois decorrida uma hora de viagem, o pneu dianteiro esquerdo furou e precisou ser trocado, levando 1 hora e 20 minutos do tempo total gasto. Qual foi a velocidade média que o carro desenvolveu durante a viagem? 
S=200km
t=4h
v=?
Mesmo o carro tendo ficado parado algum tempo durante a viagem, para o cálculo da velocidade média não levamos isso em consideração.
5)    5)  No exercício anterior, qual foi a velocidade nos intervalos antes e depois de o pneu furar? Sabendo que o incidente ocorreu quando faltavam 115 km para chegar à cidade B
  • Antes da parada:
S= 200-115=85km
t=1hora
v=?
  • Depois da parada:
S= 115km
t= 4h-1h-1h20min= 1h40min=1,66h (utilizando-se regra de três simples)
v=?

6)    6) . Um bola de basebol é lançada com velocidade igual a 108m/s, e leva 0,6 segundo para chegar ao rebatedor. Supondo que a bola se desloque com velocidade constante. Qual a distância entre o arremessador e o rebatedor?

7)    7)  Durante uma corrida de 100 metros rasos, um competidor se desloca com velocidade média de 5m/s. Quanto tempo ele demora para completar o percurso?
, se isolarmos t:

8)    8) Um veículo parte do km 30 e chega ao km 250 em 4 horas. Calcule a velocidade média do veículo?
Primeiro vamos calcular a variação do espaço percorrido pelo veículo. Fazemos isso, subtraindo o espaço final menos o espaço inicial.
velocidade exercicios resolvidos


Como o exercício já informou o tempo gasto para percorrer o percurso, agora basta aplicarmos a fórmula da velocidade média.
velocidade exercicios resolvidos

9)    9) Um projétil percorre um trajeto de 800m em apenas 4s. Qual a velocidade média desse projétil?
Esse exercício é bem direto, pois no enunciado já é informado qual o espaço percorrido e qual o tempo gasto. Com esses dados, basta aplicar a fórmula.
velocidade exercicios resolvidos



10)                      10)  Em uma viagem, o avião sai da cidade A e chega à cidade B em 5h. Calcule a velocidade média do avião, sabendo que a distância percorrida pelo avião foi de 1.800km.
velocidade exercicios resolvidos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

  A partir do dia 1º de junho, as empresas de telemarketing terão que seguir novas regras definidas pela Agência Nacional de Telecomunicaçõe...