sexta-feira, 30 de junho de 2017

Petrobrás poderá ajustar preço de combustível diariamente

Gasolina: Nova política de preços da Petrobrás entra em vigor na próxima semana

A Petrobrás alterou sua política de preços de combustíveis. A diretoria executiva aprovou, nesta quinta-feira, 29, a revisão da política para aumentar a frequência de ajustes nos preços, que passará a vigorar a partir de segunda-feira, 03/07.
A novidade é que a área técnica de marketing e comercialização da companhia terá delegação para realizar ajustes nos preços, a qualquer momento, inclusive diariamente, desde que os reajustes acumulados por produto estejam, na média Brasil, dentro da faixa de -7% a +7%, respeitando a margem estabelecida pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP). Esse grupo é composto pelo presidente e os diretores executivos de Refino e Gás Natural, financeiro e de Relacionamento com Investidores.
A avaliação da companhia é de que os ajustes que vinham sendo praticados, desde o anúncio da nova política em outubro de 2016, "não têm sido suficientes para acompanhar a volatilidade crescente da taxa de câmbio e das cotações de petróleo e derivados, recomendando uma maior frequência nos ajustes."
Qualquer alteração fora dessa faixa terá que ser autorizada pelo GEMP.
Ainda no fato relevante, a Petrobrás justifica que "a revisão da política permitirá maior aderência dos preços do mercado doméstico ao mercado internacional no curto prazo e possibilitará a companhia competir de maneira mais ágil e eficiente."
Logotipo do(a) Estadão

Lages sedia Seminário Regional da Defesa Civil

Lages sedia Seminário Regional da Defesa Civil

Lages sediou nesta sexta-feira (30) o II Seminário Regional da Defesa Civil Estadual. O evento realizado no Orion Parque Tecnológico da Serra Catarinense contou com a participação de representantes de todas as prefeituras que compõem a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures). 
O vice-prefeito Juliano Polese, o secretário executivo de Defesa Civil, Jean Felipe Silva de Souza e o secretário municipal de Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos, representaram a prefeitura de Lages. O tema do Seminário norteou as palestras: “A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro”.  Representantes da Secretaria Municipal da Educação também participaram do evento.

“Ainda trabalhamos intensamente com as secretarias afins na recuperação da cidade após a enchente do início do mês de junho. Nos últimos dias o Ministério da Integração Nacional reconheceu nosso Decreto de Situação de Emergência. Portanto, em Lages a prefeitura trabalha na prática estas questões de auxílio e ajuda às pessoas que foram atingidas por um evento climático, e que causou grandes estragos e prejuízos”, comentou o vice-prefeito Juliano Polese.
O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, abriu os trabalhos do Seminário e palestrou sobre a importância da estruturação da Política de Proteção e Defesa Civil. “Este Seminário busca levar conhecimento até os municípios e mostrar a importância da Defesa Civil. Aqui na região serrana a maioria dos municípios teve troca de gestão, por isso estamos capacitando os prefeitos, vice-prefeitos, secretários, servidores e técnicos”, explicou.

Seminário de Gênero discute formas de superação do preconceito na escola

Seminário de Gênero discute formas de superação do preconceito na escola

A Secretaria Municipal de Educação promoveu, na tarde desta sexta-feira (30), o 1° Seminário de Gênero e Educação – Formas de Superação de Preconceito e Discriminação na Escola. O evento reuniu convidados especiais e professores da rede municipal de ensino, e foi realizado no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).
O tema foi abordado pela palestrante Mareli Eliane Graupe, pesquisadora de gêneros que fez doutorado na Universidade de Osnabrück, na Alemanha, e integra um grupo de pesquisa na Uniplac.
Ela defende ser extremamente importante articular a discussão de gênero no campo da educação, justamente porque nenhuma pessoa deixa no portão da escola suas representações sociais, culturais, históricas e o que pensa com relação a “meninos” e “meninas”. Os próprios livros didáticos estão demarcados por estereótipos sexuais, ou seja, o que é considerado apropriado para homens e mulheres. “Infelizmente ainda temos muitos preconceitos nas famílias, nas escolas e na sociedade em geral. Precisamos pautar esta temática, pois estamos falando de pessoas, quem são estes sujeitos e o que pensam a respeito para, a partir daí, desconstruir estereótipos, preconceitos e discriminações. Lutamos por uma educação justa e igualitária”, diz Marilei.
Para a secretária da Educação, Valdirene Vieira, o preconceito de gênero não abrange somente o masculino e o feminino, mas toda e qualquer forma de exclusão na sociedade, seja pela cor, pelo jeito de ser, opção sexual ou condições sociais. “Estamos em pleno século XXI, em um momento histórico onde são discutidas várias questões, principalmente nas escolas, pois partindo da educação são abrangidos vários segmentos na sociedade. Questões de gênero, inclusão social e diversidade necessitam serem discutidas, ainda mais porque vivemos numa região bastante preconceituosa, com discriminações seja contra mulheres, negros, homossexuais e todos aqueles que são diferentes. É papel da escola fomentar estas discussões”, argumenta.
Alguns números assustam
A Rede de Desenvolvimento Comunitário Casa de Gente, de Lages, também marcou presença no Seminário com uma apresentação de parte de seus integrantes, e apresentaram alguns números bastante preocupantes com relação aos feminicídios no Brasil e na Serra Catarinense.
Segundo dados de fontes oficiais, este é o quinto país com maior índice de violência contra mulheres, e Lages está entre os 15 municípios com maiores registros neste sentido. O mapa da violência mostra que mulheres negras estão entre a maioria das vítimas, e o caso piora quando se trata de mulheres transexuais, onde a expectativa de vida delas cai para apenas 35 anos.
Cerca de 27% dos assassinatos de mulheres acontecem dentro de suas próprias residências, sendo considerado um local de risco para elas, e 50% dos atos violentos praticados são de familiares próximos. “Nosso projeto acolhe todo tipo de gente, onde temos música, rodas de conversa e reflexões. É muito triste nos dar conta desta realidade, por isso estendemos a mão a quem precisa”, destaca o grupo Casa de Gente.

Bandeira tarifária nas contas de energia de julho será amarela


Da Agência Brasil
A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de energia em julho será amarela, o que significa um acréscimo de R$ 2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o fator que determinou o acionamento da bandeira amarela foi o aumento do custo de geração de energia elétrica.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.
Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas.
Neste ano, as contas de luz já tiveram bandeira vermelha, nos meses de abril e maio, e em junho a bandeira ficou verde. A Aneel já disse que deverá revisar no ano que vem a metodologia que define o acionamento das bandeiras tarifárias, para evitar mudanças bruscas de um mês para o outro.
Segundo a Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente da energia elétrica.

Fachin mandar soltar ex-deputado Rocha Loures


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, relator das ações da Lava Jato no Corte, mandou soltar o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), preso há mais de um mês na carceragem da Polícia Federal em Brasília. Em troca, Loures deverá cumprir algumas medidas cautelates, como recolhimento domiciliar.
Com isso, Loures deverá permanecer em casa das 20h às 6h de segunda a sexta-feira, e durante todo o dia aos sábados, domingos e feriados. Ele também deverá ser monitorado por tornozeleira eletrônica.

Além disso, Fachin entendeu que ele deve receber os mesmos benefícios de outros investigados a partir das delações da JBS, como a irmã do senador Aécio Neves (PSDB-MG), Andrea Neves, o primo deles, Frederico Pacheco, e o ex-assessor do senador Zezé Perrela (PMDB-MG), Mendherson Lima. Todos ganharam direito de cumprir prisão domiciliar.Na decisão, Fachin entendeu que Loures pode responder às acusações em liberdade porque a denúncia contra ele já foi feita ao Supremo pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O ex-parlamentar foi denunciado no mesmo processo com o presidente Michel Temer.

O ex-deputado foi flagrado pela PF recebendo uma mala com R$ 500 mil na Operação Patmos, investigação baseada nas informações da delação premiada dos executivos da JBS. Quando Rocha Loures foi preso, Fachin havia atendido a um pedido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Segundo o procurador, a prisão de Loures era “imprescindível para a garantia da ordem pública e da instrução criminal”.
Logo branca EBC

TEMPO PARA ESTE SÁBADO

MADRUGADA
Céu com algumas nuvens
Umidade Rel.: 76%
Vento: SW/SE
Médio: 15km/h
Rajada: 25km/h
14°C
8°C
Fenômeno:
MANHÃ
Sol com algumas nuvens
Umidade Rel.: 76%
Vento: SW/SE
Médio: 15km/h
Rajada: 25km/h
14°C
8°C
Fenômeno:
TARDE
Sol com algumas nuvens
Umidade Rel.: 76%
Vento: SW/SE
Médio: 15km/h
Rajada: 35km/h
14°C
8°C
Fenômeno:
NOITE
Céu com algumas nuvens
Umidade Rel.: 76%
Vento: SW/SE
Médio: 15km/h
Rajada: 35km/h
14°C
8°C
Fenômeno:

WhatsApp amplia prazo para parar de funcionar em celulares antigos

São Paulo- SP- Brasil- 17/12/2015- Por decisão judicial, as operadoras de telefonia móvel foram obrigadas a bloquear pelo período de 48 horas, em todo o Brasil, o aplicativo de troca de mensagens Whatsapp. A medida foi determinada pela 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo (SP), na tarde de ontem (16/12) e está sendo cumprida desde a 00:00 desta quinta-feira (17/12). Foto: Allan White/ Fotos Públicas ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***

O WhatsApp anunciou que adiou o fim do serviço para uma série de aparelhos, anteriormente programado para acabar nesta sexta-feira (30).
A empresa, que pertence ao Facebook, porém, informou que "alguns dos recursos poderão parar de funcionar a qualquer momento" nesses aparelhos mais antigos.
Segundo a companhia, essas plataformas têm certas limitações que impedem a expansão de seus recursos. Ela recomenda que os usuários troquem seus aparelhos por outros mais atuais.
A decisão da empresa de cancelar o funcionamento para os celulares mais antigos havia sido contestada pela associação de defesa do consumidor Proteste.
De acordo com a Proteste, trata-se de um desrespeito ao consumidor, especialmente para quem escolhe utilizar um aparelho mais antigo com acesso ao serviço de telefonia provido por todas as operadoras no país.
O aplicativo de mensagem instantânea conta com cerca de 1,2 bilhão de usuários no mundo. No Brasil, a marca de 120 milhões já foi batida

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Emissão de passaporte deve continuar suspensa até aprovação de crédito extra

Resultado de imagem para passaporte

Apesar de o governo ter solicitado dinheiro extra para regularizar a emissão de passaporte, o serviço deverá voltar somente após a aprovação do pedido pelo Congresso Nacional. A suplementação solicitada pelo governo federal à Lei Orçamentária Anual é de R$ 102,3 milhões para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, ao qual a Polícia Federal (PF) está subordinada.
Na terça-feira (27), a PF suspendeu a confecção das cadernetas de passaportes para novas solicitações devido à insuficiência de orçamento.
Segundo o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o crédito suplementar irá regularizar os pagamentos para fornecimento de passaportes. “Dada a urgência do tema houve um acordo com o presidente da Comissão Mista de Orçamento [senador Dário Berger (PMDB-SC)] para votar o PL ainda nesta semana”, informou.
Quem vai receber o passaporte
Com a suspensão, apenas quem foi atendido nos postos de emissão e teve o atendimento completado até as 22h do dia 27 vai receber o documento normalmente. A previsão inicial de entrega é de seis dias úteis. Cerca de 8 mil passaportes são emitidos diariamente pela PF.
Como fica o agendamento
Os agendamentos e requisições estão mantidos, só que não há prazo para confecção e entrega do passaporte. Também estão na mesma situação aqueles que já pagaram a taxa, mas ainda não agendaram o atendimento presencial. Ou seja, todo o processo de pedido continua funcionando normalmente, mas quem não foi atendido nos postos até o dia 27, deve receber o documento com atraso.
Passaporte de emergência
Até a regularização do orçamento, somente serão emitidos passaportes de emergências, permitidos em situações que não puderam ser previstas. Não fazem parte desse grupo situações criadas por descuido do próprio cidadão. São elas: catástrofes naturais; conflitos armados; necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau; para a proteção do seu patrimônio (o que não inclui o mero prejuízo com passagens, hospedagem etc); por necessidade do trabalho; por motivo de ajuda humanitária; interesse da administração pública; ou outra situação emergencial que não se poderia prever, cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno ao requerente.

A renovação de passaporte é obrigatória apenas para quem for viajar ao exterior.Renovação do passaporte

Previsão de orçamento
Em nota, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) informou que houve falha na previsão e no planejamento das verbas destinadas à confecção de passaportes. Segundo a Fenapef, em 2016, foram emitidos 2.234.406 de passaportes ao custo de R$ 257,25, totalizando R$ 578 milhões de arrecadação. “O resultado demonstra que o serviço é autossuficiente. Nesse sentido, a Fenapef acredita que é “injustificável” a interrupção do serviço de emissão de passaporte pela Polícia Federal”.
Já a Polícia Federal argumentou que, desde o início das discussões preparatórias para elaboração do orçamento de 2017, indicou que seriam necessários R$ 248 milhões para cobrir as despesas referentes às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem para o ano todo.
Entretanto, a Lei Orçamentária aprovada previu o limite financeiro de R$ 121 milhões para os serviços. “Desde o ano passado, até a presente data, a Polícia Federal está empenhada junto ao governo federal para que não haja descontinuidade do serviço”, disse a PF, em nota.
A PF informou que o valor arrecadado com a taxa para emissão da caderneta é direcionado à conta do Tesouro Nacional e não fica disponível à instituição.
A Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda informou que a arrecadação total das receitas de emissão de passaporte em 2017 já chegam a R$ 347,09 milhões. Segundo a secretaria, as receitas do serviço são recolhidas à Conta Única do Tesouro Nacional e contabilizadas de forma segregada para utilização pela Polícia Federal de acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA).
Defesa do consumidor
Para o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a suspensão da emissão de novos passaportes é ilegal, uma vez que é um serviço público essencial assegurado pela Constituição Federal e pelo Código de Defesa do Consumidor.
O Idec orienta os consumidores a exigirem a emissão do passaporte pela Polícia Federal e disponibiliza um modelo de carta em seu site. Caso o consumidor não consiga emitir o passaporte a tempo de viajar, o instituto pede que entre em contato com a empresa aérea e solicite a alteração do voo ou o cancelamento da passagem, o que deve ser feito sem custo, segundo a entidade.

RAPIDINHAS DO ESPORTE

Resultado de imagem para rapidinhas


* Alemanha passa fácil pelo México e vai à final contra o Chile- 4x1
* Aos prantos Montillo da adeus ao Botafogo e também ao futebol
* Vasco anuncia a volta de lateral direito Ramon
* Palmeiras e Grêmio jogam sábado com times reservas.
* Grêmio anuncia a contratação de equatoriano Michel arroio
* Luan do Grêmio está na mira do Inter de Milão
* Sport faz reunião oferece aumento e espera resposta de Diego Souza, Palmeiras também aguarda
* Guerra vira dúvida para jogo da libertadores
* Juventus anuncia rescisão de contrato de Diego Alves

Novela 'A Força do Querer': Irene apanha de Ritinha e leva sapatada de Joyce

Slide 1 de 8: Irene (Débora Falabella) vai apanhar de Joyce (Maria Fernanda Cândido) e Ritinha (Isis Valverde) na novela 'A Força do Querer'

Os planos de Irene (Débora Falabella) vão resultar em uma grande confusão na novela "A Força do Querer" e a vingança partirá não só de Joyce (Maria Fernanda Cândido) mas também de sua nora, Ritinha (Isis Valverde). Segundo informação publicada pela coluna "Notícias da TV", do jornalista Daniel Castro, a amante de Eugênio (Dan Stulbach) - que chega a envenenar a mãe de Ivana (Carol Duarte) - leva uma sapatada de sua rival e uma surra completa da mulher de Ruy (Fiuk), que pegam a megera desprevenida no banheiro de um restaurante. De acordo com a autora da trama, Glória Perez, a cena (que vai ao ar a partir do dia 24 de julho), promete mostrar a "surra que todos querem ver".

Ruy tenta forçar reconciliação entre os pais

Tudo começa quando o marido de Ritinha - que nos próximos capítulos também tenta atropelar Irene - arma um jantar na tentativa de reaproximar Joyce e Eugênio para uma conversa. O empresário convida sua mãe para almoçar e ela, sem desconfiar dos planos do filho, acaba aceitando o convite. Mira (Maria Clara Spinelli), no entanto, fica sabendo do almoço e conta para a amante de Eugênio, que decide aparecer de surpresa no banheiro do restaurante para bater de frente com Joyce. "Só quero que você me escute!", pedirá Irene. "Não, não quero escutar nada! Não quero ouvir nada de você, não quero ver você nunca mais", responde a sogra de Ritinha. "Não precisa me tratar assim. Seu marido vai ficar com você! Está apaixonado por mim, mas vai ficar com você! Ele faz sempre o que o dever manda, não é? E você se contenta!", rebate a falsa amiga.

Joyce arremessa sapato em Irene: 'Vagabunda!'

A mãe de Ruy (que terá sido manipulada por Irene), no entanto, perderá a paciência ao escutar as desculpas de arquiteta. "Você não escrúpulos nenhum. Ter coragem de entrar na minha casa, sentar na minha mesa", dirá. "Quem ama não pensa. Se um dia você amar de verdade vai saber! Porque até agora você só amou o casamento, a instituição. O homem que o Eugenio é você nem conhece!", provoca Irene. Joyce, então, tem um acesso de raiva, arremessa seu sapato contra a arquiteta e xinga a vilã.

Ritinha espanca amante de Eugênio: 'Apanhou muito'

Após Irene levar uma "sapatada" de Joyce, quem aparece no banheiro e flagra o momento é Ritinha, que, acompanhada de Marilda (Dandara Mariana) não pensa duas vezes antes de defender a sogra. "É ela mesmo! E ela que eu vi!", exclama a mulher de Ruy - que sairá de casa após mentir para o marido - ao reconhecer Irene do dia em que a flagrou com Eugênio. "Me dá o sapato de dona Joyce! Pode me dar!", diz Ritinha. "Não se mete, garota!", rebate a amante. "Ah mas vai dar! Tirou o marido da outra, quer o sapato também? Tira nada!", diz sereia, que logo parte para cima de Irene. Marilda, então, tranca a porta do banheiro para que ninguém ouça os gritos de Irene. As duas rolam no chão e, segundo a autora, Ritinha dá a surra que todos querem ver em Irene. Após o barraco, Ritinha e Joyce - que fica envergonhada pela confusão - conversam. "Mas apanhou muito! Foi não, dona Joyce?", comenta Rita. "Tudo o que eu quero é minha casa!", responderá a a mãe de Ivana.
(Por Bianca Venturotti)

Feliz com novos carros da F1, Massa fala em renovar contrato com Williams: “Não vejo motivos para não continuar”

F1 2017 GP DO AZERBAIJÃO BAKU WILLIAMS FELIPE MASSA

Quando Felipe Massa abandonou a aposentadoria para substituir Valtteri Bottas na Williams, a impressão inicial era de que 2017 seria a última temporada do brasileiro na F1. Mas, depois de quase metade da temporada, a postura de Massa mudou bastante: o piloto, motivado pelos novos carros da categoria, não esconde o desejo de seguir na ativa em 2018.
“As coisas estão indo bem. Eu me sinto muito competitivo e gosto do carro que estou pilotando”, disse Massa, entrevistado pelo site oficial da F1. “Amei as novas regras, funciona muito bem para meu estilo de pilotagem. Só preciso resolver o problema da falta de sorte. Não vejo motivos para não continuar [na F1], eu só preciso de uma equipe que acredito ser certa para mim. Uma equipe que me dê um carro competitivo e que faça eu me sentir bem. Aí eu fico. Não quero ficar para não ser competitivo ou feliz”, ponderou.
O piloto ainda não conversou com a Williams – ou com qualquer outra equipe – sobre um novo contrato para 2018, mas isso parece ser questão de tempo.
“Ainda não [conversamos], mas não tenho pressa. Eu penso de corrida em corrida, e alguma hora vamos começar a conversar. Tenho certeza de que não vai demorar muito”, apontou.
Felipe Massa (Foto: Beto Issa))

Na Williams desde 2014, Massa encontrou um ambiente agradável. O piloto usou a experiência para reconstruir a escuderia, que voltou a brigar por pódios com certa frequência. O relacionamento com a equipe, que já era bom, segue melhorando.
“Estou curtindo mais. Foi uma grande decisão que eu tomei, mas, assim que você aceita um novo desafio, você fica mais feliz. Estou com uma equipe que gosta de mim e me respeita muito. Eles me escutam. Isso tudo te deixa feliz”, falou.
No Mundial de Pilotos, Massa surge em décimo, com 20 pontos. O brasileiro sofre com abandonos, como o que impediu a briga pela vitória no GP do Azerbaijão. No Mundial de Construtores, a Williams é a quinta colocada.

Em A Força do Querer, Joyce pede divórcio de Eugênio e Bibi ajuda chefe de tráfico, entenda!


Bibi está cada vez mais perto de se tornar a Bibi Perigosa em A Força do QuererDe acordo com o jornal Extra, a personagem de Juliana Paes irá aceitar transportar munição entre bandidos e se esbaldar num pagode no morro. 
Cansada da vida sofrida que está vivendo, Bibi acabará se aproximando do chefe do tráfico de drogas. E, além de conseguir dinheiro com os serviços que passará a fazer para o bandido, ela também receberá uma recompensa que irá satisfazer os desejos de seu filho Dedé. O chefe irá bancar uma festinha de aniversário para a criança.
E não é só a vida de Bibi que irá mudar da água para o vinho. Segundo a coluna de Patricia Kogut, Joyce, vivida por Maria Fernanda Cândido, também enfrentará mudanças drásticas. Isso porque, após descobrir a traição de Eugênio, interpretado por Dan Stulbach, a personagem irá pedir o divórcio do marido. A decisão de se separar irá acontecer após ela der uma surra em Irene, amante do marido interpretada por Débora Falabella. 
A vilã irá dizer ao advogado que pretende prestar queixa conta sua esposa, deixando-o preocupado. Em seguida, ele irá conversar com Joyce, pedindo que a esposa não brigue mais com Irene, por medo de que ela e seu filho, Ruy, vivido por Fiuk, acabem se complicando e tenham seus nomes estampados nos jornais e sites da internet. 
A mãe de Ivana irá argumentar que não quer compartilhar nada sobre Irene com ele, além de que ela estava num lugar público e a rival chegou provocando. Eugênio irá aconselhar que ela não ouça as provocações e mantenha distância da amante. Joyce irá se revoltar:
- Por que você não pede para a sua amante se afastar de mim? Eu é que tenho que ter esse cuidado! Eu?
Os dois continuarão discutindo até que Joyce irá decidir colocar um ponto final na situação:
-  A única coisa que o meu bom senso diz é que, pra mim, chegou! Saturou! Não quero mais estar nessa situação! Ficar exposta a escândalos, a mexericos. Quero o divórcio! A única certeza que eu tenho hoje, Eugênio, é de que não quero mais você na minha vida!
Logotipo do(a) Estrelando

TEMPO PARA ESTA SEXTA

MADRUGADA
Céu com muitas nuvens
Umidade Rel.: 97%
Vento: NW/S
Médio: 23km/h
Rajada: 50km/h
19°C
10°C
Fenômeno:
MANHÃ
Pancada de chuva isolada
Umidade Rel.: 97%
Vento: NW/S
Médio: 23km/h
Rajada: 55km/h
19°C
10°C
Fenômeno:
TARDE
Nebulosidade variável e chuva isolada
Umidade Rel.: 97%
Vento: NW/S
Médio: 23km/h
Rajada: 35km/h
19°C
10°C
Fenômeno:
NOITE
Céu com muitas nuvens
Umidade Rel.: 97%
Vento: NW/S
Médio: 23km/h
Rajada: 40km/h
19°C
10°C
Fenômeno:

Pedalada Ecológica encerra o Mês do Meio Ambiente neste sábado

Pedalada Ecológica encerra o Mês do Meio Ambiente neste sábado

Depois de algumas transferências de data, devido ao mau tempo, a III Pedalada Ecológica está marcada para este sábado (1°), a partir das 14h30, com saída da praça Joca Neves sentido Parque Natural Municipal, às margens da BR-282. O evento encerra a programação do Mês do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente e demais instituições parceiras.
As inscrições serão feitas na hora, por isso o recomendado é chegar um pouco antes do horário marcado. O trajeto será feito em aproximadamente 40 minutos. Passará pelas avenidas Belizário Ramos (Carahá), Duque de Caxias, seguindo pela BR-282, até o bairro São Paulo, onde está localizada a sede do Parque Natural.
O retorno será pelo mesmo caminho, quando todos se dirigem de volta às suas residências ou outros locais. “Os participantes contarão com o sorteio de brindes, bicicletas e uma surpresa ao chegarem ao Parque Natural”, informa Michelle Pelozato, uma das organizadoras.
Esta é a terceira edição do evento que vem crescendo a cada ano, com a participação da comunidade em geral e dos grupos de ciclistas existentes na cidade e região. O objetivo da programação do Mês do Meio Ambiente é promover a conscientização sobre a preservação, tendo como tema este ano “Mata Atlântica: conhecer para conservar”. Durante todo o mês de junho foram realizadas diversas atividades envolvendo a comunidade, estudantes, professores e pesquisadores.

CAPS II realiza festa junina no bairro Pisani

CAPS II realiza festa junina no bairro Pisani

Alegria e descontração marcaram a festa junina realizada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) do bairro Pisani. O evento, que já se tornou uma tradição na unidade, representa um importante momento de interação entre os pacientes e funcionários do CAPS. Além dos tradicionais quitutes, como pipoca, algodão doce e cachorro quente, teve bolo, arroz doce e paçoca de pinhão.
Os festejos foram marcados por uma decoração especial, brincadeiras e casamento caipira. Tudo preparado pela própria equipe da unidade. “São momentos de divertimento e felicidade a todos os participantes”, comenta Luiza Peruzzo, responsável pelo CAPS II.
No CAPS do bairro Pisani são atendidos 350 pacientes com transtornos mentais. Eles recebem acompanhamento diário e participam de grupos terapêuticos. Através da convivência em grupo e da troca de experiências entre os participantes, o CAPS atua na promoção da saúde mental e na reinserção social dos pacientes.

Área de deslizamento é avaliada

Área de deslizamento é avaliada

A secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente e a Defesa Civil farão estudo de terreno localizado na Rua Frei Silva Neiva, ao pé da escadaria do Morro Grande, onde existem duas moradias. Parte frontal desta área desmoronou durante o último período de chuvas e a terra ficou acumulada no patamar da escadaria.
A retirada da terra, o equivalente a carga de seis caçambas, foi efetivada pela prefeitura. “Agora estamos fazendo um estudo deste problema, avaliando a possibilidade técnica de retirada das casas da área de risco”, disse o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclides Mecabô (Tchá-Tchá).
O terreno em questão é uma espécie de talude, sendo a parte de baixo a Rua Frei Silva Neiva e a parte de cima um paredão de rocha de arenito sobreposto pela encosta gramada do Morro. No cume do paredão de rocha (ao longo de toda extensão do terreno abaixo) está plantada uma fileira de árvores (eucaliptos), as quais poderão cair sobre as casas, em casos de vendavais.“A área, portanto, é de risco e precisa ser avaliada”, conclui o secretário.

Menor preço da cesta básica verificado em pesquisa do Procon está em R$ 165,28

Menor preço da cesta básica verificado em pesquisa do Procon está em R$ 165,28

Nos dias 26 e 27 de junho, o Programa de Defesa do Consumidor (Procon) realizou uma nova edição da pesquisa de preços da cesta básica em nove estabelecimentos comerciais (supermercados) de Lages, o popular rancho das famílias lageanas. O menor preço constatado foi de R$ 165,28. O preço médio obtido apontado no conjunto de produtos totalizou R$ 224,07.
O levantamento de valores evidencia os produtos mais baratos. São gêneros alimentícios (incluindo carnes e hortifrutigranjeiros), produtos de higiene pessoal e artigos de limpeza doméstica. Geralmente são averiguados os valores de cerca de 40 tipos de itens essenciais nas casas das famílias. Quando os entrevistadores se dirigem aos estabelecimentos, solicitam o menor preço praticado e não o preço da oferta do dia.
A tabela também expõe e detalha uma pesquisa alternativa de preços de produtos básicos especiais - produtos sem açúcar, sem glúten e sem lactose. O conteúdo completo da pesquisa pode ser consultado no link http://www.lages.sc.gov.br/procon/pesquisas. Também pode ser acessado o gráfico de variação dos preços no primeiro semestre de 2017. Em janeiro, a cesta básica custava em torno de R$ 240. “No semestre constatamos uma significativa redução nos preços dos alimentos”, pondera o coordenador executivo do Procon, Julio Borba.
O executivo comenta, ainda, que a percepção obtida nesta pesquisa em relação às anteriores é de que a inflação, ao que parece, está sob controle, indicando que no decorrer do ano apresentou-se uma diminuição de cerca de 7% no valor da cesta básica em comparação ao preço praticado em janeiro. “Claro que, ao observar o gráfico, principalmente nos dois últimos meses, houve uma queda um pouco mais significativa. Isto em função da atuação de uma nova rede de supermercado atacadista em Lages, contribuindo para a redução do preço. Antes fazíamos pesquisa com oito estabelecimentos, e agora são nove”, pontua Borba, alertando os clientes. “Vale a pena pesquisar e ficar de olho nas ofertas que costumam ocorrer, levando duas, três ou mais unidades para casa, pois o preço por unidade realmente é muito diferente do que comprar somente um produto. O consumidor deve estar atento. Em nossa pesquisa é considerado o preço médio, e não o de promoção.”
O Procon funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, na rua Martinho Nerbass, 29, próximo ao Terminal Urbano. Contato: 3222-3921/3222-6960.

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...