terça-feira, 25 de outubro de 2016

Seminário discute o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Seminário discute o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) é um compromisso formal assumido pelo governo federal, Estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. A Secretaria de Educação de Lages reuniu na noite de quinta-feira (20) os professores que atuam no ensino fundamental dos anos iniciais (1º, 2º e 3º), professores orientadores e diretores da rede municipal de ensino para o 1º Seminário do Pnaic–Integraçãode Saberes em Linguagem e Matemática.
Durante o encontro foi explicado como será o funcionamento do programa nos próximos três meses em que será executado. Também foram apresentados vídeos com depoimentos de cursistas que participaram em anos anteriores, além dos desafios e as realizações.

Como irá funcionar
Aproximadamente 4.265 estudantes serão impactados com a implantação do Pnaic neste ano no município. Foi deliberado que a formação para os professores dos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos será uma vez por semana, das 13h às 19h, no auditório da Secretaria de Educação. Cada professor na condição de cursista receberá uma bolsa de incentivo no valor de R$ 200,00, através do governo federal, nos meses de outubro, novembro e dezembro.
As unidades escolares contribuem com materiasl didático que o professor utiliza em suas aulas na aplicação das atividades propostas pelos orientadores do Pnaic.Participarão 133 professores alfabetizadores que atuam no ciclo/anos de alfabetização, incluindo os professores alfabetizadores que atuam nas escolas do campo. Sendo os mesmos em efetivo exercício no 1º, 2º e 3º ano ou que atuam em turmas multisseriadas.
Para a professoraJocemara Melo, uma das responsáveis pela formação, o curso oportuniza a socialização das práticas pedagógicas, teorias, momentos de reflexão e diálogo com os professores cursistas para que a alfabetização das crianças se efetive e cumpra sua função social. “Como orientadora do estudo do Pnaic pude ampliar minha percepção de alfabetização e letramento. Isso proporcionou compreender a alfabetização matemática e fazer conexão com os demais competentes curriculares com significação”, diz.
O Pnaic não trabalha com uma temática especifica, mas tem como foco principal orientar os professores alfabetizadores na organização do tempo pedagógico, incluindo a leitura como atividade diária, sistemática e impusionadora de novos conhecimentos. Tanto na leitura e interpretação de letras quanto na leitura de números, utlizando métodos e jogos pedagogicos que dispoem.

Experiências dos anos anteriores
O resultado é visível,haja vista que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede o desempenho do sistema educacional brasileiro, a partir da combinação de aprendizado na progressão dos estudantes entre etapas/anosde Lages, aumentou nos últimos anos, passando de 5,3 em 2013 para 5,5 no ano de 2015 nos Anos Iniciais, que é onde acontece o Pnaic, superando as expectativas onde a média projetada era de 4,9 em 2013 e 5,2 para o ano de 2015.
Durante as formações, o professor pode se apropriar de mais estratégias metodológicas para aplicá-las aos alunos no processo de alfabetização e letramento. Nessa perspectiva, o Pnaic contribuirá para garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, que consequentemente reflete na melhoria da qualidade da educação do município. “Um dos aspectos mais relevantes da participação dos professores nos encontros é a socialização das experiências em sala de aula a partir do processo de formação dos professores”, diz a diretora de ensino MarilzaGobetti.

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