A Diretoria Operacional da Coordenadoria Especial de Segurança (Dirop-CES), ligada à Secretaria de Segurança e Ordem Pública, coordena a Ronda Tática, esta formada por um grupo especial de servidores públicos, trabalhando na vigilância do patrimônio público e em apoio às atividades empreendidas aos mais de cem vigias contratados pela prefeitura de Lages.
A Ronda Tática atua, basicamente, no trabalho de patrulhamento e vigilância do patrimônio público, mas também está preparada e treinada para garantir a integridade física dos servidores municipais, quando em serviço e em determinadas ações, como, por exemplo, em demarcações e desocupações de áreas públicas do município.
Atua também em conjunto com outras secretarias municipais, participando de serviços de segurança em eventos públicos, escoltas e em apoio a serviços de assistência social.
A Ronda Tática conta com o apoio da Polícia Militar, em especial da Polícia Comunitária e dos Conselhos de Segurança - Consegs. Utiliza-se de duas viaturas e de sistema de rádio 24h interligado à secretaria.
Através do telefone Disque-Denúncia - Vandalismo, 9090-84271052 (ligação a cobrar), a resposta e a ação da Ronda Tática tem sido imediata, em atendimento a Segurança do Patrimônio Público.
Resultados positivos
Antes alvos constantes de vândalos, praças como a Joca Neves (Concha Acústica) e Parque Jonas Ramos (Tanque) têm o patrulhamento noturno feito pela Ronda Tática e com isso o número de depredações estão praticamente zeradas. “Hoje os moradores destas praças vêm agradecer ao pessoal da ronda e aos vigias pelo trabalho que praticamente pôs fim às ações de vandalismo e de desassossego público”, fala o secretário municipal de Segurança Pública, Diego Oliveira.
Casos de ataques ao patrimônio público, bem como ocorrências de furtos e roubos praticados contra escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram contidos ou solucionados através da ação direta da Ronda Tática. O mais recente deles ocorreu no sábado (17) quando através do Disque-Denúncia 9090-84271052 uma moradora do bairro Santa Catarina solicitou a ação da Ronda Tática para a detenção de um ladrão que havia arrombado a unidade de saúde local. O indivíduo foi detido e encaminhado, pela PM a 1ª Delegacia de Polícia de Civil, para os devidos esclarecimentos do caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário