quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Manicure dá um giro de 180 graus em sua vida e se torna empreendedora

Manicure dá um giro de 180 graus em sua vida e se torna empreendedora

Depois de firmar passo no desempenho de funções antes restritas ao público masculino, a manicure lageana Mariana Xavier Alves, 29 anos, arriscou suas fichas em uma nova modalidade profissional. Ela está prestes a completar dez meses de trabalho cuidando de mãos e pés com precisão e profissionalismo, como uma das colaboradoras do Centro de Estética Jasmim. Em fevereiro deste ano Mariana participou do curso de manicure do Programa Qualifica Mais Lages, oferecido gratuitamente pela parceria entre as secretarias do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda/Banco do Emprego e da Assistência Social.
As aulas tiveram duração de um mês. Ela guarda com carinho na memória o dia em que mergulhou neste novo desafio: 21 de dezembro de 2015. “Independentemente de ser pago ou não, o que faz o êxito de uma qualificação é a própria pessoa agraciada. Aprendi muito, inclusive desencravamento de unhas, algo do qual eu tinha medo. O curso me deu toda esta segurança, era o que estava faltando.” Ela atende em torno de 30 clientes por semana.  
Curiosamente, Mariana trabalhou em concessionária de veículos Peugeot, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, voltada à parte de mecânica, entre as funções de recepcionista e na compra de peças. Sua mais recente ocupação, antes de migrar para o mercado da beleza, foi a experiência em fazer concreto na empresa Votorantim. A manicure, moradora do bairro Vila Nova, estava desempregada há cerca de seis meses e procurava uma forma de independência não somente financeira, mas autonomia aliada também aos seus horários. “Antes a ‘estética’ estava situada no Vila Nova e eu era cliente da Patricia (proprietária da clínica) e por acaso fiquei sem manicure em um dos dias e ela comentou comigo que um dia antes a manicure da empresa havia saído. Tudo se entrelaçou e eu agarrei a chance com as duas mãos.”

CNPJ aberto há quatro meses

Mariana destina uma determinada porcentagem ao Centro de Estética e o restante, fica com ela, como sua remuneração, mediante acordo entre as duas partes. “No outro emprego eu era obrigada a fazer horas extras. Mas aqui eu faço meu horário, é mais flexível e a margem também é diferenciada. Se comparados os valores que eu recebia em carteira registrada e o que recebo hoje como empresária autônoma, nota-se um impacto significativo. Tem pai de família que não tira o que eu ganho no mês”, observa Mariana, compartilhando a boa notícia de que há cerca de quatro meses abriu um Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ) e tornou sua atividade totalmente formalizada. Mariana regularizou sua entrada no mercado por intermédio do Programa Empreender Lages, um dos serviços da Secretaria do Desenvolvimento. “Este apoio para nós que estamos começando é válido e decisivo.”

Dar a mão para quem busca espaço

E uma das responsáveis pela nova guinada foi a empresária Patricia Cardoso, tecnóloga em Saúde Estética e Imagem Pessoal, proprietária do Centro de Estética Jasmim, uma clínica de beleza e cuidados situada na rua Cruz e Souza, bairro Brusque. A empresa foi fundada há seis anos e oportuniza empregabilidade para três pessoas: manicure e pedicure, esteticista (depilação e parte corporal) e cabeleireira. Patricia, natural de São Joaquim, diz notar diferenças nítidas entre o trabalho de antes e depois, da Mariana. “Ela tinha receio e hoje em dia se sente mais segura no atendimento e, consequentemente, faz o trabalho bem melhor. O curso tinha muita prática e isto ajuda, com certeza.” Sob seu ponto de vista, a parceria com a Secretaria do Desenvolvimento foi interessante para seus negócios. Além deste fator, o mercado dos cuidados femininos e masculinos tem crescido substancialmente, tanto em mão de obra, quanto em métodos de serviços, equipamentos, produtos, tecnologia e inovação. Para ilustrar destaque-se o ultrassom de alta potência para tratamento direcionado à redução de medidas, pré e pós-cirúrgico, celulite e gordura localizada. “Em Lages ainda existem muito poucas qualificações e aperfeiçoamentos em estética e beleza. O fato de ser gratuito contribui para a formação das pessoas. Não tem custo e é de qualidade, com comprometimento de quem os ministra. Vejo isto todos os dias quando a Mariana dá atenção as nossas clientes. As pessoas têm de reconhecer e comparecer para aproveitar a chance.”

A proprietária que é MEI

A jovem empreendedora de 27 anos também é uma das beneficiadas pela Secretaria, porém, através do Programa Empreender Lages. Enquadrada no programa municipal desde 2011, a clínica estética foi inscrita na modalidade Microempreendedor Individual (MEI). “As vantagens são inúmeras, como taxa baixa de recolhimento de INSS, entre isenções de outras obrigações, como alvarás. Não precisa de contador, o que é muito bom, pois todo ano faço a Declaração de Imposto de Renda (I.R.) gratuitamente.” O dinheiro economizado com estas questões pode ser remanejado para novos investimentos na evolução dos negócios, a exemplo da aquisição de aparelhos. “Nós construímos esta sede aqui onde estamos. É meu. Não pago mais aluguel. Estes aspectos colaboram para o aceleramento do nosso crescimento”, comemora Patricia.
Localizado em ponto estratégico, praticamente dentro do centro da cidade, o Centro de Estética atende mais de 20 pessoas diariamente. Nas estações frias funciona de terça a sábado, e nas quentes, de segunda a sábado. Atualmente, o suporte é prestado entre terça e quinta-feira, das 13h30min às 20h e as sextas e sábados o dia inteiro.
Em visita ao empreendimento na noite desta quarta-feira (28), o secretário do Desenvolvimento Econômico, Juliano Chiodelli, e a gerente do Qualifica Mais Lages, Silvana Borges, reafirmaram seu apoio e se colocaram novamente à disposição. “O papel da Secretaria e de todos os órgãos da prefeitura é este mesmo, estar próximo das pessoas. Além da abertura da empresa, temos o caso de um programa novo, que em 2015 estava em fase de testes. Seja um caso de renda principal ou de renda extra, a população precisa de um alicerce para alcançar o objetivo. Podemos, sim, contribuir para que transformem suas vidas com progresso a partir desta simples ideia”, pontua Chiodelli, salientando que o Qualifica Mais surgiu da necessidade de qualificar mão de obra num cenário de desemprego em Lages. Silvana Borges calcula que mais de mil pessoas já foram contempladas com cursos somente em 2016. “Estão em andamento as qualificações de designer de sobrancelhas, manicure e pedicure, depilação e algumas oficinas junto ao Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) que ocorrem até final do ano. Seus nomes são sempre divulgados na ‘rádio’”, conclui a gerente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos na TV . Deste final de semana

  Sábado 16:00 Premiere 2- Fluminense x Atlético MG 18:30 - Premiere FC - RB Bragantino x Flamengo 21:00 Premiere 4 - Corinthians x Fortalez...