quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Especialista alemão reconhece obras de saneamento em Lages

Especialista alemão reconhece obras de saneamento em Lages

“É muito importante ter o reconhecimento de especialistas alemães às obras de saneamento básico em execução em Lages”, disse o prefeito Elizeu Mattos depois de ter recebido a visita de dirigentes e técnicos da Vossko, na tarde desta quarta-feira (28).
Visitaram o prefeito o gerente industrial da Vossko, na Alemanha, Alfons Wittkamp, o diretor-administrativo da Vossko, em Lages, Joachim Gerecht, e o especialista em tratamento de efluentes, Varnhorn Juergen, contratado da Vossko, e que presta serviços também para o sistema público de esgotamento sanitário, na Alemanha, além de consultoria para a empresa Frillings.
Antes da visita ao prefeito, os dirigentes e técnicos da Vossko, acompanhados pelo secretário da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), Benjamim Schultz, estiveram na sede da Secretaria e nas estações de tratamento de esgoto dos bairros Caça e Tiro e Araucária. “A Vossko está investindo em tratamento de efluentes. Trata-se de projeto moderno, com tecnologia de ponta. Será um sistema semelhante ao que vem sendo implantado em Lages e que prima pela responsabilidade sócio-ambiental da empresa. Assim, o objetivo da visita é o intercâmbio de conhecimentos nesta área de saneamento básico”, disse Joachim Gerecht.
Atuando já há 25 anos na área de saneamento básico na Alemanha, com trabalhos já realizados também no Brasil, na década de 1980, Varnhorn Juergen disse que os todos os investimentos feitos nesta área se pagam com o tempo. “O excelente trabalho em obras de saneamento feitas em Lages, por exemplo, atrai indústrias e empresas como a Vossko”, opinou o especialista alemão.
O secretário Benjamim Schultz disse que em virtude da necessidade de ampliação do parque fabril da Vossko, e da implantação da estação de tratamento de efluentes industriais, a Semasa irá ampliar a capacidade de fornecimento de água para a Vossko.

Visita Técnica

Depois de conhecerem o almoxarifado da Semasa, o pessoal da Vossko foi até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Caça e Tiro e a ETE do bairro Araucária. Lages, em 2012 tinha uma capacidade de tratamento de 21% do esgotamento sanitário gerado na área urbana de Lages. Agora em 2016, a capacidade alcança 52%, e com a conclusão da ETE Araucária chegará a 65%. “Inicialmente, a ETE Araucária irá tratar o esgoto gerado em sete bairros, onde residem 22 mil moradores. Já a ETE Caça e Tiro está sendo ampliada para comportar a demanda de tratamento de outros 13 bairros interligados à rede coletora da avenida Ponte Grande, em implantação e construção”, conclui Benjamim.
Lages é a segunda cidade de Santa Catarina em cobertura de saneamento básico. “Hoje só estamos atrás de Balneário Camboriú em investimentos nesta área”, conclui o prefeito Elizeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos na TV . Deste final de semana

  Sábado 16:00 Premiere 2- Fluminense x Atlético MG 18:30 - Premiere FC - RB Bragantino x Flamengo 21:00 Premiere 4 - Corinthians x Fortalez...