Começou na tarde de terça-feira (7) o corte das toras finas e galhos para montagem dos kits de lenha a serem doados pela Defesa Civil a famílias economicamente carentes em Lages. Os itens serão usados para alimentar o fogo nos fogões a lenha durante o outono e inverno. O lenho a ser entregue é resultado de limpezas, cortes autorizados, podas e desgalhamentos em espaços públicos e de retiradas que colocavam famílias em perigo. A ação tem o apoio da Secretaria de Meio Ambiente.
Os kits estão sendo montados na Defesa Civil, situada no Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera. Em 2014 foram entregues cerca de 200 kits e no ano passado aproximadamente 250. O trabalho de elaboração dos kits iniciou apenas nesta terça devido ao fato de a madeira estar ainda “verde”.
O secretário executivo de Defesa Civil, Jacques Alves, diz que o objetivo é a distribuição de 200 kits, a princípio, podendo ultrapassar a meta. Cada kit contém cerca de 50 paus de lenha. Até sexta-feira (10) boa parte do material deve estar pronta para entrega, o que deve acontecer a partir do fim de semana. O repasse será feito pela Defesa Civil. “Neste caso não se faz necessário cadastro prévio, como acontece com a Campanha do Agasalho”, explica Jacques.
Ele alerta que no momento não há estoque de reserva de cobertores, edredons, acolchoados, barracas e cestas básicas suficientes para abranger tantas famílias que reivindicam ajuda. “Não é nosso desejo promover campanhas acumulativas, queremos distribuir às pessoas de imediato, pois quem precisa tem pressa”, conclui. Todas as secretarias municipais, sem exceção, segundo ele, colaboram quando solicitadas.
Previsão do tempo
A previsão do tempo, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), aponta que nesta quinta-feira (9) as temperaturas oscilarão entre -2ºC e 9ºC durante o dia. A Defesa Civil aconselha a população sobre cuidados essenciais diante das quedas bruscas de temperatura.
A atenção deve ser redobrada em relação à população vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Quem tem animal de estimação deve abrigá-lo nas noites geladas. Em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriado, pneumonia, meningite) é fundamental tomar medidas simples, como manter-se bem agasalhado, ingerir bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas.
Outra medida é a higiene frequente das mãos por conta do contato com as vias aéreas - boca e nariz, além dos olhos. Caso necessário, a pessoa deve procurar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comupdec), através do telefone de emergência 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Nenhum comentário:
Postar um comentário