segunda-feira, 9 de maio de 2016

Lages prepara programação da Semana de Defesa Civil

Lages prepara programação da Semana de Defesa Civil

Celebrada entre os dias 18 e 24 de maio, este ano as atividades relativas à Semana Estadual de Ações de Defesa Civil serão desenvolvidas de 16 a 20. O tema será “O Papel da Ciência e Tecnologia na Redução de Risco de Desastres”. A Semana Estadual foi criada em 2009. Em Lages, a programação começará a ser executada no dia 18 com o “Prevenção na Praça”, na praça Vidal Ramos Sênior (Terminal) ou na João Costa. O evento terá exposição de materiais (barracas, barcos, motores de barcos), dirimindo dúvidas da população e explicando sobre as linhas de ação.
Durante a semana comemorativa os agentes estarão nos bairros prestando orientações aos moradores de áreas vulneráveis (de risco) e distribuindo cartilhas nas escolas. Além disso, haverá plantação de mudas de árvores nas “áreas verdes” e de risco com o intuito de dificultar invasões clandestinas. Um dos objetivos é discutir assuntos que estão presentes no cotidiano. E o secretário-executivo de Defesa Civil em Lages, Jacques Alves, participará do Seminário Internacional de Defesa Civil, em Florianópolis, nos dias 19 e 20.
Atuação em Lages
A Defesa Civil de Lages não se limita ao enfrentamento dos impactos causados pelos fenômenos climáticos, mas também presta atendimento às mais diversas solicitações da comunidade, que respondidas ou encaminhadas às secretarias municipais afins, num trabalho de parceria. Como exemplo, faz parte dos suportes o corte de árvores que ameaçam a integridade de edificações e física de moradores.
Também continua em vigência o termo de cooperação técnica firmado entre a prefeitura, através da Defesa Civil, e a Projeta Júnior, empresa dos acadêmicos do curso de engenharia ambiental da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com a finalidade de realocação dos pluviômetros semiautomáticos doados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Esse trabalho visa a manutenção sistemática e coleta de dados para traçar um histórico dos índices pluviométricos ocorridos em Lages e região, para utilização na prevenção de enchentes. Outras ações de cunho preventivo estão em fase de estudo na Udesc e poderão ser colocadas em prática com apoio da Defesa Civil e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comupdec).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lages receberá 12 toneladas de alimentos provenientes da Agricultura Familiar

  Equipamentos de assistência social – de abrangência da Proteção Social Básica, Proteção Especial de Média Complexidade e Proteção Especial...