Os alagamentos que castigavam o bairro São Miguel há mais de 30 anos chegaram ao fim. Na manhã deste sábado (2) o prefeito Elizeu Mattos inaugurou a nova rede de esgoto, construída com 780 tubos de 1,20 metro de diâmetro cada, para escoar uma quantidade de água da chuva superior a níveis considerados elevados.
A cerimônia foi marcada por alívio e emoção. Moradores contaram histórias dramáticas vivenciadas ao longo das últimas três décadas. "Convivíamos com o medo. Quando o tempo fechava já nos preparávamos para o pior", disse Ivonir Amorim, que teve que revestir as paredes externas da casa com lajotas para minimizar a umidade.
Dona Anita Rodrigues contou que os alagamentos levaram quase tudo o que possuía, mas está feliz porque a situação mudou. "Já acordei com água da chuva dentro do meu quarto. Foi um desespero. Mas agora é esquecer o passado e viver o presente e o futuro em paz", concluiu.
O Município investiu R$ 550 mil na obra, onde projetos anteriores chegaram a ser orçados em mais de R$ 5 milhões. Os trabalhos foram executados pela Secretaria de Infraestrutura, desde a rua Catulo da Paixão Cearense até as proximidades do viaduto, na rótula do cemitério do bairro Penha, passando a tubulação por seis bairros. "A antiga rede de esgoto tinha tubos de vários tamanhos e isso impedia a vazão correta da água nos dias de chuva forte. A obra solucionou o problema, proporcionando alívio às pessoas que residem no bairro", disse o prefeito Elizeu Mattos após ouvir atentamente o desabafo de moradores eufóricos com a conclusão dos trabalhos.
A obra beneficia um total de 500 moradores. Muitos deles guardarão para sempre na memória o drama vivido nos períodos de chuva forte. As casas possuem marcas deixadas pela fúria das águas. Mas todos têm uma certeza: o drama acabou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário