O secretário municipal de Assistência Social, José Amarildo Farias, participou da primeira reunião plenária após a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). O órgão, como os demais conselhos de direito, está vinculado, através de sua secretaria executiva, à Assistência Social. Formam o Compir representantes governamentais e não governamentais com integrantes titulares e suplentes.
No primeiro encontro foi eleita a mesa diretora que tem a seguinte composição: presidente Maria Odete da Costa (que representa o Centro de Direitos Humanos Irmã Jandira Betoni – CDHC), vice-presidente Itamar da Costa Santos (Secretaria Municipal de Assistência Social), primeira-secretária Neiva Campos (Escola de Samba Princesa Isabel) e segunda-secretária Mara Rita da Silva (Secretaria Municipal de Assistência Social). O Compir deverá se reunir uma vez por mês, sempre na sala dos Conselhos, da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Finalidade
O Conselho de Promoção da Igualdade Racial é um órgão colegiado de caráter permanente, deliberativo, propositivo, fiscalizador e de composição paritária entre o governo e a sociedade civil. “Tem a finalidade de promover em âmbito municipal políticas públicas que competem a promoção da igualdade racial e formular diretrizes que visem os direitos das comunidades historicamente estigmatizadas por motivações étnicas, eliminando as discriminações”, explica José Amarildo
Nenhum comentário:
Postar um comentário