A Associação das Comunidades Rurais Organizadas (Acro) realizou assembleia geral ordinária nesta terça-feira (29), na sede da Abecelesc, para aprovação das contas do exercício 2015 e fixar as normas gerais para este ano.Participaram membros da diretoria e do conselho fiscal e dezenas de sócios, entre eles o presidente Adilson Oliveira dos Santos.Como convidado, o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Moisés Savian, representando o prefeito Elizeu Mattos.
A prestação de contas (demonstrativo de resultados) apresentada pelo contador da Acro, Edson Tadeu Cordeiro de Barros, foi aprovada sem ressalvas pelos conselheiros fiscais. A receita operacional bruta foi de R$ 2.399.208,77.No relatório de atividades o destaque foi para o projeto de vendas de produtos agrícolas para a merenda escolar do município, através de convênio firmado com a Secretaria Municipal de Educação eapoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.
No primeiro semestre de 2015 houve a participação de 48 produtores rurais com a venda de 25 espécies de produtos a um preço total de R$ 556.888,01. “Para a Acro, a parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, tem sido fundamental. Esse é o primeiro ano de minha gestão administrativa e nesse pouco tempo pude perceber o quanto é importante o apoio do poder público municipal. É bom saber que podemos contar com essa forte parceria que contribui para o desenvolvimento do meio rural”, destaca o presidente da Acro, Adilson Oliveira dos Santos.
Parceria
O secretário de Agricultura e Pesca, Moisés Savian, diz que o grande desafio, nestes dois anos e dois meses em que está à frente da secretaria, é manter as estradas em boas condições de trafegabilidade, o que não tem sido fácil, segundo ele. “Lages é o maior município em extensão territorial do Estado. São 1.517 quilômetros de estradas rurais. Desse total a prefeitura já recuperou praticamente 800 quilômetros, incluindo construção de novas pontes, e nos restantes 700 quilômetros temos conseguido fazer a manutenção geral permanente”, afirma.
Foi aprovada uma lei na Câmara de Vereadores de Lages para disciplinar o tráfego nas estradas do interior, principalmente no que diz respeito ao trânsito de veículos pesados em períodos de chuvas. “Essa medida foi necessária para dar condições de trafegabilidade aos demais automóveis que se utilizam diariamente da malha viária do interior”, justifica.
Cinco tratores
O secretário lembra que até o fim deste ano a prefeitura irá completar a entrega de cinco novos tratores para uso das CROs– jáforam entregues, somente neste ano, 32 novos equipamentos aos agricultores associados à Acro.Moisés também falou sobre os projetos de georreferenciamento das estradas, do Plano de Desenvolvimento Rural já amplamente discutido em nível de entidades agrícolas, o qual será enviado para a Câmara de Vereadores. “Na quinta-feira (31), no gabinete do prefeito Elizeu Mattos, iremos lançar o mapa das estradas rurais de Lages”, anuncia.
Sinalização
Quanto à sinalização das estradas, uma demanda que se torna cada vez maior, no meio rural, Moisés garantiu que dentro de 15 dias serão instaladas 25 placas indicativas, material doado por uma empresa de Lages. “Este será o começo do processo de sinalização de todas as estradas do interior, que faz parte do Projeto de Desenvolvimento Rural”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário