terça-feira, 10 de novembro de 2015

Inicia concretagem do reservatório de água do Pró-Morar

O prefeito Elizeu Mattos e o secretário Benjamin Schultz foram até o local verificar o andamento dos trabalhos
 
A obra tem acompanhamento da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Foto: Nilton Wolff)
 
A empresa lageana MBC Serviços de Saneamento Ambiental iniciou nesta terça-feira (10) a concretagem do reservatório de água que irá abastecer a região do bairro Pró-Morar. A obra tem acompanhamento da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa). O prefeito Elizeu Mattos e o secretário Benjamin Schultz foram até o local verificar o andamento dos trabalhos.
A previsão, de acordo com a engenheira de produção da MBC, Carla Tubis, é de que essa fase de concretagem esteja concluída até meados de dezembro, partindo para impermeabilização, acabamentos e a parte hidráulica. Juntos, os dois reservatórios, sendo o maior com 14 metros de altura que está sendo construído, e o mais antigo, que já existia no local, terão capacidade total de 600 mil litros, beneficiando cerca de 1.700 habitantes do bairro e adjacências.
Nos últimos três anos foram realizados investimentos fortes na solução definitiva da questão do abastecimento, principalmente durante o verão, quando os bairros mais altos da cidade sofriam com a falta de água. No ano passado o problema foi amenizado significativamente, com poucos registros de desabastecimento nos pontos considerados críticos e reincidentes. Em algumas regiões do município foram colocados busters que fazem o bombeamento da água, impulsionando que ela chegasse às regiões mais altas.

Duplicada a capacidade de reserva
A Cidade Alta foi uma das regiões que recebeu um buster para bombear água também para os bairros Bela Vista e Pró-Morar. Esses locais sofriam ainda com a falta de saneamento básico, problema que se agravou depois da implantação dos conjuntos habitacionais com 300 casas e mais 240 apartamentos destinados às famílias que vivem na vulnerabilidade social.
Para solucionar o problema foi incluído no projeto do Complexo Araucária os emissários para captação de esgoto dessa região. “Esse foi um compromisso assumido por nossa administração e com essa ação iremos resolver o problema de abastecimento de água por pelo menos 15 a 20 anos”, diz o prefeito Elizeu.
O secretário Benjamin informa que além dos busters foram implantadas adutoras, redes de água e reservatórios, todos dentro dos investimentos previstos para essa área. “É uma obra que irá resolver o problema dessa região da cidade, mas os investimentos continuarão. Nesses bairros nós duplicamos a capacidade de reserva de água, se tornando uma obra muito importante para a comunidade”, diz.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...