quinta-feira, 30 de julho de 2015

Secretário vistoria obra de implantação de tubos na Belizário Ramos

 
A Águas do Planalto, empresa terceirizada, está instalando uma rede nova, aumentando a vazão, desviando o esgoto que passa pela Zeca Neves e sai na rua Frei Gabriel, modificando a travessia
 
Acredita-se que os trabalhos seguirão por mais dez dias. Os investimentos giram em torno de R$ 300 mil (Foto: Cao Ghiorzi)
 
O secretário municipal de Águas e Saneamento, Benjamin Schultz, vistoriou a obra de tubulação que passa em frente ao Fórum Nereu Ramos, na avenida Belizário Ramos (Carahá), na manhã desta quarta-feira (29). Está sendo feita a rede de esgotamento sanitário desde a rua Zeca Neves, no Centro, onde a coleta e percurso de resíduos sanitários ocorria por um sistema de tubulação com existência superior a 80 anos com tubos de 150 milímetros de diâmetro. O tempo desgastou e deteriorou o material. Outro motivo que inviabilizou a utilização é que o índice populacional de Lages cresceu, tornando a tubulação obsoleta, provocando o extravasamento dos resíduos sanitários para a rua.
A Águas do Planalto, empresa terceirizada da Semasa, está instalando uma rede nova de tubos de 250 milímetros, aumentando a vazão, desviando o esgoto que passa pela Zeca Neves e sai na rua Frei Gabriel, modificando a travessia. O percurso que passa em frente ao Fórum, sentido avenida Duque de Caxias - Carahá - Presidente Vargas, passa pela Zeca Neves. “Daqui o material é levado para o emissário do bairro Caça e Tiro para tratamento”, reforça o secretário.
São 600 metros de extensão ao longo da travessia com nova tubulação. Cada um dos cem tubos tem seis metros. Há locais onde a profundidade está entre 3,40 e cinco metros, pois a tubulação passará por baixo do rio Carahá em alguns casos. Na Frei Gabriel, por exemplo, a profundidade é de cinco metros. Os trechos onde o pavimento está sendo quebrado para viabilizar a instalação serão recuperados pela empresa.
A obra começou há 25 dias e passou por interrupções por conta das chuvas recentes. Acredita-se que os trabalhos seguirão por mais dez dias. Os investimentos da Semasa giram em torno de R$ 300 mil.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...