segunda-feira, 27 de julho de 2015

Residência Multiprofissional auxilia equipe da UBS do Santa Helena

 
“Funciona como um suporte. Auxilia nos atendimentos e realiza encaminhamentos e contribui para o aperfeiçoamento do profissional por intermédio da prática diária.” Anne Werner
 
Integram o grupo duas enfermeiras, dentistas, assistente social e psicóloga (Foto: Sandro Scheuermann)
 
A dentista Camila Bordin faz parte do grupo de Residência Multiprofissional da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Helena. Integram o grupo duas enfermeiras, dentistas, assistente social e psicóloga. No sábado (25) elas atuaram no Dia D de Mobilização Estadual Contra as Hepatites Virais. A residência é uma pós-graduação na saúde pública com carga de 40 horas semanais.
A Residência Multiprofissional em Saúde de Família e Comunidade (RMSFC), especialização oferecida pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), constitui modalidade de ensino de pós-graduação Lato Sensu, desenvolvida em ambiente de serviço, mediante trabalho sob supervisão. O programa tem o objetivo de formar profissionais para desempenhar práticas assistenciais, de gestão e de cuidados baseados no modelo sanitário brasileiro, o Sistema Único de Saúde (SUS), atuando de forma interdisciplinar e multiprofissional na Estratégia da Saúde da Família (ESF).
O programa é oriundo do Ministério da Saúde e visa o trabalho em equipe a fim de atender todo o conjunto das necessidades em saúde. Em Lages é desenvolvido em parceria entre a Uniplac e a Secretaria Municipal de Saúde. A especialização conta com profissionais graduados nas áreas de enfermagem, odontologia, psicologia e serviço social interessados em atuar no campo da Saúde da Família.

Como funciona
As dentistas prestam atendimento clínico no consultório da UBS por agendamento. Entre as principais demandas estão restaurações e exodontias (remoção cirúrgica de um elemento dentário). Estes últimos são encaminhados ao Centro de Especialidades odontológicas (CEO) na Uniplac. Os pacientes passam pela classificação de risco com avaliação das demandas (urgência e emergência).
E os grupos de assistência social vêm estreitando laços entre profissionais de saúde pública e comunidade. Entre eles estão o Força Mulher voltado a donas de casa que desejam discutir a importância do resgate de seu papel dentro de casa e de atenção ao seu próprio aprimoramento, através de cursos de qualificação de mão de obra, por exemplo, com o propósito de obter renda. Esse grupo possui atividades quinzenais, às quartas-feiras, a partir das 14h.
Há outros, para gestantes, por exemplo, quinzenalmente, às sextas-feiras; o antitabagismo, quinzenalmente, às terças-feiras; de rua, uma vez por mês, com dia definido para cada uma das três áreas da UBS. “A residência funciona como um suporte à equipe da própria UBS. Auxilia nos atendimentos e realiza encaminhamentos e contribui para o aperfeiçoamento do profissional por intermédio da prática diária”, pontua a dentista Anne Werner, também da residência multiprofissional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...