terça-feira, 7 de julho de 2015

Oficina de marcenaria da Samt gera economia à prefeitura

 
Armários, guarda-roupas, escrivaninhas, balcões, berços e porta-colchões estão entre as peças fabricadas para setores da administração municipal
 
São produzidos entre sete e dez móveis semanalmente, dependendo do tamanho das peças e da quantidade solicitada (Foto: Sandro Scheuermann)
 
Na oficina de marcenaria mantida pela Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt), em parceria com a prefeitura, localizada na mesma edificação do Centro de Referência em Assistência Social (Cras V), no bairro Santa Mônica, são fabricados todo tipo de móveis. Armários, guarda-roupas, escrivaninhas, balcões, berços e porta-colchões estão entre as peças produzidas para setores da prefeitura, como Licitações e Auditoria; Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims); secretarias municipais e outros órgãos.
Sobre consertos e reformas, quando chegam à fábrica, as peças são submetidas a uma avaliação. “Este ano reformamos mesas para o Corpo de Bombeiros”, recorda o coordenador João Paulo Pereira. A oficina de marcenaria funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, com três marceneiros. São produzidos entre sete e dez móveis semanalmente, dependendo do tamanho das peças e da quantidade solicitada pelas secretarias.
A matéria-prima é fornecida pelo órgão solicitante. Para o trabalho é utilizado MDF (Medium-Desntiy Fibeboard), uma placa de fibra de madeira de média densidade, uniforme, plana e densa, sem nós. O MDF já chega pronto e na cor escolhida. Atualmente os profissionais estão montando móveis na sala do setor de Licitações da prefeitura, que mudou de local recentemente, do espaço próximo ao acesso do Gabinete do Prefeito para um ambiente em frente ao pátio de estacionamento.
Os próximos ambientes a receberem montagens de móveis fabricados na oficina da Samt serão o Ceim Jhonatan Küster Lehmkuhl, no Jardim Panorâmico; Creche Tia Bira, no Centenário, e os Ceims dos bairros Caroba e Bom Jesus. “O fato de o poder público municipal contar com uma marcenaria possibilita economizar com mão de obra, custeando-se somente a matéria-prima. A mão de obra é o mais caro”, diz João Paulo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria da Educação realizará encontro de integração e orientação para classificados da 2ª Chamada do Concurso Público nº 02/2023

  A reunião tem por objetivo apresentar a estrutura administrativa do Sistema Municipal de Educação, as vagas disponíveis e fornecer orienta...