terça-feira, 7 de julho de 2015

Obras do cabeamento subterrâneo serão retomadas

 
A notícia foi dada pelo governador Raimundo Colombo ao prefeito Toni Duarte, em Florianópolis, nesta segunda-feira
 
Toni argumenta a necessidade da celeridade dos trabalhos visando eventos turísticos, entre eles, o Natal Felicidade (Foto: Sandro Scheuermann / Arquivo)
 
Vencidos os entraves burocráticos, as obras de cabeamento subterrâneo, nas ruas centrais de Lages, apresenta um novo cronograma. A notícia foi dada pelo governador Raimundo Colombo ao prefeito Toni Duarte, em Florianópolis, durante reunião que contou com a presença de representantes das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), nesta segunda-feira (6).
A administração municipal aguardava uma decisão do governo do Estado quanto à retomada das obras, uma vez que o cabeamento de energia elétrica é um projeto da Celesc executado pela empresa Quantum. Durante as tratativas houve um reajuste de valores e aditivo de prazo para que seja concluída. Toni argumenta a necessidade da celeridade dos trabalhos visando eventos turísticos, entre eles, o Natal Felicidade, e ações como a revitalização da Via Gastronômica (Emiliano Ramos) que está sendo realizada simultaneamente ao cabeamento.
Ao município cabe à fiscalização da execução do projeto e acompanhamento da obra. “Isso para que tenha o mínimo de impacto e transtornos aos moradores e comerciantes do Centro da cidade em se tratando de obstrução de vias públicas”, esclarece o secretário de Planejamento, Jorge Raineski.

Cronograma
Junto aos dutos que estão sendo abertos há também tubulação da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) com redes pluviais e de esgoto, além do cabeamento das empresas compartilhadas, que são as de telecomunicações que usavam os postes. Quanto a isso existe um contrato entre o município e a Quantum para que a tubulação seja executada simultaneamente com as demais.
Já foi feito o cabeamento nas ruas Correia Pinto, Marechal Deodoro e Coronel Córdova. Faltam a rua Nereu Ramos, os calçadões Túlio Fiúza de Carvalho e João Costa, o entorno da praça João Ribeiro em frente à Catedral e trechos próximos ao Banco do Brasil, na rua Quintino Bocaiúva.
Quanto à Emiliano Ramos (Via Gastronômica), a Quantum sinalizou que nos próximos dias será retirada parte dos postes próximo à Secretaria de Planejamento em direção ao cartório, liberando o trecho para a retomada das obras de urbanismo com instalação de floreiras, plantio de árvores, iluminação especial e outros acabamentos.

Obra não deve impactar festejos natalinos
O cabeamento subterrâneo faz parte do projeto de revitalização do Centro com participação de entidades como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Com a retomada todas as partes serão chamadas para discutir o projeto, como vinha acontecendo. “São trabalhos que impactam o sistema viário e consequentemente os festejos natalinos que já começam a ser planejados. A Nereu Ramos será uma das próximas a ser executadas e precisamos trabalhar com celeridade para que seja feita e o pavimento reposto, sem interferir na programação de fim de ano”, afirma Jorge Raineski.
Será tomado cuidado para que o pavimento da Nereu Ramos, assim como a tubulação de água e esgoto e os passeios públicos fiquem dentro do padrão idealizado através do projeto de revitalização, o qual está se buscando recursos para ser executado. “Temos a preocupação de que as mudanças sejam definitivas e o pavimento não precise ser quebrado posteriormente quando for realizada a revitalização da via, conforme planejado”, finaliza.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria da Educação realizará encontro de integração e orientação para classificados da 2ª Chamada do Concurso Público nº 02/2023

  A reunião tem por objetivo apresentar a estrutura administrativa do Sistema Municipal de Educação, as vagas disponíveis e fornecer orienta...