quinta-feira, 30 de julho de 2015

Administração municipal instala ponto biométrico em dois setores

 
A implantação do dispositivo acontecerá de maneira gradativa em toda a prefeitura. Nesta primeira etapa estão a Secretaria de Planejamento e o Departamento de Recursos Humanos
 
O objetivo é garantir a segurança do gestor e do servidor (Foto: Sandro Scheuermann e Nilton Wolff)
 
Para monitorar a entrada e saída dos servidores, a partir do dia 3 agosto, na Secretaria de Planejamento e no Departamento de Recursos Humanos (DRH), será utilizado o Sistema de Controle de Ponto Biométrico. A instalação do dispositivo acontecerá de maneira gradativa em toda a prefeitura. Como o sistema está em fase de implantação, neste primeiro momento somente os dois setores é que passarão a utilizá-lo. “Não queremos tomar atitudes simplistas. Pretendemos instalar em todas as repartições. O objetivo é garantir a segurança do gestor e do servidor. Além disso, estamos estudando outras vertentes para conter gastos”, explica o secretário de Administração, Pedro Marcos Ortiz.
A medida resulta de uma auditoria feita in loco pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina e pelo Ministério Público, no setor de DRH do município, em 2012. O relatório final da auditoria foi apresentado à administração municipal em 2014 quando parte das providências exigidas já haviam sido tomadas. “A atual administração tem seguido à risca todas as determinações do Tribunal de Contas e do Ministério Público e seguiremos com a recomendação da utilização do ponto biométrico”, explica.
Entre os itens auditados em 2012 se destacam a contratação temporária, cedência de servidores a outras instituições e um tópico específico voltado ao controle de frequência do servidor através da implantação do sistema biométrico. Muitas das ações, independente do relatório, o município já vem cumprindo desde 2013, a exemplo do processo seletivo para contratação de professores. “Isso é bem visto tanto pelo Tribunal de Contas quanto pelo Ministério Público. A tomada de providências proativas, no sentido do cumprimento da legalidade, cria um fluxo de trabalho de acordo com o que estes órgãos recomendam”, destaca Pedro Marcos.
A prefeitura utiliza o sistema de folha-ponto para controlar a entrada e saída dos colaboradores, porém, essa modalidade é ultrapassada e não está prevista em nenhuma normativa do município. “O não cumprimento desta determinação poderá gerar multas, por isso estamos trabalhando na implantação do sistema automatizado”, relata o secretário.

Período de testes
Tendo em vista o reconhecimento dessas recomendações, a administração municipal estabeleceu um cronograma de implementação do sistema para corrigir as situações auditadas. No período de testes, ajustes serão feitos para minimizar erros. “Vamos analisar a nossa capacidade operacional na implantação do sistema e equipamentos para estabelecer o novo cronograma de instalação nos demais setores”, explica Pedro Marcos.
Para isso haverá um suporte adequado junto ao setor de Tecnologia da Informação (TI) da prefeitura e a empresa Beta Informática, que disponibiliza o gerenciador do sistema. “Estamos evoluindo nesta questão. Após as fases de avaliação no Planejamento e no DRH, analisaremos os demais setores que apresentam perfil administrativo, para a instalação do equipamento”, reitera.

Equipamento nas secretarias
A Secretaria de Saúde, com mais de 1.200 colaboradores, já utiliza o sistema há algum tempo. O equipamento foi instalado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e setores como transporte, manutenção, pronto-atendimento, gestão de pessoas, apoio, Estratégia de Saúde da Família (ESF) e toda a parte administrativa. “O registro digital nos traz mais segurança enquanto gestores. Sem ele, o monitoramento de entrada e saída dos funcionários se torna inviável, tendo em vista o alto número de colaboradores”, comenta a secretária Rose Possato. O secretário de Planejamento, Jorge Raineski, apoia a iniciativa, uma vez que a secretaria conta com cerca de 60 colaboradores.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...