segunda-feira, 9 de março de 2015

Salto Caveiras sedia Encontro de Mulheres do Campo e da Cidade

 
São eventos formativos e informativos, integrados aos programas da Secretaria de Assistência Social e à Secretaria-Executiva de Assuntos Comunitários e outros órgãos municipais
 
A palestrante Isabel Freitas é militante nas causas em prol dos direitos das mulheres há mais de 30 anos (Foto: Marcio Avila) 
 
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e a prefeitura de Lages promoveram o III Encontro de Mulheres do Campo e da Cidade no sábado (7), antecedendo o Dia Internacional da Mulher, celebrado no domingo (8). O seminário contou com a palestra de Isabel Silva de Freitas, ativista do Movimento de Mulheres, assistente social por formação e ex-funcionária da Secretaria de Política para Mulheres da Presidência da República. O evento fez parte da Força-Tarefa Lages Cidadã, no distrito de Santa Terezinha do Salto.
Muitas mulheres da comunidade, que conta com cerca de 180 famílias, e representantes de entidades filantrópicas, como a Soroptimistas, Centro Cultural Escrava Anastácia, Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Advips), Associação de Deficientes e Familiares (Asdef) e Cáritas Diocesanas prestigiaram. Desde o ano passado o Conselho está realizando encontros de mulheres, se estendendo também ao interior do município.
De acordo com a presidenta Erli Aparecida Camargo, são eventos formativos e informativos, integrados aos programas da Secretaria de Assistência Social e à Secretaria-Executiva de Assuntos Comunitários e outros órgãos municipais. “Através destes encontros visualizamos as realidades dessas comunidades para articuladamente trazer melhorias. Percebemos a motivação das mulheres diretamente ligadas ao processo e o número maior delas buscando seus direitos e se informando. Nossa meta é erradicar a violência contra as mulheres no nosso município”, afirma.
A palestrante Isabel Freitas é militante nas causas em prol dos direitos das mulheres há mais de 30 anos e vem desenvolvendo este trabalho pelo interior do país e das comunidades rurais. “Sentimos que ainda há uma desigualdade muito grande entre homens e mulheres. Eu sou fruto dessa luta social para equiparar os direitos entre ambos os gêneros. As diferenças entre eles são muito importantes, o problema é quando essas diferenças geram desigualdades sociais e culturais”, avalia.

Lutas e vitórias
As lutas iniciaram há décadas, primeiro pelo direito ao voto, depois com a liberdade de poder escolher ter filhos ou não após a invenção da pílula anticoncepcional, posteriormente conquistaram o livre-arbítrio de escolher a profissão, embora ainda enfrentem preconceitos e o direito à liberdade. “É um trabalho constante de conscientização das próprias mulheres, dos homens e do poder público, que é aquele que medeia as relações na sociedade e institui as políticas públicas que precisam ser elaboradas de acordo com as diversidades”, exemplifica.
O prefeito interino Toni Duarte lembrou que, infelizmente, Lages está entre os 20 municípios com maior índice de violência contra a mulher. “Hoje é um dia de celebração, mas também de muitas reflexões sobre esta triste realidade. Temos a obrigação de realizar ações que deem mais qualidade de vida às mulheres e as protejam”, diz.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos na TV . Deste final de semana

  Sábado 16:00 Premiere 2- Fluminense x Atlético MG 18:30 - Premiere FC - RB Bragantino x Flamengo 21:00 Premiere 4 - Corinthians x Fortalez...