segunda-feira, 23 de março de 2015

Costinha visita Toni Duarte e seguirá para a China tratar sobre a Sinotruk

 
“Vamos aguardar o retorno com expectativa de boas notícias, pois a administração municipal, assim como a população de Lages, está ansiosa e a favor de um dos maiores empreendimentos do país.” Toni Duarte
 
A viagem será mais um passo à frente das negociações de instalação da empresa no distrito de Índios. (Fotos: Marcio Avila)
 
O presidente da SC Parcerias (SC-Par), ligada ao governo do Estado, Paulo Cesar da Costa (Costinha), esteve com o prefeito interino, Toni Duarte, na tarde desta segunda-feira (23), e o secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Juliano Chiodelli. O principal assunto da conversa no gabinete do chefe do poder Executivo consistiu na viagem que Costinha fará à China nesta segunda-feira, onde tratará questões pertinentes à instalação da montadora chinesa de caminhões Sinotruk no Brasil.
Na Ásia, será recebido pelo presidente da China National Heavy Duty Truck Group Co. (CNHTC), proprietária da SinotrukMa Chunj, pelo vice-presidente da empresa, Liu Wei e pela Sinotruk no Brasil, Joel Anderson. “Será uma continuidade de negociações pertinentes ao acordo de acionista e a possível entrada de um investidor chinês, a estar presente nesta reunião. Efetivamente, será mais um passo neste processo”, adianta o presidente da SC-Par.
Costinha chegará à China na quarta-feira (25) à noite e retornará no domingo (29). Na quinta-feira (26) será realizada uma visita à fábrica daSinotruk e na sexta (27) a nova empresa interessada, aos arredores de Jinan, capital da província de Shandong, na República Popular da China. A capital Pequim, entre outras, também serão visitadas.
A instalação da empresa no distrito de Índios, às margens da rodovia BR-282, em Lages, é uma consequência desta viagem, segundo Costinha. “O processo licitatório da terraplanagem está em seu final (encontrava-se em fase de recursos) e o que estamos fazendo agora é agilizar o acordo de acionista, algo que irá definir o sinal verde para o início da implantação, um processo de ampla negociação, envolve empresas multinacionais e com ações em Bolsa de Valores, com grandes repercussões em seu quadro acionário. São negociações demoradas, e com toda esta conjuntura econômica internacional, mais precisamente da brasileira, essas tratativas tornam-se ainda um pouco mais desafiadoras”, ressalta o presidente da SC-Par.

Otimismo

Para o prefeito interino, Toni Duarte, esta viagem significa mais uma etapa de avanço deste processo. “Vamos aguardar o retorno com expectativa de boas notícias, pois a administração municipal, assim como a população de Lages, está ansiosa e a favor de um dos maiores empreendimentos do país, o que mudará o cenário econômico da nossa cidade e da nossa região. É preciso paciência e otimismo”, diz.
Mensalmente, o governo do Estado acompanha os trâmites em Brasília, já que o projeto da Sinotruk foi homologado para usufruir dos benefícios fiscais do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto). Um relatório de atualização sobre o assunto é destinado a cada mês ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. “O projeto vem sendo estudado e melhorado. Os engenheiros da SBTC (Sinotruk Brasil Truck Corporation) Indústria de Veículos S.A continuam trabalhando e, juntamente aos técnicos da Sinotruk chinesa, buscam melhorar a linha de montagem. O processo nunca estacionou, e o que houve foram tempos a mais. Todos os projetos automotivos no Brasil têm tido esta lentidão, o que pode ser visto como normal. Um projeto desta envergadura é demorado, naturalmente. É preciso haver compreensão”, reitera Costinha.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

  A partir do dia 1º de junho, as empresas de telemarketing terão que seguir novas regras definidas pela Agência Nacional de Telecomunicaçõe...