segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Saúde viabiliza mais de quatro mil mamografias em 2014

 
O Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher está contribuindo amplamente para a expansão do atendimento ao público feminino em Lages
 
O relatório da Secretaria de Saúde demonstra que a demanda foi reduzida de 2.952 para 505 (Foto: Sandro Scheuermann)
 
No ano passado, a Secretaria de Saúde possibilitou a realização de 4.690 mamografias. A atual administração municipal recebeu, no início de 2013, uma demanda reprimida de 2.952 exames e nesse ano foram realizados somente 258. Entre 2013 e 2014 foram 8.324 mamografias. O relatório da Secretaria de Saúde demonstra que a demanda foi reduzida de 2.952 para 505.
Com a sala de mamografia a ser inaugurada na Secretaria de Saúde, mesmo prédio do pronto-atendimento Tito Bianchini, a previsão de atendimento é de 720 exames por mês devido à Programação Pactuada Integrada (PPI) para 18 municípios. O tempo de espera deverá ser de até 30 dias.

Ceasm
O Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) foi inaugurado em 2014, com equipe multiprofissional formada por obstetra, ginecologista, mastologista, enfermeiro, fisioterapeuta, entre outros. O Ceasm está situado no primeiro andar do prédio localizado na rua Carolina Batalha Ribeiro, próximo ao Fórum Nereu Ramos. No segundo andar está localizada a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro.
O Ceasm foi implementado por conta dos índices preocupantes que retratam 14,9 mortes para cada 100 mil mulheres na Serra catarinense. Lages ocupa o 17º lugar no ranking dos municípios com mais casos de homicídios femininos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados de 2010.

Saúde feminina
O Ceasm realizou 5.528 exames de cérvice uterino (preventivo). Referente ao planejamento familiar, o centro especializado em saúde feminina oferta gratuitamente o Dispositivo Intrauterino (DIU), preservativo masculino e feminino, e laqueadura, além dos anticoncepcionais injetáveis e orais. Os métodos de barreira protegem da natalidade e das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Em 2013 foi realizada a pactuação da Rede Cegonha e, posteriormente, em 2014, elaborado o Plano da Rede Cegonha e realizada a implementação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...