sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Justiça Comunitária atende comunidade no Caic

 
“O convite foi estendido aos pais para esta que é uma das primeiras ações do Núcleo. Temos uma equipe formada por advogados, psicólogos e assistentes sociais que prestam atendimentos.” Douglas Xavier
 
Os estudantes faziam fila para participar das atividades e brincar na cama elástica, piscina de bolinhas, escorregador, entre outros brinquedos (Foto: Sandro Scheuermann)
 
O encerramento do ano letivo e confraternização de Natal foi diferente no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Santa Catarina, nesta sexta-feira (12). Além de uma festa repleta de brincadeiras, apresentações artísticas, lanches, doces, presentes e atividades recreativas para os alunos, os pais e familiares também foram beneficiados. O Núcleo da Justiça Comunitária realizou uma miniforça-tarefa, com atendimentos psicológicos e orientações jurídicas a quem solicitasse.
Uma das intenções do evento é divulgar o trabalho desenvolvido no Núcleo e prestar atendimentos à comunidade escolar. O trabalho foi realizado em parceria com a Ordem dos Advogados (OAB), Núcleo de Lages. “Está sendo uma tarde diferente para as crianças e o convite foi estendido aos pais para esta que é uma das primeiras ações do Núcleo. Temos uma equipe formada por advogados, psicólogos e assistentes sociais que prestam atendimentos”, conta o advogado Douglas Xavier, um dos coordenadores do Núcleo.
Os estudantes faziam fila para participar das atividades e brincar na cama elástica, piscina de bolinhas, escorregador, entre outros brinquedos. “Esse trabalho chegou em uma boa hora, pois atividades como esta só se tornam realidade através de parcerias como esta. Nosso Natal ficou ainda mais maravilhoso para nossas crianças carentes, graças à iniciativa do Núcleo”, destaca a gestora do Caic, Joelci Cristina Melo.

Atendimento no Núcleo
O Núcleo de Justiça Comunitária é um programa do Ministério da Justiça implantado em Lages através da prefeitura e tem como objetivo promover a paz nas localidades visitadas, através de ações e projetos, incentivar o acordo entre pessoas em conflito, orientar sobre os seus direitos e encaminhar a entidades que deem suporte. Há dois meses foi implantado no Centenário, abrangendo outras comunidades próximas, em torno de 17 bairros e loteamentos adjacentes. A sede está anexa ao Centro de Referência de Assistência Social (Creas II).  O telefone de contato é o (49) 3224-5419.
Também integram a equipe a psicóloga Miryan de Fátima Silva, a advogada Elizabete Hartmann e a assistente social Kelly Campos. “Estamos fazendo mediações nessas comunidades, atendimentos jurídicos, psicológicos e sociais e fazendo com que toda a comunidade entenda seus direitos e consigam resolver seus próprios conflitos, desafogando o Judiciário”, explica uma das coordenadoras, a psicóloga Larissa Nora.
O Centenário e seu entorno foi selecionado por ser considerada uma região com alto índice de violência. Muitos problemas e conflitos que poderiam ser resolvidos através da mediação acabam sendo encaminhados ao Judiciário, causando um afogamento desnecessário.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto do IFSC capacitará famílias agricultoras ligadas à Agrilages

  4 As famílias produtoras que compõem a Agrilages receberão capacitações e fomentos para otimizarem sua produção frente às mudanças climáti...