segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Em Pouso RedondoEnxurrada destruiu 200 km de estradas

Forte chuva atingiu 8 comunidades e deixou 10 mil sem água no sábado.
Nesta segunda-feira, deve ser assinado decreto de situação de emergência.

Do G1 SC
Ruas ficaram alagadas em Pouso Redondo neste sábado (27) (Foto: Rádio Educadora de Taió/Divulgação)Ruas ficaram alagadas em Pouso Redondo
no sábado (27)
(Foto: Rádio Educadora de Taió/Divulgação)
O balanço da Defesa Civil de Pouso Redondoindica que 200 quilômetros de estradas vicinais foram comprometidos pela enxurrada que atingiu o município na madrugada de sábado (27). A forte chuva atingiu, principalmente, comunidades do interior deixou cerca de 10 mil pessoas sem água. No domingo (28), entre 5 mil e 6 mil ainda estavam sem abastecimento.
O coordenador da Defesa Civil municipal, Martinho Adolfo Felipe, explica que oito localidades foram mais prejudicadas. Dentre elas, três ficaram isoladas. Alto Pombinhas e Lageado voltaram a ter acesso no mesmo dia, mas a Santa Isabel só voltou a ter estradas durante o domingo.
Segundo o órgão municipal, a enxurrada trouxe muitos prejuízos para a malha viária da cidade, especialmente, a que liga comunidades do interior. Além disso, cinco pontes foram totalmente destruídas e outras seis, danificadas. Por causa disso, a prefeitura deve decretar situação de emergência nesta segunda-feira (29). "Estamos finalizando a documentação para cofirmar isso e mandar para o Ministério da Ingeração", explica o coordenador da Defesa Civil.
Sem água
Cerca de 10 mil pessoas de Pouso Redondo, no Vale do Itajaí, tiveram a distribuição de água interrompida devido a forte chuva. Uma tubo de adutora, com 300 milímetros (mm), que fazia a captação de água no Rio Lajeado, arrebentou. De acordo com a Defesa Civil, em um intervalo de aproximadamente uma hora, das 23h à 0h, choveu entre 130 mm e 140 mm na cidade.
Central da Casan também foi atingida (Foto: Rádio Educadora de Taió/Divulgação)Central da Casan também foi atingida
(Foto: Rádio Educadora de Taió/Divulgação)
A Central da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e a Secretaria de Obras de Pouso Redondo trabalham para restabelecer os prejuízos. Até a noite de domingo, já havia sido restabelecido o abastecimento para cerca de metade dos atingidos.
Foi instalada uma bomba para ajudar na distribuição. Uma segunda bomba deve ser colocada nesta segunda. Depois, os técnicos devem começar a trabalhar na reconstrução da adutora que rompeu. Ela estava fixada em uma ponte que foi arrastada pela enxurrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...