terça-feira, 11 de novembro de 2014

Saúde propõe hábitos alimentares mais saudáveis aos colaboradores

 
“Se não começarmos pelos nossos servidores, não teremos sucesso junto da comunidade em que estão inseridos.” Paola Schweitzer
 
A oficina terá dois encontros para cada turma. O primeiro concentrará na questão teórica focando distúrbios alimentares e obesidade (Foto: Marcio Avila)
 
Os colaboradores da Secretaria de Saúde, através da Diretoria de Atenção Básica, estão participando de oficinas para mudança de hábitos alimentares visando uma melhor qualidade de vida. Trata-se do projeto Estação Viva Mais. Nesta terça-feira (11) a primeira turma passou pela primeira fase da oficina.
A intenção é capacitar os colaboradores que trabalham diretamente com a comunidade a adotarem métodos mais saudáveis na hora da alimentação. “Começamos os trabalhos cuidando dos profissionais e capacitando-os para que sejam multiplicadores dentro da região em que atuam”, explica a diretora de Atenção Básica, Paola Schweitzer.
A oficina terá dois encontros para cada turma. O primeiro concentrará na questão teórica através de palestras com temas como distúrbios alimentares e obesidade. “No segundo encontro os colaboradores colocarão em prática tudo o que aprenderam, desenvolvendo pratos baseados em uma dieta saudável e, para finalizar, cada um levará consigo um livro de receitas com base na boa alimentação”, relata.
O trabalho da oficina não será posto em prática somente nos encontros. Paola explica que os colaboradores trabalharão em duplas e um colega cuidará do outro através da assinatura simbólica de um “contrato” de mudança de hábitos. Haverá metas a serem cumpridas no decorrer da semana e no encontro seguinte, a explanação do que foi alcançado.

Questão de saúde pública
O Viva Mais nasceu quando, pela Secretaria de Saúde, percebeu-se que os índices de pessoas com distúrbios alimentares ou obesidade estão elevados não só em Lages, mas em todo o país e levando em conta que isso deve ser tratado como questão de saúde pública. “É nosso dever trabalhar o assunto junto aos colaboradores para que tenham sucesso ao repassar os ensinamentos à comunidade”, declara Paola. “Se não começarmos pelos nossos colaboradores, não teremos sucesso junto da comunidade em que estão inseridos. Eles precisam ter em mente o bem-estar e adotar um estilo de vida mais saudável para se tornarem aptos para passar adiante o conhecimento”, finaliza.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil kits a crianças e estudantes do Sistema Municipal de Educação em 4 de fevereiro

  Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil  kits  a ...