quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Profissionais de saúde bucal aprendem a cuidar do corpo no trabalho

 
“Significa motivação, bem estar e felicidade em se trabalhar e fazer o que gosta. Estamos promovendo o autocuidado. Ninguém vai conseguir trabalhar bem se não estiver bem.” Maria Lúcia Mosna
 
Evento marcou o Dia Nacional do Cirurgião Dentista, 25 de outubro. (Fotos: Sandro Scheuermann)
 
O educador físico e consultor laboral, Marcelo França Maltez, recepcionou aproximadamente 80 dentistas, técnicos em saúde bucal e auxiliares de consultório odontológico da rede municipal de Saúde, na tarde desta quarta-feira (5), no auditório do Hotel Le Canard, que assistiram atentamente a sua abordagem. Os profissionais compõem o quadro funcional das equipes de Estratégia Saúde da Família nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).
A palestra proferida pelo especialista foi promovida pela Diretoria de Saúde Bucal, juntamente à Secretaria Municipal da Saúde e o tema abordado permeou a saúde laboral. De uma forma entrosada, dinâmica e extrovertida, Marcelo expôs os principais motivos que levam ao sedentarismo e ao comodismo no trabalho, e levantou a questão do fortalecimento do corpo através de exercícios físicos, refletindo em bons serviços às comunidades. O profissional em saúde alertou aos colaboradores também em relação à ergonomia, o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas. “Relatamos as doenças ocupacionais e a padronização dos movimentos e força estática na vida cotidiana no trabalho, além de problemas em nervos, tendões, ligamentos, músculos, coluna vertebral e medula óssea. O profissional essencialmente tem de estar bem com seu próprio corpo e consigo mesmo para estar a contento de prestar um bom serviço aos cidadãos e é isto que buscamos”, analisa França. O profissional apontou, durante simulação com participantes voluntários, pontos de tensão e de possíveis lesões a partir da postura incorreta e contínua dos dentistas em suas cadeiras nos consultórios.

Autocuidado

A gerente municipal de Saúde Bucal, Maria Lúcia Mosna, observa que a ideia é promover esta vontade de voltar a trabalhar a partir de agora com outro olhar e fazer com que estes profissionais cuidem de si e possam promover a saúde junto à população. “Significa motivação, bem estar e felicidade em se trabalhar e fazer o que gosta. Estamos promovendo o autocuidado. Ninguém vai conseguir trabalhar bem se não estiver bem.”
De acordo com a coordenadora do Programa Saúde Bucal, Priscila Nunes, este tema foi escolhido para que haja melhoria do ambiente e sua gestão relacionada à qualidade de vida do profissional. “Com a mudança de hábitos, o colaborador tem sua produtividade laboral melhorada, evitando as consequências de posturas inadequadas do dia a dia, sendo que os profissionais da saúde bucal frequentemente sofrem com a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e com o Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (Dort).” Em seguida, foi oferecido um café colonial em comemoração ao Dia Nacional do Cirurgião Dentista, celebrado no dia 25 de outubro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lages lança oficialmente os 18º Parajasc, maior evento paradesportivo de Santa Catarina

  Cidade receberá entre 17 e 21 de setembro mais de 2.470 atletas em 14 modalidades, com legado de acessibilidade e inclusão Na tarde desta ...