terça-feira, 21 de outubro de 2014

Famílias carentes atendidas pela Defesa Civil

 
“Estou pronta para retomar nossa vida. Só Deus sabe o plano que tem para cada um de nós. Agradeço a Deus por estarmos todos vivos, pois os bens materiais a gente adquire de novo.” Denise Bento da Silva de Camargo
 
“Entendemos que milhares de pessoas foram afetadas e por isso aguardamos com calma. Não fomos os únicos, mas estamos sendo ouvidos (foto)”, diz Raquel Oliveira do Amaral (Foto: Nilton Wolff)
 
A família de Denise Bento da Silva de Camargo passou por um dos maiores sustos de sua vida. Aos 48 anos, a moradora da rua Professor Simplício, esquina com a Maria Eunice de Souza, no loteamento Gralha Azul, próximo ao bairro São Pedro, recepcionou, na manhã desta terça-feira (21), o caminhão da prefeitura, carregado de telhas em frente à sua casa, para onde foram descarregadas 50 peças de fibrocimento de quatro milímetros.
O material protegerá a cobertura da casa dos nove membros da família (ela, marido, quatro filhos, seu primo, sobrinho e seu cunhado). “A gente não tem condições de comprar. Aqui na minha casa vão 120 e o que ganhamos vai ajudar muito. Com a doação vai ficar mais fácil. Esta é uma ótima oportunidade que o governo está dando pra nós porque o nosso bairro é carente. A prefeitura está de parabéns por apoiar a cidade”, analisa Denise Bento.
Na segunda-feira, dia 13, durante o temporal de granizo, Denise estava cuidando de um bebê com 4 meses de idade, pois trabalha como babá. Em casa estava também um de seus filhos. “Quando começou o temporal foi um desespero, eu gritava e só pedi a Deus que nos abençoasse e a chuva não afetasse a criancinha. O micro-ondas queimou, perdemos colchões, roupas de cama, mas a Assistência Social (Secretaria Municipal de) me deu um colchão de casal e outro de solteiro, cobertores e lençóis”, relembra.
As marcas do temporal ainda permanecem na memória de Denise, mas não são maiores do que a vontade de transpor este obstáculo e recomeçar. “Foi um pesadelo, mas temos de tocar o barco pra frente. Estou pronta para retomar nossa vida. Só Deus sabe o plano que tem para cada um de nós. Agradeço a Deus por estarmos todos vivos, pois os bens materiais a gente adquire de novo”, avalia.

Crianças são amparadas
As distribuições de telhas também serviram a família de Katiane Aparecida Amaral Corrêa, 20 anos, da rua Professor Simplício, no Gralha Azul, na manhã desta terça-feira. Ela é dona de casa e cuida de seu filho Micael, com 7 meses, junto ao outro filho mais velho, Max (2,7 anos) e o esposo. A família perdeu colchões, roupas e jogo de cozinha. Além disso, os vidros caíram. A Secretaria de Assistência Social fez doações. “Hoje eu ganhei as tão esperadas 50 telhas, o que dá para cobrir a casa inteira, pois é pequena. Toda ela foi atingida e ficou descoberta. Estamos dormindo na casa da minha sogra aqui do lado, pois ainda está tudo molhado”, conta.
Sobre a entrega das telhas, ela diz se sentir feliz e acalmada por conta do filho, ainda bebê, agora integralmente protegido. “Vou poder voltar para casa porque não tem nada igual à casa da gente. O meu marido irá cobri-la. Agradeço aos governos porque neste momento a gente não tem condições financeiras de comprar – meu marido começou a trabalhar ontem numa fábrica de baú de caminhão”, informa.

Numa mesma casa, 15 pessoas protegidas
A mãe de Katiane, Raquel Oliveira do Amaral, 43 anos, mora na rua João Francisco Rodrigues, no loteamento Gralha Azul, é dona de casa e em sua residência moram 15 pessoas, contando seus filhos e seis netos. O neto mais velho tem 9 anos. “Quebraram telhas nos quartos e cozinha, atingindo praticamente toda a casa. Não temos condições de comprar, pois vivemos da venda de recicláveis e a renda é baixa. Com estas chuvas nem deu pra trabalhar”, lamenta.
Ela também será contemplada com a entrega de telhas, pois a intenção é de que as distribuições no Loteamento Gralha Azul sejam concluídas ainda nesta terça. “Isso é maravilhoso. Agradeço a todos que nos ajudaram nesta fase difícil. Entendemos que milhares de pessoas foram afetadas e por isso aguardamos com calma. Não fomos os únicos, mas estamos sendo ouvidos”, finaliza.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil kits a crianças e estudantes do Sistema Municipal de Educação em 4 de fevereiro

  Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil  kits  a ...