terça-feira, 21 de outubro de 2014

Defesa Civil entrega de telhas no Gethal

 
“Agora, com estas telhas, vou poder cobrir a casa. Vamos fazer um mutirão aqui e com ajuda do cunhado, eu e minha irmã vamos resolver o problema da cobertura de nossas casas.” Sonia Mara Costa
 
“Agradeço muito por esta ajuda, pois precisava das telhas para recobrir minha casa”, diz Vanice Aparecida (Foto: Toninho Vieira)
 
As equipes de atendimento aos atingidos, formadas pela Defesa Civil, continuam com o trabalho de distribuição de telhas, sendo que na tarde desta segunda-feira (20), um dos bairros contemplados foi o Gethal, onde cerca de 70 famílias foram atingidas pelo temporal de granizo do dia 13 de outubro.
Nesse bairro, a Defesa Civil atuou com ajuda de um caminhão da transportadora Zapelini (carregado com telhas de amianto 4 milímetros); um caminhão do Exército (10º BEC) com oito soldados para fazer o descarregamento das telhas; veículo do CRAS V com assistentes sociais para o cadastramento dos moradores atendidos; viatura da PM e veículo da Secretaria do Meio Ambiente.
Todo o trabalho teve ainda o auxílio do presidente da associação de moradores do Gethal, Joarez Oliveira da Silva. Logo no início da tarde, os primeiros moradores a serem atendidos foram os residentes nas ruas Solon Vieira da Costa, Agostinho Vargas, Vendolino Wigers e Saturnino Máximo de Oliveira. As irmãs Solange Aparecida Costa e Sônia Mara Costa, que estavam abrigadas na casa da mãe delas, receberam um total de 45 telhas de amianto.
Ambas têm casa construídas no mesmo lote e iniciaram os reparos no telhado. Elas já haviam recebido lonas da Defesa Civil. “Estava de folga do trabalho, no dia da tempestade, e pude ‘acudir’ alguma coisa da casa, mesmo assim perdi alguns aparelhos eletroeletrônicos. Agora, com estas telhas, vou poder cobrir a casa. Vamos fazer um mutirão aqui e com ajuda do cunhado, eu e minha irmã vamos resolver o problema da cobertura de nossas casas”, afirma Sônia, que trabalha como enfermeira-técnica. “O atendimento foi rápido, pois pudemos primeiro cobrir a casa com lona e agora chegaram as telhas”, sustenta Solange.

Trabalho duro das equipes de atendimento

A manicure Vanice Aparecida Souter mora com o filho de 12 anos, que é autista, é outra moradora atendida pela Defesa Civil, no Gethal, na tarde desta segunda-feira. Vanice recebeu dez telhas de amianto e será beneficiada também com colchão, segundo o cadastro efetuado pela facilitadora de serviços Siomara Polleza, do CRAS V. “Meu quarto foi a peça da casa mais atingida. Tive o guarda-roupas e a cama molhadas pelas goteiras do telhado, após a queda do granizo. Agradeço muito por esta ajuda, pois precisava das telhas para recobrir minha casa”, revela.
Ao todo atuam no descarregamento das telhas nas casas atingidas pelo vendaval cerca de dez equipes de militares do Exército, cada qual em um caminhão de campanha. Os soldados, coordenados por um cabo, trabalham de manhã e à tarde. O mesmo ocorre com as demais equipes, seja dos CRAS e das Secretarias Municipais, bem como da PM e demais instituições envolvidas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...